Universidade de Barcelona

onhecido como o Edifício Histórico da UB, este prédio é de uma grande imponência que impressiona àqueles que passam pela sua frente. Hoje em dia, além de ser o ambiente dos estudantes, é também um lugar que oferece diversas atividades, tanto nos seus dois claustros como no jardim.

As pessoas que viajam à procura de uma escola de espanhol em Barcelona, não podem perder a oportunidade de conhecer este prédio fantástico que possui uma interessante história, além da beleza arquitetônica.

Assim como em toda a cidade há prédios fantásticos e a obra do talentoso Gaudi pode ser admirada em diversos lugares, o fato de estudar em Barcelona permite tomar contato com uma cultura e histórias que vale muito a pena conhecer. 

A história do edifício histórico da Universidade de Barcelona

história do edifício

A universidade se localiza na Dreta de l’Eixample, o bairro mais central de Barcelona, o coração modernista da cidade. Esta área faz fronteira com os distritos de Ciutat Vella e Gràcia. Prédios como a Casa Batló e a Pedreira, obras do Antonio Gaudi que foram declaradas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, são um dos grandes atrativos dessa região catalã que atraem aos milhares de turistas que visitam esta cidade espanhola.  

Neste belo bairro há diversas praças e diante de uma delas, a Plaza de la Universidad, fica o edifício histórico da Universidade de Barcelona.  Foi o restaurador e arquiteto espanhol Elias Rogent quem construiu o prédio em estilo neomedieval. A construção levou aproximadamente 30 anos de trabalho, de 1862 a 1893. No entanto, de qualquer forma a universidade foi inaugurada oficialmente no ano de 1874.

Segundo as declarações do bisneto do arquiteto, Jordi Rogent, “a construção do Edifício Histórico expressa a continuidade de um projeto e a aposta pela modernidade”. Acontece que a construção do edifício era uma forma de devolver a universidade para a capital da Catalunha, demonstrando a importância que o ensino superior devia ter em Barcelona. 

Embora este edifício tenha um significado especial para a educação na Espanha, hoje em dia é um espaço relevante entre os prédios emblemáticos da região e um dos lugares mais visitados por viajantes que chegam dos mais diversos destinos.

O edifício histórico nos dias de hoje

A construção recebeu com o passar dos anos várias reformas. É por esse motivo que o prédio tem um excelente estado de conservação e continua sendo uma das sedes da Universidade de Barcelona. 

Aqui há diversas ofertas acadêmicas, todas elas de excelência. São mais de 14 mil estudantes que passam por ali para se formar em ciências sociais, engenharia, ciências da educação, entre outras carreiras.

Além disso, a Universidade de Barcelona oferece mais de cento e cinquenta mestrados universitários oficiais e doutorados. Não é por acaso que esta universidade é considerada uma das melhores da Europa.

Segundo estatísticas internacionais, está entre as duzentas melhores universidades do mundo, sendo a melhor da Espanha. Aquelas pessoas, sem importar a idade, que querem estudar em Barcelona, tem aqui uma bela oportunidade de viver uma experiência que será muito positiva.

Fazendo uma visita ao edifício histórico da Universidade de Barcelona

O prédio, é obvio, fica aberto na época e nos horários dos cursos. Durante essa temporada, o ingresso é aberto para todas as pessoas. Assim sendo, não há proibição para que qualquer pessoa que não seja estudante ou funcionário da universidade possa entrar ao edifício histórico. 

No entanto, pode acontecer que, se um turista quiser percorrer o interior do edifício durante o horário de aulas, possa ser impedido de ter acesso a um determinado espaço justamente por conta das aulas.

Agora bem, como se realizam ali diferentes atividades culturais e também lúdicas, estas também podem ser aproveitadas para conhecer o edifício histórico, assim como as visitas guiadas.

A própria Universidade de Barcelona costuma organizar ao longo do ano diversas visitas guiadas que levam a percorrer o Edifício Histórico da UB. Para dizer a verdade, essa é a melhor forma de conhecer um lugar que tem história e que possui um estilo fantástico.

As visitadas guiadas oferecem a possibilidade de conhecer todos e cada um dos cantos do prédio e aprender sobre todas as histórias que permanecem latentes ainda depois de mais de um século e meio de história.

Quais são os espaços mais importantes para visitar no interior do edifício histórico?

Dentro do edifício histórico há espaços que os visitantes não podem perder de conhecer para admirar e tomar contato com a história do edifício. Esses espaços são os seguintes:

  1. Hall principal

Aqui é onde se encontram as principais vias de comunicação internas do edifício. Há três naves com pilares que sustentam abóbadas com os brasões de armas das províncias espanholas.

  1. Escadaria de honra e patamar superior do gabinete do reitor

A majestosa Escadaria de Honra leva do hall de entrada ao primeiro andar através de uma série de degraus que vão em direção aos espaços nobres do Edifício Histórico: o Gabinete do Reitor e a Sala do Conselho, a Galeria Paraninfo com a Aula Magna.

É um espaço fantástico onde há seis quadros que pertenceram ao Museu do Prado e foram entregues em depósito à Universidade de Barcelona no século XIX.

  1. Galeria de retratos dos Reitores

Este lugar funciona como uma antecâmara para a sala de reuniões do governo da Universidade e abriga os retratos de todos os reitores da universidade.

  1. Os claustros

Os dois claustros abrigam às duas faculdades do edifício histórico: a de Letras e a de Ciências. Todos os capitéis são diferentes e são inspirados na arquitetura medieval catalã.

  1. Torres

O edifício é composto por um corpo central mais dois corpos laterais, coroados por uma torre que tem um relógio e sinos montados sobre uma estrutura de ferro.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.