analista contábil

Toda empresa, independente do seu tamanho, terá que lidar com algumas burocracias que fazem parte do processo, sendo talvez, a mais fundamental delas, a parte da contabilidade.

Administrar o patrimônio da empresa não é uma tarefa fácil, e por mais que o proprietário queira fazer tudo sozinho, alguns pontos vão necessitar da atuação de um analista contábil.

E você sabe o que faz esse profissional? Então acompanhe no conteúdo de hoje as principais funções da análise contábil, os principais campos de atuação e claro, como se qualificar para aproveitar essas oportunidades que sempre surgem no setor.

Boa leitura.

o que é analista contábil

O que é um analista contábil?

O analista de contabilidade é o profissional da contabilidade que atua dentro das empresas seja integrando o quadro de funcionários ou através de contratos pontuais e periódicos para manter as questões contábeis em dia.

É uma função extremamente técnica que requer bastante conhecimento para ser executada pois não admite erros, afinal, estamos falando de relatórios que serão fiscalizados por órgãos governamentais, como a Receita Federal.

Toda empresa, independente do seu tamanho e atuação, vai precisar dos serviços de uma boa análise contábil em algum momento para cumprir todas as suas obrigações legais e ficar regularizada perante as instituições fiscalizadoras.

Qual é a função de um analista contábil?

A função é vital para as empresas e vem com uma responsabilidade gigante, pois você estará lidando com a contabilidade de uma empresa, portanto, o analista contábil vai executar todas as atividades relacionadas à análise, classificação e conciliação das documentações contábeis de uma companhia.

No dia a dia da empresa pode atuar também elaborando balanços contábeis, balancetes e outros relatórios importantes para a contabilidade da empresa, bem como fazer análises minuciosas das despesas e faturamentos para contribuir para uma visão financeira mais assertiva.

Uma boa análise contábil  contribui e muito para que o planejamento financeiro da empresa seja mais eficiente pois ele entrega através de relatórios todas as informações relevantes para o gestor organizar os próximos passos.

Algumas tarefas complementares podem ser realizadas pelo profissional dependendo de cada tipo de empresa, confira alguns exemplos:

  • Assegurar que todos os pagamentos da empresa sejam realizados nas datas corretas.
  • Organizar e conferir toda a documentação relativa às contas (ativos e passivos) da empresa
  • Colaborar com o processo de elaboração das projeções financeiras da organização para o próximo ano
  • Atender todas as solicitações dos auditores internos e externos, em casos de auditoria para detecção de irregularidades na parte contábil
  • Fazer análises minuciosas de todos os tributos contábeis
  • Efetuar todo o levantamento dos principais indicadores de análises de performance
  • Apresentar os números da organização para os membros da diretoria.
mercado de trabalho analista contábil

Mercado de trabalho para analista contábil

Sendo as questões contábeis obrigatórias para todo tipo de CNPJ, enquanto houver empresas atuando e novas surgindo a função do analista de contabilidade vai continuar sendo bastante requisitada.

Atualmente no Brasil  há muito incentivo por parte do Governo Federal para que profissionais autônomos se regularizem e abram seus CNPJs e mesmo estes empreendedores individuais precisarão de serviços contábeis em algum nível.

Por isso, há muitas oportunidades para analistas que fazem trabalhos pontuais com consultorias e auditorias, mas também para empregos em CLT principalmente nas grandes empresas que passam por fiscalizações constantes de órgãos públicos.

Quem pode ser um analista contábil?

Como vimos, a responsabilidade de um analista contábil é grande e vital para as empresas, sem falar que é totalmente técnica, então é necessário conhecimento especializado para atuar nessa área.

Então, para ser um analista de contabilidade é preciso se habilitar devidamente na área contábil e pode ser através de um curso técnico ou por meio de um bacharelado em Ciências Contábeis, com regularização pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) responsável pela sua região.

Ou seja, o caminho para aproveitar as oportunidades neste mercado passa pela qualificação profissional, então prepare-se para estudar e entender bem todos os conceitos técnicos dessa atuação.

Por que ser um analista contábil?

Vale dizer que a atuação na área contábil em geral vai envolver majoritariamente os números, então, se você deseja seguir essa carreira, recomendamos ter alguma afinidade com matemática, afinal ela será a matéria mais utilizada na sua atuação do dia a dia.

Se você tiver a vocação profissional mais voltada para essa área de exatas, a análise contábil vai ser um caminho fácil de se adaptar, pois as principais funções são extremamente práticas e técnicas.

Além disso, a contabilidade das empresas é auditada por órgãos governamentais, então estamos falando de cálculos precisos onde não pode haver erros, pois podem acarretar em problemas com a Receita Federal, portanto, se pretende atuar neste mercado, saiba que as responsabilidades são grandes, porém a remuneração é bastante atrativa também.

como ser um analista contábil

Como ser um analista contábil?

O mercado de análise contábil está sempre precisando de bons profissionais, portanto é uma carreira bastante promissora para quem deseja começar nela ou fazer uma mudança de profissão.

Para aproveitar essas oportunidades que não param de surgir, recomendamos que busque uma qualificação o quanto antes, e para começar com o pé direito, aqui mesmo na Unova temos um curso completo de analista contábil gratuito para você fazer sem sair de casa.

Nele você vai aprender com um método de ensino bastante didático e pode organizar seu tempo para assistir as aulas no seu ritmo, fazer os exercícios e concluir essa qualificação profissional e se tornar um analista de contabilidade certificado.

Matricule-se na Unova Cursos e dê início a uma nova carreira na área contábil

Conclusão

O analista contábil é um profissional indispensável para todas as empresas independente do seu tamanho ou área de atuação, sendo então uma das áreas mais promissoras que você possa se interessar.

Na Unova Cursos você encontra uma capacitação completa para ser um analista de contabilidade, podendo assim aproveitar as vagas de empregos desse mercado em constante expansão.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário