paisagismo e o clima

Noções básicas de paisagismo, guia de trabalho para paisagista ou jardinagem e paisagismo são cursos com bastante procura, muito devido ao aspecto visual e/ou estético que o design de plantas tem no interior ou no exterior.

No entanto, antes de entrar nas noções de paisagismo e nos design de plantas é necessário compreender como a previsão do tempo influencia o trabalho de paisagista.

Escolher as plantas

Esta é quase uma noção básica. A seleção de plantas deve obedecer ao tipo de clima. Cada planta necessita de diferentes condições climáticas para florescer ou sobreviver. É portanto imprescindível fazer uma seleção das plantas em função da umidade, temperatura e precipitação.

Num curso de paisagismo para iniciantes, uma das primeiras abordagens na escolha de plantas passa exatamente pelo tipo de clima. Se está na área de São Paulo é importante saber qual a previsão do tempo sp e quais as condições climáticas habituais.

O recurso hídrico

A irrigação das plantas ou a necessidade de água de uma planta entra na equação do paisagismo, em função do clima e da região. Nos climas semiárido ou desértico, as plantas deverão ser resistentes a largos períodos de seca. Se as plantas tiverem mais necessidade de água e os recursos forem escassos, é importante investir em práticas de irrigação eficientes. Uma vez mais, são as condições climáticas a interferir na paisagem. 

Os espaços ao ar livre

O paisagismo está em grande parte associado à jardinagem e às plantas, mas é uma noção ainda mais abrangente. A paisagem é criada não só com uma boa seleção de plantas, mas também com todos os aspectos decorativos e ornamentais que entram em linha de conta na ocupação do espaço. Estes elementos de decoração também se relacionam com o clima, na escolha do tipo de móveis, por exemplo.

A biodiversidade local

As condições climáticas influenciam a biodiversidade, que por sua vez pode impactar o paisagismo. O paisagista pode querer criar um espaço que acolha a biodiversidade local. Para isso, deve ter em consideração as espécies existentes na área e a implementação de áreas que permitam a sobrevivência e multiplicação das espécies.

Estes são apenas alguns dos elementos a considerar, numa noção muito básica de paisagismo, que é possível aprofundar em cursos dedicados à temática. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.