QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE UM RECEPCIONISTA E DICAS

Atender telefone, recepcionar clientes e preparar agendas para seus superiores, são algumas das obrigações que uma recepcionista deve fazer em seu dia a dia profissional. O mercado está sempre em busca de pessoas que trabalhem bem na área e não faltam vagas, porém é preciso ter preparo e conhecimento.

Para quem está entrando na área no momento, a carreira tem grande sucesso e chances de ascensão, porém é preciso dedicação constante e foco no trabalho. Neste artigo, veja como é o trabalho de uma recepcionista e dicas para se dar bem na profissão e crescer na sua empresa.

RECEPCIONISTA- PROFISSÃO

Seja em empresas ou comércios, o recepcionista será o profissional que irá atende-lo e responder suas dúvidas, lhe dando informações pertinente ao local e registrando seus dados e presença. Além disso, o recepcionista atende telefonemas, manda e-mails e precisa estar atento a agenda de seus superiores.

Assim como secretários e auxiliares de escritório, recepcionistas também podem arquivar documentos e preparar relatórios, porém isso só deve ser feito na falta de profissional encarregado para o serviço, já que o recepcionista jamais deve sair de seu posto de observação e atendimento.

O Recepcionista também pode ser um profissional designado a acompanhar visitantes e clientes numa empresa ou hotel por exemplo. O profissional desta área também pode ter que entregar e receber encomendas, assiná-las e fazer anotações de tudo. Recepcionistas podem trabalhar em escolas, escritórios, consultórios, estabelecimentos públicos, além de comércios e empresas.

MERCADO E CRESCIMENTO

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O mercado para os recepcionistas é sempre aberto, mesmo em tempos de crise. Praticamente todas empresas necessitam de bons profissionais na área e sempre estão em busca de novas pessoas, porém os salários não são tão convidativos, mas as chances de crescimento dentro da empresa é que deve ser a maior chance de desenvolvimento como profissional.

Muitas pessoas tiveram como primeiro emprego, a atuação como recepcionista. Além de ser uma boa base para começar no mercado de trabalho, dependendo da empresa, pode existir a chance de oportunidades de buscar novas atribuições dentro dela. Aproveite as oportunidades que a profissão oferecer pra você!

Atualmente o mercado exige que recepcionistas sejam jovens, de preferência mulheres e que tenham boa aparência, se portem com decência e transmitam segurança, comunicação e simpatia.

O profissional desta área, precisa entender que ele irá ser a primeira impressão dos profissionais de uma empresa, portanto é fundamental que ele passe a sensação de seriedade e valor nos clientes, da mesma maneira que a empresa espera que eles a vejam. A seguir, algumas dicas para ser um recepcionista excelente:

SEJA UM OUVINTE DE EXCELÊNCIA

Um bom profissional da área é também um bom ouvinte. Não basta saber falar muito se não escuta o pedido de um cliente ou mesmo de seu chefe. Atenda as pessoas de forma profissional, sempre bem alinhado e com um sorriso no rosto. Procure entender bem o que está sendo lhe dito e evite dúvidas para que as informações não fiquem perdidas e deturpadas.

SE COMUNIQUE BEM, MAS SAIBA A HORA DE CALAR

Se tem uma coisa que um bom recepcionista faz diariamente é falar; praticamente o dia todo e um pouco mais. Mas existem momentos que é preciso saber a hora de ficar em silencio, seja quando está criando um documento ou atendendo seu superior.

Cuidado com as conversas paralelas que possam ser além do normal, como dar ouvidos a fofocas e pior, dar voz a elas. Fuja dessas situações para garantir sua imagem intacta.

SAIBA ATENDER O TELEFONE DE FORMA PROFISSIONAL

Atender um telefone não é somente dizer alô como faz em seu telefone pessoal. Atendimento em recepção deve transparecer profissionalismo e respeito com quem está ligando para sua empresa…isso demonstra interesse e é isso que é importante para o negócio que está inserido.

Portanto aprenda atender sempre com um bom dia, o nome da empresa e seu nome. Deixe a pessoa informar o que deseja e passe para outro ramal ou responda a dúvida, sempre deixando claro cada ação que for tomar. No final, pergunte se existem algo a mais e caso não, agradeça, dê bom dia e desligue. Com o tempo, o hábito criará experiência e qualidade em suas ligações ainda mais.

Hoje muitos consultórios médicos estão treinando recepcionistas para melhorar o marketing médico de seus consultórios. Por isso é tão importante cada vez mais a profissão de recepcionista.

LIDE COM AS PRESSÕES DA PROFISSÃO

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Nem sempre você estará em um bom dia, assim como algum cliente também não. Se houver algum que esteja mais nervoso e acabe ofendendo você, procure manter a discrição, ser o mais profissional possível e pedir auxilio da segurança ou chamar pessoa responsável pela situação a qual ele relata.

Evite a qualquer custo entrar em discussões e situações conflitantes com qualquer pessoa que chegar em sua recepção.

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