Chaveiro: Saiba tudo sobre a profissão, seu perfil e mercado profissional

Essencial para qualquer residência ou empresa, as chaves são necessárias para qualquer pessoa que deseja ter seus pertences seguros e um lugar para chamar de seu.

Para isso é preciso ter um bom chaveiro que oriente das melhores fechaduras, desenvolva chaves de qualidade e esteja sempre a mão quando acontece algum transtorno ao entrar ou sair.

Enquanto o Brasil passa por uma recessão, a profissão de Chaveiro continua praticamente intacta e se torna uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio. Neste artigo falaremos um pouco sobre a profissão de chaveiro, e seu perfil profissional.

Profissão de chaveiro

Basicamente, chaveiro é o profissional especializado em confeccionar cópias de chaves, além de ajustar e consertar fechaduras. As funções de um bom chaveiro abrangem:

  • Saber abrir cofres;
  • Consertar e abrir trancas;
  • Saber como destrancar portas de carros ou casas com chave dentro;
  • Retirar chave quebrada em fechaduras;
  • Saber manejar cadeados especiais;
  • Destravar travas conjugadas;
  • Destravar travas eletrônicas.

O chaveiro também pode comercializar carimbos, um ramo a mais e especializado muito importante. Outro ramo que o chaveiro pode trabalhar é como afiador de lâminas, afiando alicates e facas. Além disso, a confecção de chaves coloridas e especiais, além de crachás são algumas funções a mais que o chaveiro pode oferecer.

Campo Profissional

O campo profissional de Chaveiro é bastante vasto, sendo necessário serviços em empresas, indústrias como almoxarifado, além de supermercados. O profissional chaveiro também pode abrir o próprio negócio e oferecer um serviço especializado tanto residencial como empresarial.

No caso de ser um empreendedor, o profissional Chaveiro não necessitará de fazer grandes investimentos financeiros, podendo inclusive, começar o negócio em casa. Alguns profissionais oferecem o serviço com seus automóveis, indo até os clientes e regiões de menor concorrência.

Perfil Profissional

O profissional chaveiro deverá ser uma pessoa detalhista, que presta atenção as menores diferenças para que as chaves sejam feitas com o máximo de igualdade com a original.

Além disso tem que ser uma pessoa confiável, já que possui em suas mãos a cópia de chaves de uma residência ou carro, portanto não pode ser uma pessoa que não transmita confiança. Ser pontual na entrega das chaves e serviços solicitados também garante o diferencial do chaveiro.

Outro ponto que o chaveiro deve ser é paciente, sabendo como ajustar a chave até ela estar nas condições para uso e cópia perfeita. Essa paciência se refere também a serviços urgentes em horários fora do convencional. É importante que o profissional possua qualidade no atendimento para conquistar seus clientes.

Mercado do Chaveiro

O mercado está cada vez mais aquecido e fundamental que o profissional chaveiro esteja atento as inovações do mercado da segurança para oferecer mais aos seus clientes.

É importante também o chaveiro ter qualificação profissional sempre atualizada, ou seja, estar por dentro do que existe de mais atual no seu mercado e inovar na qualidade dos produtos que oferece.

Ter conhecimento de administração e gestão ajudam a manter o negócio em continuidade e crescimento. Para ajudar nas vendas, investir em marketing digital é importante para que através das redes sociais as pessoas de sua região conheçam seu trabalho e fechem serviços.

Chaveiro na FBV Cursos!

A profissão de Chaveiro é uma das que mais crescem por ser necessária sempre e não precisar de altos investimentos, porém é preciso de qualificação para trabalhar na área.

No curso gratuito online de Chaveiro da FBV Cursos, você aprenderá o que é preciso para começar na área como os equipamentos necessários, tipos de fechadura, travas elétricas e muito mais! Não deixe essa oportunidade passar e qualifique-se em Chaveiro profissional pela FBV Cursos!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e veja mais artigos incríveis aqui no blog.