Aulas particulares

Nem sempre contar com o ensino convencional é bom para suprir o aprendizado de todos os alunos, já que muitos deles podem se desenvolver mais ao contratar aulas particulares. Isso porque nelas são feitas atividades pensadas conforme as dificuldades dos estudantes.

Continue a leitura e confira todos os detalhes de como esse tipo de ensino individualizado pode potencializar o aprendizado, desde o Ensino Infantil até os jovens que estão em busca de uma vaga na faculdade.

O que são aulas particulares?

Como o nome já sugere, as aulas particulares se diferem daquelas em que muitos alunos estão juntos dentro de uma sala de aula. É uma aula feita de forma individual, com o objetivo de ajudar o aluno a aprender mais, sendo ideal para sanar dúvidas.

Por exemplo, se o aluno está para ter uma prova de matemática e ele tem problemas no tema que vai ser avaliado, as aulas particulares surgem como uma boa opção para aprender tirar uma boa nota.

Quando falamos sobre aulas particulares, um professor, de sua escolha, vai realizar esse tipo de ensino. Sendo assim, é bom saber quais disciplinas o aluno tem mais dificuldades e onde requer ajuda de um professor particular no tema.

Esse tipo de aula pode ser feita de modo presencial, mas com o avanço digital, elas também podem ser realizadas de forma online. 

As 7 vantagens das aulas particulares

Uma das principais vantagens das aulas particulares é que o aluno pode tirar todas as suas dúvidas de forma direta com o professor, sem ter que esperar por outros alunos.

O professor, além disso, vai estar voltado às suas carências, o que ajuda para o aluno entender melhor onde está a sua real dificuldade.

Confira as 7 principais vantagens dessas aulas:

  1. Aulas personalizadas, de acordo com as dificuldades do aluno;
  2. Flexibilidade de horário;
  3. Ajuda a superar as barreiras do aprendizado;
  4. Cresce a motivação;
  5. Melhora sua autoestima;
  6. Oferece diferentes métodos para a aprendizagem;
  7. O aluno aprende de acordo com seu ritmo.

Por que deve-se contratar aulas particulares?

É normal estar na correria do dia a dia e não saber nada sobre o tema que vai cair na prova, ou ouvir que o seu filho tem dificuldades e pode tirar uma nota baixa na avaliação.

Por falta de tempo, muitos pais não conseguem ajudar os filhos a estudar uma matéria por completo. Por isso, as aulas particulares tornam-se ideais.

Ao contratar um professor particular, ele vai guiar o aluno, para que ele consiga entender a matéria que está com alguma dúvida, além de saber lidar com todos esses problemas.

O profissional, já experiente, vai se utilizar de muitas técnicas, que são um diferencial para ajudar nesse aprendizado, conforme os problemas enfrentados por cada aluno.

Ou seja, ao optar pelas aulas particulares, dá para seguir uma rotina normal, ficando tranquilo quanto ao seu aprendizado ou o do seu filho.

O resultado dessas aulas particulares é que as dúvidas serão sanadas e as notas serão boas. Isso vale para todos os níveis de educação.

Educação Infantil 

A Educação Infantil é onde as crianças dão o primeiro passo no mundo escolar. Nessa fase, elas descobrem muitas coisas bacanas, como, por exemplo, jogos para entender a cor dos itens, encaixar peças etc.

Esse tipo de educação atende crianças desde os primeiros meses de vida e vai até os cinco anos de idade. É por meio dela que os pequenos podem aprender a falar, escrever e, em alguns casos, até ler.

Um professor particular pode ser ideal para ajudar nessa fase, dando um apoio de perto e usando muitas técnicas para que o ensino seja bem feito.

Mas vale lembrar que cada criança tem um tempo de aprendizado diferente do da outra, o que torna ainda mais vital as aulas particulares.

1º ao 5º ano do Fundamental 

Também conhecido como Ensino Fundamental I, é por meio dele que se inicia, de fato, a jornada do aluno. É a hora de reunir tudo o que foi visto na fase anterior e pôr em prática para seguir em frente.

É nessa fase que a criança vai melhorar a escrita e aprender a fazer a conjugação dos verbos. Quando o aluno tem algum tipo de dificuldade, pode ser bom a aula particular de alfabetização.

Nesse fase das aulas particulares do 1º ao 5º ano, o aluno também pode aproveitar para ampliar seus saberes de ciências e matemática. 

6º ao 9º ano do Fundamental

Aqui o aluno está a um passo de chegar no Ensino Médio. A base já foi aprendida e agora chega a hora de olhar para frente. Mas se tiver algum problema na base de alguma matéria, o aluno pode sentir alguma dificuldade no futuro. Até porque o nível cresce.

Os alunos vão ver que as matérias de ciências ganham novos campos, como, por exemplo, biologia, física e química. Além disso, em alguns casos, também ampliam-se para inglês e espanhol, de acordo com a escola.

Nessa fase os alunos estão na faixa dos 11 a 15 anos, chegando na adolescência e tendo que lidar com outras questões do dia a dia, além dos estudos.

Ensino Médio

No Ensino Médio o aluno já está a um passo de entrar na faculdade e tem um alto nível de desafios quando chega nessa fase escolar.

Isso porque o Ensino Médio serve como se fosse um preparativo para o Enem, por exemplo, além de outras provas para ingressar em faculdades públicas e privadas.

Dessa forma, o nível de estresse costuma ser muito alto. Um professor particular, portanto, torna-se ideal para ajudar o aluno a conseguir ter calma e foco no seu objetivo final.

Nessa fase, a concentração passa a ser uma grande dificuldade, além disso, em alguns casos, os alunos já estão no mercado de trabalho, como jovem aprendiz, tendo que ter essa dupla rotina. 

Pré-vestibular

Se tem uma aula que os alunos buscam antes de prestar uma prova para entrar em uma universidade, são as aulas pré-vestibular.

Nessas aulas particulares, o professor, junto do aluno, busca as áreas de maior insegurança e tenta trabalhá-las. Isso é muito comum quando o tema é voltado às matérias de português e matemática, por exemplo.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário