Agente De Endemias

As doenças endêmicas são enfermidades que aparecem em locais específicos e geralmente se proliferam em algumas regiões, cabendo aos órgãos públicos combater e eliminar esse mal.

É nesse momento que entra o Agente de Endemias, um profissional que age em prevenir e combater essas enfermidades, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores para eles e a comunidade.

A profissão tem se tornado cada vez mais em alta, já que existem muitos municípios do Brasil que ainda carecem de saneamento básico e qualidade de vida para as famílias. Por isso o profissional Agente de Endemias Básico é tão importante, e neste post, faremos mais sobre sua importância e como seguir com sucesso na área.

Endemias

Antes de entender a profissão e o trabalho de um Agente de Endemias, é preciso entender o que são as endemias. Endemias são doenças localizadas, ou seja, dão apenas em determinadas regiões e na maior parte das vezes não se proliferam para outros locais, causando as epidemias, que abrangem uma região maior e até um país inteiro ou as pandemias, que tem ação global.

Um bom exemplo de Endemia é a Malária, muito comum na região Amazônica e inexistente em outras regiões do país. As endemias em geral são contínuas, ou seja, além de se delimitarem em um único local, elas permanecem por dias, meses, anos e praticamente não possuem fim.

Importância Do Agente De Endemias

Agora que se sabe o que é uma endemia, é mais fácil entender a importância do trabalho do Agente de Endemias. A profissão ficou conhecida nos últimos anos, depois de doenças como a Dengue e Febre Amarela, começarem a atacar várias regiões do Brasil.

O Agente de Endemias procura focos endêmicos em casas, comércios, terrenos baldios, depósitos e lugares abertos, onde haja aparecimento de mosquitos, por exemplo, para o combate correto e principalmente a orientação das famílias e pessoas do local, evitando mais casos de enfermidades na comunidade.

O Agente de Endemias tem as seguintes responsabilidades diárias dentro da comunidade:

  • Vistoria de domicílios, comércios, depósitos e terrenos;
  • Aplicação de inseticidas para o combate dos mosquitos e larvas;
  • Inspeção de caixas d´água, calhas e qualquer área no quintal onde possa haver água parada;
  • Orientação das famílias e responsáveis para manter o cuidado e limpeza e dos perigos e doenças que podem adquirir.

Além da Dengue, Malária e Febre Amarela que citamos, o Agente de Endemias também trabalha no controle e combate das seguintes doenças endêmicas:

  • Chagas;
  • Cólera;
  • Gripe;
  • Tuberculose.

O trabalho deste profissional é tão importante, que doenças como a cólera, foi totalmente erradicada no Brasil, porém as outras, apesar de não haver uma erradicação, estão controladas e tem sido tratadas com sucesso.

Salário, Formação

O Agente de Endemias é um servidor público, logo, contratado pelo estado para trabalhar em regiões específicas do país. O salário médio é entre 1.200 e 1.500 reais e a formação exigida é de ensino médio completo. Para começar na área da saúde e conhecer a comunidade onde vive, é uma boa oportunidade profissional.

Faça Curso De Agente De Endemias Básico Na FBV Cursos!

O profissional Agente de Endemias é uma área muito procurada e interessante para quem quer seguir nas atividades do setor da saúde e também uma porta para quem está iniciando no mercado, sendo uma boa oportunidade em concursos públicos, principalmente em regiões afastadas das grandes metrópoles do país.

Sem sair de casa e com certificado no final, faça Curso gratuito online de Agente de Endemias Básico na FBV Cursos e tenha a qualificação necessária para a área para um excelente futuro profissional.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e confira mais artigos como esse aqui no blog.

Sobre o Autor