Em primeiro lugar, você sabe o que é dente furado e porque pode causar tanta dor?

Então, é a mesma coisa que dente cariado e justamente o furo é por conta da perda mineral que acontece. Provavelmente, você já passou por isso ou conhece alguém, e a melhor coisa é logo marcar uma consulta com seu dentista.

Quanto mais cedo a cárie for tratada, além de aliviar a dor, evita que piore, inclusive evoluindo, por exemplo, a um problema de canal.

Agora, se você está sentindo dor, vamos te explicar por que acontece e tudo o que você deve fazer.

O que é dente furado?

Como já foi dito, dente furado é o mesmo que dente cariado. Saiba que quando a cárie atinge o dente, ela acaba causando um furo e, em alguns casos, quando esse furo é muito grande, a probabilidade é que você sinta muita dor.

Isso porque a dentina fica mais exposta, e como ela possui muitas inervações, o paciente pode relatar dor de dente simplesmente durante a mastigação.

Além disso, a sensibilidade fica muito maior, principalmente quando ingere alimentos gelados. Por isso, não demore para procurar o seu dentista, porque quanto menor for esse “buraco”, mais fácil será o tratamento.

O que causa o dente furado?

A causa mais comum é a destruição do esmalte, o que acaba gerando o furo.

Só que, muitas vezes, esse buraco é tão pequeno que você nem consegue perceber, mas já pode estar doendo. E se a cárie não for tratada logo, a tendência é o buraco ficar cada vez mais maior, o que além de gerar mais dor, pode acabar se complicando.

Lembrando sempre que para você evitar as cáries, procure fazer uma escovação adequada, passe sempre fio dental e visite regularmente seu dentista.

Conheça os sintomas de dente furado

A dor do dente furado pode se manifestar de várias formas. Veja as mais comuns:

  • Dente latejando;
  • Dor ao mastigar;
  • Mau hálito;
  • Maior sensibilidade;
  • Sangramento no dente.

Se você apresentar alguns desses sintomas, é bem provável que seu dente tenha sido afetado por uma cárie.

O que fazer para aliviar a dor

Na verdade, a dor será aliviada a partir do momento em que a cárie for tratada, ou seja, quando o dente for obturado.

Dependendo da profundidade do furo, uma simples obturação já resolve o problema da dor. Mas se for mais profundo, talvez seja necessário fazer o tratamento de canal. Apesar de ser um pouco mais demorado, é a única forma de aliviar a dor de uma vez por todas.

A boa notícia é que assim que o dentista fizer essa restauração, a dor imediatamente desparecerá.

Não espere para marcar uma consulta apenas quando sentir uma dor de dente. Talvez seja uma coisa simples, mas pode ser que seja algo mais complicado. Por isso que é essencial que, pelo menos, de seis em seis meses, você faça uma visita ao dentista.

Além de evitar problemas maiores, também irá diminuir as chances de ter o dente furado.

Sobre o Autor