Estudar para passar em um concurso público é um grande desafio, justamente por ser algo tão difícil e que requer bastante empenho e dedicação. É por isso que muitos concurseiros buscam alternativas e meios que os ajudem a conseguir organizar melhor uma rotina de estudos, bem como cursos que os ajudem a entender melhor o conteúdo.

O que muitas vezes acontece é que geralmente não sabemos como identificar e selecionar os cursos mais indicados para quem está pleiteando uma vaga em um concurso público. Existem diversos tipos de cursos com as mais diversas metodologias e, justamente por isso, é tão complicado saber qual o mais indicado para a nossa necessidade!

É por isso que a Unova se propôs a elaborar um conteúdo bastante informativo e abrangente, selecionando os cursos mais adequados para quem deseja ingressar em uma carreira mais sólida no emprego público.

Quer acompanhar nossa lista com os cursos essenciais para passar de uma vez por todas em um concurso público? Continue a leitura de nosso conteúdo na sequência e fique cada vez mais informado com a Unova!

7 cursos essenciais para quem quer estudar para concurso público

Existem alguns conteúdos que sempre aparecem nas provas de concurso público, pois eles desempenham um papel balizador, determinando quais assuntos são essenciais para que a pessoa realmente esteja habilitada a desempenhar a função descrita na vaga disponível.

Esses conteúdos são muito conhecidos e normalmente as pessoas tendem a se saírem melhor em um deles. Como se fossemos divididos em pessoas “boas em portugês” e pessoas “boas em matemática”.

É verdade que nós podemos ter mais facilidade para uma determinada área, contudo não podemos nos apegar nisso e negligenciar alguma delas, pois essa atitude é a que determina quem passará na prova e conseguirá a vaga no concurso público.

Por isso, é importante estabelecer um cronograma – conforme explicaremos mais a frente – para que seja possível organizar a semana e estabelecer um momento para estudar todos os conteúdos, inclusive aqueles que você mais domina!

Com intenção de ajudar você, concurseiro, a selecionar os melhores cursos para estudar com certeza e confiança de que o assunto realmente está adequado e passar em um concurso público, nós trouxemos os assuntos mais importantes para considerarmos ao estudar para a prova! 

Quer conferir? Acompanhe na sequência!

Matemática

O primeiro curso da lista certamente é na área da Matemática! Ao lado dos cursos em Língua Portuguesa, a matemática é um dos assuntos mais cobrados, contemplando, em muitos momentos, 25% da nota final na prova.

Contudo, há alguns assuntos que normalmente – com base nas provas mais clássicas de concurso público – caem nas provas e que você pode focar melhor. Assim, dois cursos bastante interessantes são o de matemática básica e o de funções matemáticas:

  • Matemática básica: contempla conteúdos que são fundamentais para qualquer processo matemático, pois eles dão sustentação para assuntos mais elaborados abordados em um nível mais especializado de estudo. 

Portanto, como ele agrega informações de assuntos básicos e fundamentais, logo muitos concursos trazem questões de matemática básica, já que esse nível de compreensão é importante para inúmeras funções no trabalho.

  • Funções matemáticas: é um curso que tratará de ensinar a como trabalhar com funções matemáticas para resolução de problemas. Além disso, é bastante comum no ambiente de trabalho, pois ele ajuda a entender qual o meio mais aceitável – dentre inúmeras possibilidades – para conseguirmos solucionar uma situação.

Língua Portuguesa

Assim como a área da matemática, a Linguagem é uma das que mais pesam em um concurso público, pois determina grande parte da nota, o que faz com que muitos tenham colocações melhores por terem uma melhor compreensão textual e linguística.

Com isso, um dos cursos que acabam mais tendo procura são os de gramática e redação, uma vez que eles tratam de aspectos próprios da língua e que normalmente as pessoas acreditam ter domínio – por serem nativos – mas acabam demonstrando uma compreensão bastante rasa:

  • Gramática: um curso nessa área tratará de temas mais próprios da estrutura da Língua Portuguesa. Ou seja? Nesse momento você aprenderá quais normas regem os domínios de uma frase, como fazer uso de regras básicas – pontuação e ortografia –, bem como compreender o funcionamento dessas normativas no texto.
  • Redação: certamente um dos cursos mais procurados, a prova de redação de alguns concursos têm peso de 50% na aprovação. Por ser um momento em que a habilidade de escrita, organização textual e argumentação serão testadas, muitos concurseiros temem não se saírem bem. 

Por isso, esse é um curso que realmente faz sentido, uma vez que trata de ensinar e estabelecer meios para que o candidato possa escrever um texto de maneira satisfatória, coesa e coerente.

Informática Básica

A grande maioria das provas de concursos públicos trazem como um pilar integrante a área da informática, pois – hoje em dia – qualquer função precisa estar alinhada com a informatização de dados, e isso ocorre por vias tecnológicas, fazendo uso de banco de dados por meio de recursos eletrônicos. É nesse sentido que o curso de informática básica é proposto!

  • Informática Básica: nesse curso será possível compreender funções básicas sobre o uso dos pacotes informáticos mais tradicionais do seu computador, como excel e word, pois em um posto de trabalho é quase impossível não fazer uso desses programas.

Administração Pública

Cursos na área da administração pública podem vir a ajudar a ter um destaque em provas de concursos públicos, pois normalmente os candidatos focam nas áreas de mais evidência – como português e matemática – e deixam de lado outras igualmente importantes.

É nesse sentido que fazer um curso que trate de aspectos mais administrativos pode ser interessante, já que é nesse momento que você começa a definir mais preparo e diferencial do que o seu adversário na vaga.

  • Administração Pública: nesse curso você compreenderá como acontece o funcionamento das instâncias do poder no estado que tratam justamente de legislar e tributar, fiscalizar. Dessa forma, além de compreender aspectos políticos que permeiam o emprego público, você também entenderá o funcionamento burocrático dentro da área. 

Direito do Trabalho e Direito Previdenciário

Essa categoria merece um destaque, pois além de essa área ser contemplada na maioria das vagas administrativas nos concursos públicos, ela também é muito importante – assim como as outras áreas do direito – para provas de promotoria e outras que envolvam o direito como um critério fundamental.

  • Direito do trabalho: um curso na área do direito do trabalho irá te instruir sobre as leis que regulamentam, juridicamente, o funcionamento de diversos aspectos referente ao trabalhador e empregador.
  • Direito previdenciário: um curso na área do direito previdenciário instrui sobre as leis que normatizam aspectos próprios de seguridade social, como por exemplo, aposentadoria.

Agora que você já sabe quais são os cursos mais necessários para quem deseja estudar para passar em um concurso público, que tal você dar uma olhadinha em dicas preciosas e que vão te ajudar a organizar sua rotina de estudos? Continue lendo na sequência!

4 Princípios básicos de quem estuda para concursos!

Existem quatro aspectos importantes que os concurseiros de plantão insistem em incorporar na rotina de estudos. Esses aspectos não são importantes somente para conseguir a vaga – que certamente é o objetivo principal – mas também atuam como direcionamentos para quem deseja uma vida mais organizada e estruturada.

Como para passar em um concurso público o principal é determinação e dedicação, esses quatro pilares podem ser entendidos como “sustentadores” de toda uma rotina de quem realmente leva a sério o estudo para uma vaga em emprego público. Que tal compreender essas quatro dicas você também? Vem com a Unova!

1 – Defina o objetivo geral e os objetivos específicos

Toda organização deve ocorrer com base em um objetivo, nem que seja uma vida mais bem estruturada. Porém, como no caso de uma aprovação em concurso,o objetivo principal deve ser justamente esse! Mas e como nós chegamos ao objetivo principal? Somente com alguns objetivos específicos, concorda?

Pois é! Os objetivos específicos são condutores para obtenção do que é de fato o que queremos. Eles nos ajudam, dia após dia, a conquistar pequenas vitórias e que resultarão na maior realização: passar em um concurso público!

O interessante é justamente materializar esses aspectos, pois nós temos mais controle quando convivemos com eles diariamente. Então você pode escrevê-los em um papel e deixar no seu lugar de estudo, colocando-os à vista para que possa sempre ver! Isso vai te ajudar a visualizar melhor as metas e, dessa forma, obtê-las mais facilmente.

2 – Organização e cronograma de tarefas

Outro pilar que baliza o sucesso na aprovação em um concurso público é manter uma rotina de tarefas sempre muito bem organizada, pois elas te ajudarão a obter sucesso na realização dos objetivos específicos e, consequentemente, no objetivo geral.

Por isso, invista em realmente organizar seu dia. Você pode fazer isso usando recursos tecnológicos, como aplicativos ou até mesmo o Google Agenda, ou meios mais tradicionais, como planners e agendas, que também são ótimos e desde sempre muito funcionais.

O ideal é escolher um dia da semana para preparar sua rotina diária. Assim fica muito mais fácil visualizar aquilo que precisa ser feito, bem como fica mais difícil perder o foco! Que tal começar a agora a estruturar sua rotina?

3 – Investimento em material de qualidade!

Tão importante quanto as bases anteriores, investir em material de qualidade é extremamente necessário para conseguir obter sucesso em uma prova de concurso, pois eles realmente nos preparam para as diversas situações que podemos encontrar no decorrer do teste.

Assim, além de fazer uso de cursos certificados e que nos preparem fortemente para poder concorrer com uma multidão de pessoas, um concurseiro bem preparado precisa investir na resolução de provas anteriores.

Essa é uma ótima maneira de estudar e compreender o funcionamento da banca que elaborou o teste. Além disso, esse recurso já deixou de ser um diferencial e passou a integrar os itens básicos de todos os concurseiros de sucesso.

4 – Respeite seu tempo de aprendizagem

O processo de aprendizagem não é algo linear e igual para todos, pois cada um possui um tempo e jeito de aprender. Por isso, não se torture se comparando com o amigo que conseguir passar e você não, por exemplo. Respeite a sua individualidade e limitações, trabalhando-as e investindo no que você tem de bom.

Tenha momentos de lazer e descanso! Aprender requer dedicação, mas também é preciso uma pausa para que o conhecimento seja realmente internalizado e faça sentido quando você for fazer a prova. Por isso, os aprovados sabem organizar uma rotina que tenha estudo pesado, mas que não negligencie os momentos de paz e tranquilidade!

Que ótimo poder contar com a internet para ter acesso a conteúdos que realmente nos ajudem a obter nossas conquistas, não é mesmo? É por isso que a Unova existe, pois acreditamos que a melhor forma de se fazer presente no mundo é por meio do conhecimento!

Que tal então você continuar conosco? Por aqui nós sempre estamos produzindo conteúdos informativos e de qualidade, sempre pensados e elaborados com seriedade e respeito pelos nossos leitores! Assim, fique ainda mais por dentro lendo nosso post sobre 20 cursos de comunicação que você precisa conhecer!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários