O que é Psicologia e Diversidade Sexual

A psicologia e diversidade sexual trata comportamentos e questões mentais, desde transtornos até processos em grupos humanos, e foca exclusivamente na variação de gênero e sexo.

É o caso da Diversidade Sexual, que é a pluralidade das orientações sexuais, expressões de gênero e como se identifica, indo muito além da heteronormatividade ou homossexualidade, inclusive, não se limitando aos gêneros masculino e feminino.

Hoje, é vital haver essas definições, por causa do número de pessoas que não se identificam com os grupos convencionais, e sempre tiveram dificuldade em se autodefinir sexualmente.

Além disso, atualmente, baseado em muitos estudos mundo afora, é possível destacar o quanto o cuidado em respeitar e reconhecer tal diversidade, é essencial para uma sociedade mais igualitária, com equidade e maior conscientização na educação sexual.

O artigo a seguir explica o que é a psicologia e diversidade sexual de forma ampla e como a profissão auxilia no processo de descobrimento da própria identidade. Confira. 

Psicologia e Diversidade Sexual

A homossexualidade na humanidade é um dos assuntos tabus discutidos entre amigos e famílias em todo mundo, ganhando cada vez mais notoriedade nas últimas décadas. 

Até pouco tempo, se entendia que existiam apenas 2 gêneros e 2 definidas formas de relacionamento sexual: heterossexual e homossexual. Hetero é toda pessoa que se interessa pelo sexo oposto, enquanto o homossexual pelo mesmo sexo.

A pluralidade foi sendo percebida, conforme a liberdade sexual se tornou cada vez mais aceita e compreendida, e hoje, existem muito mais do que apenas 2 definições.

Dentre os mais conhecidos, estão a bissexualidade, que é o interesse por ambos os sexos e as pessoas assexuadas, que não tem interesse por nenhum gênero ou expressão sexual.

Hoje, é possível perceber outras variações como as pessoas não-binárias, os pansexuais, e mesmo os intersexo, pessoas que possuem variações biológicos sexuais que não são exclusivas de um único gênero ou sexo. 

Até mesmo homens e mulheres cis que gostam de se vestir como o sexo oposto, o caso das drag queens e drag kings, fazem parte desse grupo ainda minoritário, mas que a cada dia precisa de atenção e respeito em relação aos direitos humanos.

Para tantas variantes sexuais, é preciso que haja profissionais que saibam como abordar e auxiliar estas pessoas a entender sua identidade e como viver em nossa sociedade sem reservas com a psicologia e diversidade sexual. 

Papel da psicologia na aceitação da Diversidade sexual no mundo

A Psicologia e diversidade sexual estabelecem estudos e tratamentos para pessoas que desejam entender como viver em sociedade, mesmo se sentindo deslocado no mundo.

Pessoas que possuem algum tipo de conflito com a própria sexualidade, geralmente percebem essas diferenças ainda na infância ou início da adolescência, enfrentando grande dificuldade em se encaixar nas regras morais conservadoras da sociedade.

No passado, muitas dessas pessoas se mantinham escondidas atrás de uma identidade de homens e mulheres cis heterossexuais, porém, com interesses completamente díspares e outros aceitavam uma vida marginalizada para sobreviver como era. 

Atualmente, o mundo evoluiu além das leis que deixaram de criminalizar homossexuais e pessoas com qualquer tipo de psicologia e diversidade sexual diferente.

Hoje, pessoas com qualquer sexualidade tem uma vida normal, consegue trabalhar, estudar e viver em sociedade sem a necessidade de se esconder, além de viver sua diversidade com muito mais tranquilidade.

E nesse aspecto a psicologia tem fator determinante para esse avanço. Sendo mais acessível do que no passado, mais pessoas tem condições de pedir ajuda psicológica e quando possuem conflitos sexuais e de gênero, tem melhor aceitação, respeito e informação.

Importante frisar que o auxílio psicológico não tem intenção de mudar o interesse sexual das pessoas, mas ajudá-las a encontrar suas ideias, lidar com seus traumas e superar situações difíceis, vivendo a vida com mais liberdade.

Qualquer tratamento que visa uma “cura gay” é crime conforme o Conselho Federal de Psicologia e sua resolução, que diz que não existe reversão da orientação sexual.

Os profissionais estão mais capacitados em lidar com a diversidade presente e com uma sociedade mais aberta e menos reprimidora, é possível ver pessoas vivendo sem medo.

Maiores desafios para liberdade em relação a diversidade sexual

Apesar de dizer no tópico anterior que o medo dos homossexuais e pessoas que vivem algum tipo de diversidade sexual esteja menor do que no passado, ainda é grande o temor quando vemos as estatísticas em relação a esse grupo.

Segundo uma reportagem da CNN Brasil, a cada 32 horas, um homossexual foi morto no país por conta de sua orientação sexual. 

Foram mais de 270 pessoas mortas em todo ano de 2022 segundo a reportagem e mais da metade eram pessoas trans e travestis. 1/3 eram pessoas entre 20 e 29 anos e 19% eram pessoas de 30 a 39 anos. 

O estado com o maior número de mortes é o Ceará seguido por São Paulo. Em relação a outras pesquisas passadas, os números tiveram uma considerável queda, porém, ainda são altos quando comparado com outras partes do mundo.

Hoje, o Brasil é o país onde mais morrem pessoas LGBT+ e isso é uma realidade que precisa acabar. 

O fanatismo religioso, as leis que prejudicam os lgbts e costumes antigos que invalidam as pessoas e promovem o desrespeito são alguns dos pontos que incentivam atitudes de violência que podem ser fatais. 

Por isso é fundamental que as pessoas LGBTs+ tenham conhecimento e compreendam de fato sua condição sexual, seus desejos e aceitação para saber como lidar com a sociedade, onde ainda existem pessoas conservadoras e violentas.

A terapia focada em tratamentos da psicologia, ajudam a entender esses conflitos e lidar com essas situações, além de reivindicar seus direitos constitucionais, proteção e direitos humanos. 

Curso de Psicologia e Diversidade Sexual grátis e online da Unova Cursos

O mundo mudou e hoje, é reconhecido o valor e como é importante que haja a definição sexual das pessoas, auxiliando em sua busca pela identidade e respeito.

Para auxiliar profissionais de áreas da saúde e educação é vital conhecer o curso Psicologia e Diversidade Sexual.

Neste curso, o aluno terá contato com assuntos como Teorias da Psicologia sobre sexualidade, construção da identidade de gênero, laicidade e muito mais. 

Estude com o melhor conteúdo e tudo em uma plataforma completa para seu crescimento profissional. Oferecemos certificado válido em todo país e cursos grátis e online. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.