Curso Presencial x Cursos Online o Certificado tem a Mesma Validade?

Vamos começar falando sobre os  cursos online, há algumas dúvidas entre muitas pessoas, especialmente quando se trata de certificados. O principal é se os certificados que foram recebidos nos cursos à distância têm o mesmo valor dos certificados de cursos presenciais. Há alguma diferença de uma alternativa para outra? Você pode usar o certificado EAD em um concurso público, na faculdade ou para uma atualização em uma área específica?

Bem, esses problemas são repetidos e sempre levam a muitos mal-entendidos. Primeiro, você precisa saber o valor deste certificado e por que é tão necessário fazer cursos gratuitos e sempre estar em busca de aprendizagem, atualização e melhoria em sua área de interesse. Neste contexto, este artigo destina-se apenas para tirar suas dúvidas sobre os  cursos online e sua certificação. Assim, você poderá entender todos esses conceitos e estar pronto para usar o certificado de conclusão para uma variedade de propósitos.

Porque um Certificado é Importante?

Sempre que pensamos em treinamento, questões como o processo de aprendizagem e toda a informação que será revelada ao longo do tempo logo vêm à mente. O conhecimento é fundamental e sempre inspirador. Nada é melhor do que começar a entender algo, o que é e como funciona. E, o melhor de tudo, é receber uma “recompensa” por todos os esforços e dedicação no final da avaliação.

Quando, por exemplo, depois de se formar na faculdade, esse sentimento de vitória e orgulho, afinal, é um investimento que ultrapassa os fatores econômicos. As obrigações físicas e mentais são altas, especialmente se você deseja assimilar o conteúdo ao máximo para se tornar um especialista nesta questão. Mas este não é apenas a faculdade que  entrega isso. Qualquer curso, independentemente do tempo, deixa qualquer aluno feliz ao receber um Certificado de Conclusão.

Isso é realmente assim: este certificado serve para coroar todos os esforços e, claro, provar que você dominou um determinado assunto e pode executar essa função. Por exemplo, se você estiver fazendo um um curso gratuito de administração, você entende que mesmo se  já conhece bem essa área mas,  pode adicionar um certificado ao seu currículo, contando sobre isso em uma entrevista . Portanto, se você frequentou cursos profissionais, técnicos, mestrado ou cursos de atualização, seja ele de distância ou pessoalmente, todos devem possuir certificados de conformidade que atendam à finalidade da certificação.

Para muitos propósitos e é de suma importância. Portanto, sempre esteja ciente desse processo no início de sua pesquisa, considerando tanto a qualidade da instituição quanto a metodologia do curso para ter este certificado.

[captura]

O Que Deve Ser Incluído no Certificado?

O certificado deve incluir informações sobre o aluno, a escola e o tipo de curso. O padrão é válido para todos os tipos de certificados, impressos ou digitais.

  • Nome por completo do aluno;
  • Documento de identificação (RG ou CPF);
  • Modalidade do curso  (capacitação, especialização, atualização);
  • Carga horária do curso;
  • Data de início e fim do curso;
  • Nome e CNPJ da instituição/empresa onde fez o cursos;
  • Assinatura do responsável ou diretor da instituição;
  • Conteúdo programático do cursos no verso do certificado;
  • Pesquisa de Validade do Certificado

Esta informação é necessária em qualquer certificado e é necessário para provar que você estudou toda a metodologia por um determinado período de tempo. Como dissemos, esse parâmetro é para qualquer categoria. Mas, falando sobre isso, o valor do certificado do curso online será o mesmo que o curso presencial?

 

O Certificado do Curso Online Tem a Mesma Validade do Curso Presencial?

Chegamos ao ponto principal do nosso artigo. Tendo recebido o certificado de cursos à distância, muitas pessoas podem ficar com o pé  atrás pensando que não serão bem recebidas por empresas, faculdades e outros locais onde seja necessário usar como evidência um certificado de conclusão do curso. Mas, felizmente, não faz sentido. Você pode ter certeza de que a validade do documento é exatamente a mesma.

Primeiro, seu certificado não será especificado se foi feito um cursos online ou um cursos presencial. Começando com cursos gratuitos eles se enquadram em uma categoria e são cobertos pelas mesmas recomendações da Lei sobre os Princípios Orientadores e Fundamentos da Educação Nacional. Por outras palavras, uma vez que são considerados opções informais com uma carga de trabalho diversificada, eles não precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação.

De acordo com a legislação brasileira, cursos gratuitos podem ser oferecidos a qualquer pessoa que deseje se tornar profissional e treinar em várias áreas, como incentivo para que busquem alternativas de melhoria. Assim, as instituições são aprovadas por lei para fornecer uma variedade de metodologias, planos flexíveis que incentivam a sociedade a aprender através de cursos de formação profissional que podem ser transferidos tanto em sala de aula quanto online, de acordo com educação a distância .

Neste aspecto, uma vez que estão “no mesmo barco”, o certificado de ambas as versões executará as mesmas tarefas. Você pode apresentar certificados de cursos EAD que você realizou da mesma forma que os cursos “cara a cara”. Ah, mas se você perguntarem esse detalhe? Bom, nessa situação que mostra que a pessoa, empresa ou instituição está desatualizada quanto à legislação da educação atual.

Em qualquer caso, vale a pena usar as informações que explicamos para informar que a validade do certificado não muda de acordo com a modalidade de educação, em um futuro próximo, os cursos online serão muito mais presentes e você não precisará se preocupar com isso.

, Curso Presencial x Cursos Online o Certificado tem a Mesma Validade?

Onde Posso Usar o Certificado?

Uma vez que o certificado de  cursos online não altera nada em comparação com os cursos presenciais, em que situações deve ser usado? Os objetivos variam de pessoa para pessoa, mas basicamente você pode enviar ambas as versões para:

  1. Entrevista de Emprego : você pode adicionar cursos a distância que você fez em seu currículo e até mesmo destacá-los informando como foi todo o processo de aprendizagem.
  2. Concursos Público : desde que conste no edital do concurso que certificados de cursos livres são aceitos, tanto faz se o certificado foi de um cursos online ou presencial. Porém, você deve se atentar às regras quanto a modalidade do curso, já que cada Edital de concurso publico possui uma especificação.
  3. Atividades Adicionais : muitas universidades, independentemente do curso, exigem que o aluno realize atividades adicionais ou complementares, além da metodologia padrão. A carga horária são variáveis, e essas carags horarias podem ser usadas ​​em vários processos educacionais, como palestras, seminários, congressos e cursos gratuitos. No último caso, também aconselhamos os alunos a verificar a Instituição que pretendem apresentar certificados  EAD se este curso é aceito.
  4. Atualização e Especialização : se você já está trabalhando em uma área específica e a empresa exige que você execute o curso de atualização, há a oportunidade de fazer cursos online. Enquanto você escolhe uma instituição de qualidade e uma boa carga horaria, você ficará entre os melhores receberá um excelente certificado. Isso também se aplica à especialização em várias indústrias que já possuem conexão e complementam suas funções. Por exemplo, se você é professor, você pode fazer cursos de EAD para estudar e se especializar em educação especial inclusiva, por exemplo, que vai muito além da metodologia usual.

Por que o Ensino à Distância é uma Boa Alternativa?

Agora que você sabe que não há diferença entre o certificado de EAD e cursos presenciais, vale a pena aprender mais sobre cursos de ensino à distância e por que eles estão se tornando mais populares.

O último censo que, de ABED Associação Brasileira de Aprendizagem à Distância forneceu, resultados interessantes nesta modalidade de cursos, com surpreendentes dados qualitativos. Nesta base, é importante saber que:

  1. Os cursos à distância estão presentes em todas as regiões do país, sendo a região mais sudeste que mais investiu neste processo com uma concentração de mais de 40% das instituições. No entanto, a localização não afeta sua pesquisa: mesmo se você mora no Amazonas, você pode fazer um curso online em uma escola em Minas Gerais, você precisa apenas se conectar à Internet,
  2. 53% dos estudantes que fazem cursos online são mulheres;
  3. Quase 50% dos alunos estão na faixa etária de 31 a 40 anos;
  4. 70% das instituições têm estudantes que estudam e trabalham, ou seja, a maioria busca educação para fins muito específicos,
  5. O número de pessoas matriculadas em cursos gratuitos online excedeu 3 milhões, um aumento de mais de 1 milhão em relação a 2014
  6. A maioria dos participantes da EAD são tutores e professores que apresentam metodologias atualizadas através de ambientes virtuais de aprendizagem, usando software intuitivo e gerenciados pela própria instituição
  7.  A capacidade de educação a distância, está tão desenvolvida que é  necessário que os cursos presenciais se inspirem e invistam uma parte significativa de seus recursos, enfatizando o aprendizado online, que é uma forte tendência futura em todas as escolas e modalidades.

Vimos tantos indicadores interessantes que vale a pena olhar para o crescimento da EAD, especialmente quando se trata de cursos de ensino à distância . Conforme relatado, o número de alunos nesta categoria aumentou significativamente, precisamente porque eles têm certas vantagens que vão muito além da instrução tradicional na sala de aula. E como o certificado não altera nada de um tipo para outro, pode ser muito útil investir em cursos online .

Muitos candidatos a concurso público já consideram que os melhores cursos para concurso são online, já que permitem estudar em qualquer lugar, a qualquer hora, com professores de referencia nacional – que nem sempre estão disponíveis em suas cidades.

Por que Fazer um Curso Online com Certificado?

Os benefícios de começar a estudar cursos online são fascinantes e inspirar muitas pessoas a seguir este conceito, independentemente de seus objetivos. A primeira coisa que atrai a atenção nesta categoria é a flexibilidade, que é tão valiosa em nossa vida diária. Com cada vez mais atividades diárias que levam tempo, você precisa pensar em soluções otimizadas em muitos aspectos, como qualificações.

Nisto, a oportunidade de estudar em casa através de um computador ou smartphone, quando você achar mais conveniente, é uma grande vantagem. Você pode limitar o tempo necessário para o curso e escolher a melhor carga de trabalho. Entre as instituições que oferecem cursos profissionais, a maioria deles tem alternativas para todas as necessidades, geralmente durando pelo menos 5 horas e no máximo 300 horas.

Se você está procurando um aprendizado completo e quer ser avaliado de acordo com seu conhecimento, você pode fazer um teste e obter um certificado do curso de acordo com a carga horaria estabelecida pela instituição ou aluno. Nestes casos, o certificado tem preços diferentes, que devem ser exibidos no site da instituição, com total transparência para que o aluno possa escolher a melhor opção.

E, como estamos falando de tempo, é extremamente importante pensar que ao matricular em cursos profissionais à distância, você não precisa ir à escola e nem precisa participar de uma aula todos os dias. Aqueles que vivem em grandes cidades sabem que mesmo durante as horas de pico é chato utilizar o transporte público ou enfrentar o congestionamento. Além disso, algumas escolas estão concentradas apenas em capitais, o que dificulta o acesso à educação para as pessoas que vivem nas cidades do interior.

E quanto aos preços, os cursos online têm as melhores condições? Sim, acredite em mim. É devido à falta de espaço e infra-estrutura física, fundamental para a educação dos alunos, instituições que vendem cursos gratuitos EAD, podem facilitar o valor dos planos. Existem muitas opções que compensam muito, por exemplo, aquelas em que você pode pagar um único preço e obteve acesso extensivo à plataforma e a todos os seus cursos.

Lembre-se é sempre bom fazer uma pesquisa e lembre-se de que a qualidade é o que conta. Quanto aos seus objetivos pessoais e profissionais. Independentemente da origem do certificado, ele deve atender seu valor e importância e, assim, fazer uma escolha significativa de acordo com seus planos.

Inscreva-se em uma boa instituição – de preferência um parceiro ABED – tire todas as suas dúvidas e preste atenção a todos os detalhes. Você pode estudar tranquilamente, aprender muito e, claro, ganhar o certificado que você precisa.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Comente e compartilhe suas redes sociais.

Caso deseje se matricular em um curso gratuito da FBV Cursos CLIQUE AQUI

[kkstarratings]

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *