começar a investir seu dinheiro

Para garantir uma vida rentável no futuro, é fundamental investir seu dinheiro. Nos últimos anos, o brasileiro tem descoberto a importância de fazer investimentos.

Segundo a Anbima– Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, o país computa hoje mais de 60 milhões de investidores. 

Entre 2021 e 2022, houve um aumento de 31% para 36% de novos investidores, um acréscimo de 8 milhões de pessoas. 

Um dos pontos interessantes na pesquisa é que a classe C tem tido o maior crescimento, demonstrando interesse e aprendizado em cuidar do próprio dinheiro.

Apesar dos pontos positivos, os golpes e fraudes também cresceram, se tornando um problema enorme para bancos, corretoras e pequenos investidores. 

Para não cair em golpes, separamos algumas dicas valiosas que vão multiplicar seu dinheiro, enquanto o protege de estelionatários. Confira. 

Como começar a investir seu dinheiro? 6 dicas para você iniciar agora!

Como foi dito na introdução, o investimento financeiro do brasileiro está melhor e maior, pois as pessoas estão mais atentas a seus ganhos e gastos e preocupadas com crescimento a longo prazo.

A conscientização e o acesso mais fáceis a educação e informação, faz com que mais pessoas busquem formas de multiplicar seu patrimônio.

Veja algumas dicas para começar a investir seu dinheiro de forma inteligente:

  1. Defina seus objetivos de vida

Vamos lá! A primeira dica é saber o que você deseja fazer com o investimento, quais os objetivos a médio e longo prazo.

A ideia é comprar um carro a médio prazo? O investimento deve ser pensado de uma forma. Se o objetivo é pensar em uma aposentadoria confortável, o esforço precisa ser outro. 

Leve em consideração o tempo que levará e a rentabilidade do investimento, além do tipo escolhido. Esses 3 pontos são fundamentais para o sucesso no tempo esperado. 

  1. Aprenda sobre todo tipo de investimentos 

Existem, basicamente, 2 tipos de investimentos: Renda fixa e renda variável. A renda fixa são investimentos que o valor é fixo com prazo definido e, em geral, com valores bem claros de rentabilidade, mas em geral, menores que a renda variável.

Já a renda variável é um tipo de investimento que os valores e datas tanto de aplicação quanto retorno sofrem variações do mercado. Em geral, os valores recebidos podem ser bem mais lucrativos, porém o risco de perdas é bem maior.

Cada um dos tipos de investimentos leva em consideração o tipo de investidor. Quanto mais dinheiro e segurança financeira, a renda variável pode ser mais vantajosa. 

Em contrapartida, se ao investir seu dinheiro ele não é um grande montante, a renda fixa pode ser a melhor opção. 

  1. Faça um planejamento financeiro 

Agora que você percebeu que existem muitos tipos de investimentos, é hora de fazer um planejamento financeiro para começar a investir seu dinheiro.

Sugerimos a regra 50/30/20, separe 50% do seu dinheiro para o pagamento de contas e manutenção do estilo de vida. 30% para compras e supérfluos e 20% para os investimentos. 

A regra é apenas uma base que cada pessoa e família deve seguir segundo sua realidade. 

  1. Tenha uma reserva de segurança

Para manter a regra do tópico anterior ou qualquer tipo de investimento, principalmente se for em renda variável, é vital ter uma reserva de segurança.

Esses valores podem estar na poupança ou em uma outra caderneta de investimentos que possa ser facilmente retirada, como o Tesouro Direto, por exemplo. 

  1. Cuidado com investimentos em renda variável

A renda variável não é uma boa ideia para pessoas que estão começando e nem para quem tem pouco dinheiro para investir. 

Por causa da alta volatilidade do mercado, é melhor começar pela renda fixa e juntar um bom dinheiro para aos poucos fazer investimentos mais arriscados.

  1. Analise os custos envolvidos 

Outro ponto importante é observar os custos envolvidos como taxas e impostos. Esses valores podem gerar custos altos, baseado no valor e as vezes não compensa fazer mais investimento naquele tipo de renda. 

Analise as porcentagens de retorno e as taxas a pagar, pois só assim você fará investimentos corretos sem perder dinheiro.

Como investir seu dinheiro sem cair em golpes financeiros?

Começou a investir ou não sabe exatamente por onde começar por que existem muitas promessas no mercado? Lembre-se: dinheiro fácil não existe! 

Para tudo é preciso trabalho duro e persistência, além de uma dose de estudo e inteligência para fazer as melhores decisões e escapar de armadilhas. Veja algumas dicas para não cair em golpes:

  • SMS e e-mails suspeitos– O Phishing é um tipo de golpe antigo, mas que ainda faz muitas vítimas. 

Os golpistas enviam e-mails ou até mensagens de texto se passando por bancos e pede seus dados. Para pessoas desavisadas, pode ser o prato cheio para qualquer fraudador. 

Sempre analise o e-mail oficial do seu banco e esteja atento que essas instituições nunca podem dados por mensagens. 

  • Esquemas de investimentos fictícios– Esse tipo de investimento é baseado em promessas de pouco dinheiro a ser investido, mas um alto retorno. 

Muitas pessoas caem por ter custos baixos, mas podem perder todo dinheiro quando não vê retorno nem rentabilidade. 

  • Golpe do WhatsApp– Golpistas fazem a clonagem do WhatsApp da pessoa e roubam o número, fazendo pedido de dinheiro para os contatos dela. 

Para se proteger, sempre deixe suas conversas criptografadas, coloque fator de duas etapas com senha e avise seus contatos que qualquer pedido de valores e abordagem diferente do comum, não respondam e denunciem. 

Curso Decisões de Investimento e Financiamento grátis online UNOVA Cursos

Você percebeu como é possível investir com segurança, fugindo de golpes e fazendo as melhores aplicações, mesmo com pouco dinheiro.

Para começar a investir seu dinheiro, é fundamental conhecimento e isso que o curso Decisões de Investimento e Financiamento dará a você.

Neste curso, aprenda sobre fluxo de caixa, juros compostos, as taxas de juros e todos os tipos existentes, entre outras aulas incríveis!

Tudo isso em uma plataforma completa de recursos e perfeita para seu crescimento profissional. Certificado válido e aceito em todo país, com cursos grátis e online. Matricule-se agora!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.