Dicas Simples Para O Ensino Da Matemática Para Crianças

Quanto é 2+2? E 1.325×12+80? É, a matemática é um mundo infinito de possibilidades e desafios, que nem sempre é fácil de entender. Conforme as crianças crescem, a matéria fica mais complexa e muitas não conseguem se sair bem nos cálculos, o que deixa elas apreensivas e os pais preocupados.

Neste artigo, vamos dar dicas simples para o ensino da matemática para crianças, como sugestão de atividades e formas mais fáceis de envolve-las nos cálculos e tirar todas as dúvidas, tornando-as experts nas contas desde as mais fáceis até as mais desafiadoras.

Quebra-cabeças De Numerais

Uma boa maneira das crianças aprenderem matemática, é com quebra-cabeças de numerais ou de cálculos. Geralmente as contas são bem simples mas para as crianças menores, é interessante os quebra-cabeças de numerais, que ensinam a sequência dos números e pode ser usado tanto em casa como na escola.

Para as crianças menores, os quebra-cabeça de numerais e contas, ajudam a desenvolver o raciocínio espacial, enquanto nas crianças maiores desenvolve a solução de problemas conforme as 4 operações fundamentais.

Prendedores De Roupa Numerados

Prendedores de roupa também podem ser ótimos para ensinar cálculos aos pequenos. A dica é pintar cada um de uma cor e colocar os números de 0 a 9 e deixar 5 para os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão, além do sinal de igual.

Com isso pronto, pegue palitos de sorvete e desenhe por exemplo 3 morangos e 2 laranjas e coloque o resultado 5 por exemplo, e peça para a criança colocar os prendedores número 3 e 2, além do sinal correto pra dar o resultado 5. É possível fazer vários cálculos simples dessa forma e a criança consegue memorizar com mais facilidade.

Blocos De Montar

, Dicas Simples Para O Ensino Da Matemática Para Crianças

Sabe aqueles blocos de montar que as crianças ganham aos montes e constroem verdadeiros arranha céus? Pois bem, eles também podem ser eficientes para ensinar matemática para as crianças.

Para criar prédios e qualquer tipo de estrutura, é preciso ter uma noção de proporção e cálculos para que fique de pé. Aproveite alguns momentos no dia ou mesmo em sala de aula, e incentive os alunos na construção de estruturas com blocos de montar. É possível explicar habilidades arquitetônicas e de engenharia civil, assim como geometria.

Doce Matemática

Outra ideia bem interessante e que as crianças irão adorar é a Doce Matemática ou matemática do doce. A ideia é simples: coloque marshmallows em um recipiente e numa cartolina, determine o meio, risque e tenha um dado.

Toda vez que jogar o dado, o número que sair a criança irá ter que colocar a quantidade de um lado e jogando de novo, colocar a outra quantidade do outro lado e depois peça pra ela somar o número total. É uma boa alternativa para ensinar as crianças a somarem.

Números Musicais

Essa é ótima para ensinar os números e compor resultados, além das crianças se familiarizarem com a música. Se tiver um teclado em casa ou mesmo na escola, cole uma fita que seja de fácil remoção e coloque os números de 0 até 9 nelas e peça para criança apertar em cada número para compor o número 10 por exemplo. Além de ser divertido, incentiva o aprendizado musical.

Maior Ou Menor?

Aprender os sinais de maior e menor nem sempre é uma tarefa fácil, geralmente o que acontece é a confusão quanto o lado da abertura do sinal e isso dificulta bastante o aprendizado.

Para ensinar de forma divertida, basta pegar dois palitos de sorvete, pintar de verde e criar a abertura da boca de um jacaré e prendê-los com uma tachinha que pode servir de olho do bicho. Depois é só escolher números diferentes e é pedir para criança definir qual é o maior e qual o menor, seguindo a abertura da boca e o que você pediu.

Frações De Maçã

, Dicas Simples Para O Ensino Da Matemática Para Crianças

Quem não adora uma deliciosa maçã? Melhor ainda se ela puder ser usada para ensinar sobre frações. Por ser fácil de dividir, divida a maçã primeiro ao meio, depois ¼ e de várias formas até a criança entender e deixe ela comer.

Para facilitar o entendimento, pegue um pratinho de festa e determine a maçã inteira, a metade da maçã, ou seja, 2 partes iguais, ¼ que são 4 partes e assim por diante. Além de ser bem interessante, é uma dinâmica bem gostosa.

Atividades E Matemática Na Fbv Cursos

Todas as dicas que foram dadas são perfeitas para serem aplicadas em casa e principalmente com seus alunos em sala de aula. Além dessas dicas, a FBV Cursos, escola online de cursos profissionalizantes e 100% online e grátis, oferece o curso Atividades em Sala de Aula e Matemática para ensino Fundamental, que oferecem uma gama de conhecimento e preparo para todos professores e pais também, ajudarem as crianças a calcularem com precisão. Matricule-se já!

Acesse a FBV Cursos e conheça todos os cursos incríveis que temos pra você!

[kkstarratings]

1 Comentário