A terapia para depressão é uma das alternativas mais benéficas quando o assunto é depressão, sendo esta, uma das doenças psíquicas mais preocupantes da atualidade.
Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, são mais de 300 milhões de pessoas que possuem depressão diagnosticada, o que corresponde que a cada 5 pessoas, uma possui a doença.
No Brasil, 5,8% da população do país possui depressão e atualmente o país é o mais depressivo da América Latina e o segundo no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Atualmente, ela é uma das doenças mais incapacitantes de trabalhadores, sendo que estimativas mostram que em menos de 20 anos, ela será a doença mais comum e afetando mais pessoas que outras enfermidades como doenças cardíacas e câncer.
Com uma realidade tão expressiva e perigosa, cada vez mais a terapia é um auxílio muito eficaz para o sucesso do tratamento, inclusive, da cura da pessoa, inclusive com psicofármacos.
A seguir, veja o que é a psicoterapia, qual sua importância para a depressão e dicas para ter mais saúde mental e qualidade de vida.
Terapia para depressão: O que é a Depressão? Sintomas e tratamentos
A depressão é uma doença psíquica considerada crônica que afeta a mente e, também, o físico da pessoa, já que provoca emoções deturpadas e dores, de humor triste, sentimentos de desesperança e até dores de cabeça e musculares.
A pessoa com depressão pode sentir uma baixa autoestima associada a outras sensações e motivações, e nem sempre a doença possui uma causa definida, mas na maioria dos casos, há acontecimentos que podem provocar e potencializar estes sintomas.
A perda de uma pessoa querida, perda do emprego ou empresa que quebrou, desentendimentos na família, além de términos de relacionamentos amorosos, são alguns dos motivos mais comuns que desencadeiam a depressão.
Atualmente, a doença é considerada uma das CID- Classificação Internacional de Doenças, mais comuns para terapia ocupacional de incapacitação de pessoas no mercado de trabalho.
A OMS alerta que a depressão tem se tornado uma pandemia, já que afeta o mundo todo e aumentou significativamente depois do isolamento entre os anos de 2020 e 2022 por conta da Covid 19.
Segundo dados da própria OMS, houve um aumento de 25% de casos de depressão e transtorno de ansiedade generalizada no mundo, durante os anos da pandemia da covid 19.
O isolamento e a falta de recursos, além do medo da doença respiratória, foram alguns dos fatores que causaram o aumento da depressão no planeta.
A depressão é uma doença que não vê idade, gênero, localidade ou estilo e status de vida. Qualquer pessoa pode ter depressão e os principais sintomas da doença, são:
- Humor deprimido, com uma tristeza persistente e apatia;
- Distúrbios do sono, onde a pessoa pode sentir insônia ou sono excessivo;
- Falta de energia e cansaço frequente;
- Anedonia, que é a falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
- Alteração da libido, mais frio e indiferente.
Além desses sintomas, a depressão pode ser considerada leve, mediana e grave, sendo que este último caso, pode levar a pessoa ao suicídio.
Nos sintomas leves, a pessoa tem a chamada distimia, que é uma depressão mais longa, porém, sem prejudicar a produtividade e vida da pessoa.
Na depressão de nível médio, o paciente tende a ficar mais isolado, desinteressado no que antes era seu foco e com choro e tristeza frequente.
Nos casos graves, a depressão pode levar a pessoa a sintomas como baixa autoestima, a ponto de não cuidar dos cuidados com a própria higiene e isolamento total, se afastando de pessoas que ama e com pensamentos suicidas.
Para combater a doença, existem tratamentos efetivos com medicamentos e a psicoterapia.
Os medicamentos são prescritos por um médico psiquiatra e são receitados conforme as queixas do paciente, além de análise de exames laboratoriais e de imagem, quando necessário.
Já a psicoterapia tem fator terapêutico, na busca que o paciente desabafe suas emoções e consiga vencer seus traumas, medos e lutas internas mais profundas.
No próximo tópico, falaremos da importância da psicoterapia para tratamento e combate a depressão.
Qual a importância da terapia para depressão? Como funciona?
Um dos tratamentos mais importantes para combater a depressão é a psicoterapia, ou simplesmente terapia.
Na terapia, o paciente é encorajado a buscar o autoconhecimento, entendendo de onde vem suas dores emocionais e como é possível lutar contra elas, encontrando em si mesmo as ferramentas para esse tratamento.
É muito comum que o psiquiatra recomende que a terapia para depressão seja feita em conjunto com o tratamento medicamentoso, pois nos casos de médio grau e de maior gravidade, é fundamental o uso de remédios para controle dos sintomas.
Com a terapia, o paciente tende a entender seus problemas e verbaliza tudo o que lhe oprime e incomoda, e tudo isso é feito com o auxílio de um psicoterapeuta profissional.
Existem basicamente duas abordagens que o terapeuta pode fazer com os pacientes: A terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise.
Na Terapia cognitivo-comportamental, o terapeuta tem o objetivo de ajudar a pessoa a modificar seus pensamentos, e dessa forma, os comportamentos e hábitos da pessoa também serão transformados.
A psicanálise é uma linha teórica desenvolvida pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud e consiste em uma investigação mais profunda da psique humana, analisando os processos mentais conscientes e inconscientes do ser humano.
Freud acreditava que a mente é responsável por todas nossas decisões, independente se são conscientes ou não é sua origem são em impulsos internos e externos.
Basicamente, em todas as abordagens o terapeuta é fundamental para guiar as sessões, que duram em média 40 minutos, e possui a meta de fazer com que o paciente se conheça e obtenha a cura de suas lutas mentais.
O paciente é estimulado a falar e pode chorar ou ter misto de emoções durante essas sessões, o que são sensações importantes para que seus processos psicológicos sejam tratados e controlados.
E, afinal, a depressão tem cura? Sim, é possível chegar a alta médica com auxílio de medicamentos e principalmente a terapia para depressão.
Com o terapeuta certo e vontade de lutar, é possível conquistar uma vida saudável e mente sã. Para entender mais sobre o assunto, faça o curso Terapia para depressão.
Curso de carga horária de 20 horas, 13 aulas e nível básico. Aprenda tudo o que precisa sobre depressão e os caminhos para o tratamento eficaz. Curso perfeito para pacientes, especialistas e estudantes. Matricule-se já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor