Educação financeira familiar

Aprender a controlar o dinheiro, oferece benefícios consideráveis, pois ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para avaliar riscos e considerar os ganhos potenciais, além de administrar a economia do nosso lar, a fim de saber equilibrar as partes positiva e negativa de uma situação e decidir os passos a seguir. Isso nada mais é do que a Educação financeira familiar: Saiba como isso pode afetar positivamente toda sua família.

Importância da educação financeira familiar e seus benefícios:

A educação financeira beneficia indivíduos em todas as fases de suas vidas: filhos, fazendo-os entender o valor do dinheiro e da poupança; aos jovens, preparando-os para o exercício da cidadania responsável; para adultos, ajudando-os a planejar decisões econômicas cruciais, como comprar uma casa ou se preparar para a aposentadoria. 

Também ajuda as famílias a ajustar suas decisões de poupança e investimento ao perfil de risco e às necessidades, o que favorece a confiança e a estabilidade do sistema financeiro. Também promove o desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade, concorrência e inovação financeira.

À medida que o conhecimento financeiro aumenta, a consequência lógica será uma melhoria no desempenho das economias, pois torna os indivíduos cada vez mais responsável, informados e exigentes consigo mesmos e com os outros ao redor. 

1. Maior conscientização para crianças e jovens

Em geral, não valorizamos as coisas até que precisemos fazê-las. Certamente, enquanto o filho está na escola, seu pai e sua mãe lhe dão dinheiro para gastar durante a semana, dinheiro que, certamente, a criança ou jovem vai gastar com bobeiras e com os colegas como se não fosse nada demais.

No entanto, quando ele começar a trabalhar, vai enxergar que não tem mais a mesma visão sobre gastos, pois deverá usar o próprio dinheiro que suou para ganhar.

Portanto, o ideal é colocá-los em um curso de finanças pessoais logo cedo, para ajudar a agregar valor ao seu dinheiro, saber utilizar um cartão de crédito de forma consciente, entender a importância de fazer um acompanhamento de fatura e muito mais. Este site te ensina como consultar a fatura digital dos cartões Bradescard.

 2. Importância da economia

Ninguém nos ensinou a economizar, apesar da importância do assunto. Hoje em dia a palavra economizar é ouvida com mais frequência, porém, poucas pessoas cresceram com esse hábito.  

O problema não está quando você trabalha e o salário não é o suficiente para passar as próximas férias, o verdadeiro problema aparece quando alguém está ativo no trabalho e gasta sua renda apenas para pagar dívidas, sem poupar o mínimo do que ganha. 

O ideal é poupar ao menos 10% do valor que ganha mensalmente, para que tenha sua própria poupança, seja para investir futuramente em um negócio, comprar o imóvel que precisa ou para sua aposentadoria mais tranquila.

3. Prevenir

Outro dos hábitos que precisam ser reforçados e que é um benefício da educação financeira é a prevenção, pois, como consequência, temos emergências econômicas que alteram nossa estabilidade.

Por exemplo, a doença de um parente amado e até sua morte são momentos para os quais estamos muito mal preparados e que, se não estamos preparados para imprevistos, acabamos pedindo dinheiro emprestado para contornar a situação, algo que não é agradável.

No entanto, seria completamente diferente se estivéssemos cientes de que esses eventos podem nos surpreender a qualquer momento e, portanto, estivéssemos preparados para eles, pelo menos financeiramente, o que seria um fardo menor no meio do estresse emocional.

4. Estabeleça metas

Em vez de manter-se atualizado, quando uma pessoa tem mais educação financeira, ela pode até criar estratégias para gerenciar seu dinheiro e aproveitar ao máximo. Planejar economia, investimento e crédito se torna indispensável para alcançar nossos objetivos.

5. Gastos inteligentes

Não há nada errado em gastar, pelo contrário, é a recompensa e o incentivo que temos pelo trabalho que realizamos, mas quando se tem em mente os pontos anteriores, o gasto que realiza é mais planejado do que um simples impulso, que Ajuda a evitar sentimentos negativos gerados pelo dinheiro, como tristeza, raiva ou frustração.

Esses são alguns dos benefícios quando a educação financeira familiar é colocada em prática, afinal, o crescimento no ambiente em que vivemos é um dos pontos cruciais para o melhor desempenho nos demais ambientes e áreas da vida.

Agora que já sabe a importância da educação financeira familiar, compartilhe essa informação e ajude a melhorar as finanças de varias outras famílias!!!

Sobre o Autor