Gestor de Marketing: O que faz e como é o mercado de trabalho

O trabalho de um gerente em qualquer área é importante, porém o gestor de marketing é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa pois lida com o crescimento da marca e também com as vendas.

Para executar essa função é preciso algumas qualificações que são mais técnicas pois não há intuição na gestão, mas sim planejamento e estratégia, sem falar na parte de gerir a equipe, então um senso de liderança é importantíssimo.

Então vem entender melhor o que faz um gestor de marketing, a sua importância no mercado e também como se qualificar para exercer essa atividade tão requisitada nas empresas.

Boa leitura.

, Gestor de Marketing: O que faz e como é o mercado de trabalho

O que é gestão de marketing ?

A gestão de marketing dentro de uma instituição é a organização e gerenciamento de todos os processos e atividades que visam aumentar as vendas e/ou consolidar a marca.

O marketing é um dos setores vitais para qualquer empresa, apesar de negligenciado em inúmeros casos, por muitos empreendedores acharem que é algo intuitivo.

Mas à medida que as empresas vão crescendo, a necessidade de estruturar um setor de marketing se torna evidente e aí a figura do gestor entra em cena para organizar todos os processos da função.

– Qual a função da gestão de marketing?

Dentro dessa função há muitos processos a serem organizados para que o setor funcione de forma eficiente, e ao gestor de marketing, cabe fazer toda a organização desses processos e também gerenciar os colaboradores da área.

Além disso, a gestão de marketing em tese também cuida dos processos de vendas, pois tudo deve estar de acordo com o que foi estabelecido no plano de marketing.

Então, um gestor de marketing é um profissional que precisa entender muito das técnicas de marketing, dos processos de vendas e também do funcionamento da empresa em todos os setores.

Como é o mercado de gestão de marketing

Cada vez mais as empresas têm se atentado para importância do marketing no sucesso de suas vendas, inclusive o marketing digital que veio democratizar as estratégias facilitando muito o acesso de pequenas empresas.

Para implementar estratégias eficientes de marketing tradicional e digital, as empresas precisam de profissionais qualificados e à medida que vão crescendo, a necessidade de um gestor de marketing acompanha este movimento.

Portanto, toda empresa que deseja crescer no seu segmento vai precisar de um setor de marketing, sendo assim, eventualmente um gestor será necessário.

Outra forma que a gestão de marketing é empregada é através de consultorias, dessa maneira o gestor pode prestar serviços para várias empresas que ainda não conseguem montar um setor de marketing interno, mas sabem que precisam agir o quanto antes.

O mercado carece de profissionais qualificados em todos os campos, e na gestão de marketing não é diferente.

Qual é o salário de um gestor de marketing?

A resposta adequada vai depender muito do tamanho da empresa, quantidade de funcionários no setor e as tarefas a serem executadas, mas em geral conseguimos observar uma média de salário.

Um gestor de marketing ganha entre R $1818 a R $5623 de salário, sendo a média disso algo em torno de 3100 reais por mês.

Não há exatamente um piso ou um teto para os salários na gestão de marketing e cada empresa pode combinar remunerações diferentes mediante a metas e até incluir bônus.

Pensando numa carreira na área, essa é uma boa progressão de salário e vale salientar que no marketing digital é possível encontrar vagas com remunerações ainda maiores para gestores.

, Gestor de Marketing: O que faz e como é o mercado de trabalho

Qual é o perfil de um profissional de gestão de marketing?

Basicamente um profissional de gestão de marketing precisa ter um perfil de liderança bem aguçado, pois as chances são de que ele terá que gerir equipes e também se relacionar com outros setores da empresa.

O planejamento de marketing precisa estar alinhado com o financeiro, então é preciso ter boas habilidades de persuasão para que possa viabilizar os projetos.

Não é obrigatório, porém um gestor de marketing que tem habilidades de vendas consegue otimizar ainda mais sua função, pois o setor de marketing é quem vai direcionar as ações do comercial, e quando a gerência entende bem das técnicas de vendas, vai conseguir executar melhor as ações necessárias para aumentar as vendas.

, Gestor de Marketing: O que faz e como é o mercado de trabalho

Como ser um gestor de marketing?

A demanda por profissionais de marketing é grande, mas o mercado tem buscado qualificação, até porque, como dissemos no início, é uma atuação que não deve ser intuitiva, mas sim técnica, baseada em estratégias.

Por isso, no Curso de Gestão de Marketing da Unova, você vai aprender como funciona o mercado consumidor para poder aplicar as estratégias adequadas para atingir o público alvo com sucesso.

E tudo isso de forma gratuita e você ainda pode estudar no conforto da sua casa, no seu tempo, e se quiser, pode solicitar seu certificado para colocar essa qualificação valiosa no seu currículo.

Conheça mais sobre o curso de Gestão de Marketing grátis da Unova e matricule-se para aproveitar as vagas nesse mercado cheio de oportunidades.

Conclusão

O mercado para gestão de marketing está sempre em alta, pois toda empresa que tem o mínimo de planejamento sabe da importância das estratégias de marketing para o sucesso do seu negócio.

A questão é que mesmo havendo demanda, tem poucos profissionais devidamente qualificados para executar essa função de forma eficaz e por isso, nós trouxemos uma solução para quem quer iniciar a carreira nesse promissor mercado.

Com a formação em gestão de Marketing da Unova Cursos você enriquece seu currículo e pode ingressar neste mercado. Saiba mais sobre a formação e faça sua matrícula para estudar online, do seu jeito e de forma 100% gratuita.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.