limpar o nome e ter seu crédito de volta

Para gerenciar adequadamente suas finanças pessoais e nunca ficar no aperto, é importante não gastar mais do que ganha, definir um orçamento e criar um plano financeiro para o controle de gastos.

Mas as vezes as coisas saem do planejado e podem virar uma bola de neve, principalmente quando se perde o crédito no mercado. 

O pagamento de dívidas é fundamental para que você invista seu dinheiro com inteligência e limpe seu nome na praça.

Separamos algumas dicas para você construir uma vida financeira estável e recuperar o crédito na praça. Confira.

O que são finanças pessoais e recuperação de crédito?

As finanças pessoais são um conjunto de atividades financeiras realizadas para gerir ganhos financeiros pessoais. 

Essa gestão inclui desde a gestão do dinheiro destinado a despesas e receitas fixas a curto prazo até o planejamento financeiro de médio e longo prazo.

Outra inclusão é a gestão de dívidas e investimentos, entre outras atividades extras que geram e são relacionadas ao dinheiro.

A recuperação de crédito é o restabelecimento de uma dívida e tem o objetivo de negociar o valor e reabilitar o crédito do devedor.

Conhecida popularmente como limpeza do nome, a recuperação do crédito pode ser feita diretamente pelo credor ou por empresas especializadas que atuam como intermediárias entre as partes. 

O processo pode ser feito de diversas maneiras dependendo do tipo de dívida e acordo estabelecidos. 

As estratégias mais utilizadas são as renegociações de dívidas e a redução dos juros, além de uma nova condição de pagamento.

Tais práticas são benéficas tanto para o devedor quanto o credor, pois é uma oportunidade para quem deve limpar seu nome e ter seu crédito de volta e para o credor, o retorno do dinheiro emprestado e manutenção do negócio.

6 Dicas de finanças pessoais para limpar o nome e recuperar a confiança no mercado

As finanças pessoais precisam de atenção para que não se tornem em um pesadelo. 

Se você quer saber como recuperar-se no mercado e deixar tudo em dia, dê uma olhada em nossas dicas a seguir:

  1. Renegocie suas dívidas

A primeira dica é para tirar você do vermelho mais rápido e resolver seus problemas com mais eficácia: renegocie suas dívidas!

Se você tem dívidas no cartão de crédito ou qualquer outra como conta de luz e água, por exemplo, fazer a renegociação é fundamental.

A renegociação consiste em desenvolver um diálogo amistoso com o credor e encontrar formas de pagar o que se deve de uma maneira que seja boa para ambas as partes. 

 É de suma importância fazer a renegociação das dívidas para que a limpeza do nome seja efetuada com mais rapidez. 

Não ignore suas dívidas! Não deixe em aberto e que o tempo resolva. Enquanto isso, seu nome estará sujo e será visto como mau pagador.

 A renegociação é interessante, principalmente porque pode diminuir a dívida e os juros contidos, além de parcelamentos e tempo mais vantajosos. 

  1. Faça um orçamento de tudo o que você possui

Quanto você ganha? É importante saber o valor bruto e o que é líquido, e ver o que sobra todos os meses, tirando o pagamento das contas fixas

Comece determinando quanto dinheiro tem entrado e saído de suas finanças e anote tudo. 

Faça o destaque das despesas fixas, variáveis e a receita, e aí você saberá quanto tem para fazer a renegociação e quanto precisa economizar. 

  1. Corte todas as despesas desnecessárias 

Quando estamos passando por um momento de “vacas magras”, é preciso pesar o que é supérfluo e o que é fundamental e não pode ser descartado.

Contas básicas como água, luz e telefone, alimentação são importantes, mas tudo o que puder ser economizado, deve ser deixado em segundo plano. 

Viagem de lazer, ir a um restaurante mais caro ou fazer assinatura de serviços que não são usados sempre, são alguns exemplos de economia inteligente. 

  1. Cuidado com o cartão de crédito

Ele pode ser um aliado na hora de postergar pagamentos de compras necessárias, mas se não houver um bom saldo e limite, seu cartão de crédito pode se tornar um grande perigo. 

Sempre pague a fatura integral mensalmente. Pagamentos parcelados sempre são mais caros e não ajudam como poderiam. 

Analise se as compras precisam ser feitas e corte por completo tudo o que for supérfluo ou passa esperar um pouco mais de tempo para ser adquirido. 

  1. Evite contrair mais dívidas 

Parece óbvio, mas muitas pessoas continuam a fazer dívidas mesmo tendo outras que ainda não foram sanadas. 

Enquanto estiver nessa situação, não faça novas dívidas e conclua tudo o que possui. Somente com o nome limpo, veja até quanto é vital assumir outras e se pode pagar por isso. 

  1. Seja paciente e fique de olho no SPC/SERASA

Leva tempo e muito esforço para limpar o nome e recuperar a saúde financeira de suas finanças pessoais. 

O SPC e o SERASA, são empresas que avaliam e catalogam os nomes dos devedores das maiores credoras no país, e elas sinalizam através do score, o quanto uma pessoa é boa pagadora ou não.

O score pode demorar a normalizar, acima de 500 pontos, mas se você continuar pagando as contas em dia e evitar novas dívidas, ultrapassará esse número e voltará a ser bem-visto no mercado. Seja paciente e persistente que chegará lá. 

Curso de Finanças Pessoais grátis e online da UNOVA Cursos

Com as dicas listadas aqui, você colocará suas contas em dia e saberá o que fazer para recuperar seu crédito no mercado e ficar tranquilo.

Para aprender ainda mais como você deve cuidar de suas contas e não voltar a perder seu crédito, faça o curso Finanças Pessoais

Neste curso, entenda como gerir suas receitas, gastos e calcular custos, além de dicas e técnicas para investir com inteligência e poupar dinheiro. 

Curso online, grátis e livre, feito para dar capacitação e especialização profissional a profissionais e pessoas comuns. 

Todos os cursos oferecem opção de certificado válido e aceito em todo país e utilizado em processos seletivos, comprovação de horas extracurriculares r concursos públicos.

Conte com o melhor conteúdo EAD de qualidade e ambiente digital intuitivo e completo. Invista em você com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.