Wi-Fi pública

Os riscos de uma rede Wi-fi pública

Os mesmos recursos que tornam os hotspots Wi-Fi gratuitos desejáveis ​​para os consumidores os tornam desejáveis ​​para hackers; ou seja, que não requer autenticação para estabelecer uma conexão de rede. Isso cria uma oportunidade incrível para o hacker obter acesso irrestrito a dispositivos não seguros na mesma rede.

A maior ameaça à segurança Wi-Fi gratuita é a capacidade do hacker se posicionar entre você e o ponto de conexão. Então, em vez de falar diretamente com o ponto de acesso, você está enviando suas informações para o hacker, que as repassa.

Enquanto trabalha nessa configuração, o hacker tem acesso a todas as informações que você envia na Internet: e-mails importantes, informações de cartão de crédito e até credenciais de segurança para sua rede comercial. Depois que o hacker obtém essas informações, ele pode – à vontade – acessar seus sistemas como se fosse você.

Os hackers também podem usar uma conexão Wi-Fi não segura para distribuir malwares. Se você permitir o compartilhamento de arquivos em uma rede, o hacker poderá plantar facilmente o software infectado no seu computador. Alguns hackers engenhosos conseguiram até invadir o próprio ponto de conexão, fazendo com que uma janela pop-up aparecesse durante o processo de conexão, oferecendo uma atualização para um software popular. Clicar na janela instala o malware.

À medida que o Wi-Fi móvel se torna cada vez mais comum, você pode esperar que os problemas de segurança da Internet e os riscos públicos de Wi-Fi cresçam com o tempo. Mas isso não significa que você precisa ficar longe do Wi-Fi gratuito e se conectar a uma mesa novamente. A grande maioria dos hackers está simplesmente perseguindo alvos fáceis, e tomar algumas precauções deve manter suas informações seguras.

Use uma VPN

VPN

Uma conexão de rede privada virtual (VPN) é essencial ao se conectar à sua empresa por meio de uma conexão não segura, como um ponto de acesso Wi-Fi. Mesmo que um hacker consiga se posicionar no meio da sua conexão, os dados aqui serão fortemente criptografados. Como a maioria dos hackers está atrás de um alvo fácil, provavelmente descartarão informações roubadas em vez de submetê-las a um longo processo de descriptografia.

Use conexões SSL

É provável que você não tenha uma VPN disponível para navegação geral na Internet, mas ainda pode adicionar uma camada de criptografia à sua comunicação. Habilite a opção “Sempre usar HTTPS” nos sites que você visita frequentemente ou que exigem que você insira algum tipo de credencial.

Lembre-se de que os hackers entendem como as pessoas reutilizam senhas; portanto, seu nome de usuário e senha em algum fórum aleatório podem ser os mesmos do seu banco ou rede corporativa, e o envio dessas credenciais de maneira não criptografada pode abrir a porta para um hacker inteligente. A maioria dos sites que exigem uma conta ou credenciais possui a opção “HTTPS” em algum lugar de suas configurações.

Desativar compartilhamento

Ao se conectar à Internet em um local público, é improvável que você queira compartilhar qualquer coisa. Você pode desativar o compartilhamento nas preferências do sistema ou no Painel de controle, dependendo do sistema operacional, ou deixar o Windows desativá-lo, escolhendo a opção “Público” na primeira vez em que você se conectar a uma rede nova e não segura.

Mantenha o Wi-Fi desligado quando você não precisar dele

Mesmo que você não tenha se conectado ativamente a uma rede, o hardware Wi-Fi no seu computador ainda está transmitindo dados entre qualquer rede dentro do alcance. Existem medidas de segurança para impedir que essa comunicação secundária comprometa você, mas nem todos os roteadores sem fio são iguais, e os hackers podem ser um grupo bastante inteligente. Se você estiver apenas usando o computador para trabalhar em um documento do Word ou Excel, mantenha o Wi-Fi desligado. Como bônus, você também terá uma bateria muito mais longa.

Sobre o Autor