Jovem aprendiz: Saiba como montar o seu currículo e quais os cursos profissionalizantes ofertados para o programa

A primeira experiência no mercado de trabalho contribui de forma significativa no desenvolvimento pessoal e profissional. O programa jovem aprendiz ciee é uma opção para quem deseja se especializar e conseguir vivência em determinadas áreas, a fim de se posicionar no mercado. Saiba como montar o seu currículo e quais os cursos profissionalizantes ofertados para o programa.

Jovem aprendiz : Quem pode participar do programa?

O programa jovem aprendiz é oferecido por muitas empresas e instituições de ensino, com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho e lhe proporcionar a oportunidade do primeiro emprego, além de oferecer cursos profissionalizantes para os mesmos.

Para participar do programa é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental e médio, ou ter concluído os estudos, além de ser um aluno com bom desempenho escolar e ter frequência regular na escola.

Os programas solicitam a disponibilidade de no mínimo 6 horas por dia para trabalho, oferecem um salário compatível com o programa e todos os benefícios de acordo com a CLT.

Saiba a seguir como montar seu currículo de jovem aprendiz e quais os cursos profissionalizantes são oferecidos pelo programa.

Dicas para montar currículo Jovem Aprendiz

Escolaridade

Especifique de forma correta a sua escolaridade, a qual deve estar em formato cronológico e atualizado, ou seja, especifique qual a instituição de ensino, curso, ano/semestre, período de duração do curso ou data de conclusão.

Português

Pode parecer bobagem, mas isso é comum, erros de português em currículos. Atente-se a isso, uma vez que é essencial para seleção do seu currículo. Se precisar consulte um manual de gramática, dicionário ou professor.

Cursos complementares

Você fez algum curso rápido, como exemplo, informática básica ou idioma? Inclua em seu currículo, mesmo que seja um curso bem curto e em nível básico, ou que esteja cursando. Esse tipo de informação demonstra que você investe na sua capacitação, o que é essencial para conseguir o cargo de jovem aprendiz.

Palestras

Você participou de alguma palestra importante para o desenvolvimento pessoal e profissional? Coloque a informação em seu currículo, fale sobre os tópicos (brevemente) que aprendeu. Isso é importante no processo seletivo, dá pontos a você.

Atividade complementar

Se você participa de algum projeto voluntário e especial na comunidade ou na escola, use-os para complementar o seu currículo, uma vez que isso demonstra que sabe trabalhar em equipe e tem determinação para enfrentar desafios.

O que não deve ser colocado em seu currículo:

Não informe dados pessoais como RG e CPF, esses dados devem ser fornecidos apenas no momento de contratação, além disse não inclua a frase “Curriculum Vitae” no título, pois a primeira coisa a ser vista deve ser o seu nome.

Como não tem experiência, evite o preenchimento de informações como salário que desejaria ganhar, informe apenas os seus pré-requisitos para participar da seleção.

Cursos profissionalizantes oferecidos no programa Jovem Aprendiz

O programa não envolve apenas a primeira oportunidade de trabalho, mas também complementa com os cursos profissionalizantes oferecidos aos jovens. Alguns desses cursos são:

  • Serviço administrativo;
  • Serviço de vendas;
  • Serviço hoteleiro;
  • Operação e manutenção dos equipamentos para informática;
  • Serviços para supermercado;
  • Alimentação escolar;
  • Secretariado;
  • Entre outros.

Está esperando o que para se inscrever no programa e conseguir o seu primeiro emprego? Envie seu currículo para sites e empresas, e aproveite a oportunidade.