Conheça 8 tratamentos que ajudam no combate a insônia

Você tem dificuldades para dormir e não sabe mais o que fazer para conseguir ter uma bela noite de descanso? Provavelmente, precise encontrar a causa e tratar esse problema. Conheça aqui neste artigo os 8 tratamentos que ajudam no combate a insônia, para que possa conseguir dormir e relaxar como precisa.

Insônia

A insônia é um distúrbio frequente do sono que pode causar dificuldade em adormecer, é comum ao portador deste problema acordar várias vezes no meio da noite e não conseguir pegar no sono novamente. Além disso, quem sofre com insônia pode se sentir cansado quando acordar. 

A insônia não só pode prejudicar sua energia e humor, mas também pode afetar sua saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida.

O que causa a insônia pode estar relacionado ao estresse, depressão, exercícios físicos e atividades no período noturno, hábitos de vida, entre outros.

Tratamentos para insônia

Reflexologia

É uma terapia natural que consiste em uma massagem realizada em diversas partes do corpo, a qual possui efeito sobre a parte interna e extra do mesmo. 

No entanto, a mais procurada é a reflexologia nos pés, isso ocorre porque nas solas dos pés encontramos inúmeras terminações nervosas (que também podemos chamar de zonas reflexas) e que estão conectadas com os diferentes órgãos e partes do corpo

Esse tratamento reduz o cansaço, estresse, alivia as tensões e promove o relaxamento muscular, além disso, proporciona bem-estar físico e mental, o que é essencial para o combate a insônia.

Acupuntura

A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas do diâmetro de um fio de cabelo em pontos específicos da superfície do corpo. As agulhas utilizadas são esterilizadas e descartáveis. 

Esse tratamento libera opiáceos sintéticos ou substâncias químicas naturais no cérebro que podem reduzir a dor ou induzir ao sono, ou seja, esse processo químico afeta os efeitos hipnóticos, tendo obtido excelentes resultados em tratamentos para insônia.

Homeopatia

A homeopatia é um método no qual o terapeuta trata um doente com doses pequenas de substâncias, as quais se fossem administradas em grandes quantidades replicaram os sintomas de algumas doenças.

O tratamento é indicado também para o tratamento de problemas crônicos do sono, por médicos homeopatas ou especialistas nessa terapia. 

Florais Bach

Os Florais de Bach  são uma excelente alternativa para o tratamento de sono, não causa efeitos colaterais e são capazes de ajudar a tratar diferentes humores que podem ser o gatilho que o faz sofrer de insônia.

Terapia ortomolecular

O terapeuta utiliza esse método para identificar a substância ideal para proporcionar o bem-estar mental, emocional e físico de seu cliente, os quais devem estar em dia para que possa promover o relaxamento e tratar a insônia.

Microfisioterapia

A microfisoterapia florianópolis fornece um tratamento manual que ajuda a tratar não só os sintomas de uma doença, pois o corpo possui memórias que constrói movimentos que passam despercebidos em células e órgãos, memória essa que ajuda a descobrir o que está causando o cansaço, doenças e insônia, por exemplo.

Meditação

A meditação pode ser uma ótima ferramenta para quem procura uma maneira de tratar a insônia completamente natural e sem medicação.

De fato, foi demonstrado que a meditação ajuda a reduzir o uso de pílulas para dormir. A prática provavelmente melhora os sintomas da insônia, reduzindo as medidas de excitação no cérebro. E não há riscos ou efeitos colaterais associados ao tentar meditar.

Shiatsu

Shiatsu é uma técnica de relaxamento japonesa que envolve exercer pressão sobre o corpo da pessoa através dos dedos e palmas do massagista especializado, além de realizar alongamentos e inclinações corporais, a fim de localizar e corrigir a tensão e o desequilíbrio energético em diferentes pontos do corpo.

Essa técnica também promove desempenho físico e intelectual, circulação sanguínea, fluidos corporais e equilibra o sistema nervoso. 

Os resultados do Shiatsu em pessoas com problemas de insônia são incríveis, pois alcançam relaxamento muscular e, a médio prazo, ajuda a superar o problema.

Gostou do nosso artigo? Já passou por algum dos tratamentos citados? Então aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe a sua experiência conosco, a colaboração de nossos leitores é sempre bem vinda!