funções de assistente administrativo

Organizando documentos, atendendo o público e, principalmente, promovendo a boa gestão financeira e organizacional da empresa, o assistente administrativo é um profissional operacional que auxilia na coordenação de toda logística empresarial.

Para quem está no primeiro emprego ou busca crescer na carreira dentro do segmento administrativo, iniciar como assistente administrativo é, sem dúvida, uma boa oportunidade.

A seguir, vamos não só te falar sobre o que é, mas vamos abordar quais são as funções de um assistente administrativo, qual é o salário desse profissional e como se qualificar para ser um assistente administrativo com excelência no mercado de trabalho. Boa leitura!

O que é um assistente administrativo?

Um assistente administrativo nada mais é do que aquele profissional que trabalha oferecendo um serviço de assistência dentro da gestão de uma empresa.

Ao controlar dados internos de uma organização e usá-los de forma a otimizar os trabalhos, o assistente administrativo ajuda a coordenar áreas administrativas, além dos documentos e da relação de pautas.

Como trabalha ao lado de administradores, quanto mais demonstrar interesse em aprender e vontade de trabalhar, maiores as chances de crescer na área.

Quais são as funções do assistente administrativo?

assistente administrativo funções

Entre as principais funções de um assistente administrativo, as que estão atribuídas ao profissional dessa área são, por exemplo:

  • Controlar a chegada e saída de correspondências;
  • Emitir de notas fiscais, além de lançar no sistema;
  • Fazer a organização de arquivos;
  • Criar e controlar documentos;
  • Fazer cadastros atualizados;
  • Criar planilhas e relatórios;
  • Extrair dados de sistemas gerenciais;
  • Atender fornecedores, clientes e público no geral.

Como é o mercado de trabalho de um assistente administrativo?

O mercado para os assistentes administrativos no Brasil é considerado um campo cheio de oportunidades, considerando que o papel desse profissional é uma questão básica para muitas empresas, seja qual for a área.

Trata-se de um profissional indispensável, portanto, isso reflete na busca constante das empresas em contratar esses profissionais. Considerando isso, é importante falar sobre a média salarial de um assistente administrativo e quais os setores ele pode atuar.

Salário de um assistente administrativo

O salário para um profissional assistente administrativo pode ser bastante vantajoso, considerando que a maior parte desses profissionais estão começando no mercado de trabalho ou possuem pouca experiência.

Segundo dados da CATHO, site brasileiro de classificados de empregos, a média no Brasil é de R $1.704,15, sendo que os maiores valores se concentram na região Sudeste.

É importante frisar que o valor salarial de uma vaga leva em conta às funções efetivas e horários de trabalho, bem como o local e benefícios oferecidos pela empresa.

Em muitas organizações, é comum que o cargo de assistente administrativo tenha categorias como júnior, pleno e sênior. A partir disso, portanto, cada empresa tem sua política organizacional, assim como salarial.

Em quais setores um assistente administrativo pode atuar?

Tanto empresas públicas como privadas podem empregar assistentes administrativos. Para o primeiro caso, é comum que as vagas surjam com mais facilidade, já no segundo, é mais frequente que elas dependam de um concurso público.

Quem quer trabalhar ou começar como assistente administrativa, portanto, encontra espaço em todos os setores, desde lojas e hospitais até escolas e ONGs.

Diferenças entre auxiliar administrativo e assistente administrativo

É comum que as pessoas se confundam em relação às diferenças entre auxiliar administrativo e assistente administrativo.

O auxiliar administrativo executa tarefas administrativas mais simples e de baixa complexidade. Por isso, enquanto ele exerce tarefas menores, o assistente administrativo atua em um papel mais próximo ao do administrador, tendo funções mais estratégicas.

Além disso, para atuar como auxiliar administrativo não é preciso qualquer qualificação profissional específica, mesmo que isso favoreça oportunidades.

O que é necessário para ser um assistente administrativo?

Diferente do auxiliar administrativo, é preciso que o assistente administrativo tenha algum repertório de qualificação nessa área.

Embora não seja preciso ser graduado em administração, são valorizados e, muitas vezes requisitados, cursos técnicos e profissionalizantes nesse setor.

Além disso, para ser um assistente administrativo, é exigido ensino médio completo. Caso a pessoa estiver fazendo faculdade nas áreas administrativa e financeira, isso poderá ser um diferencial importante.

Perfil ideal para assistente administrativo

Perfil Ideal Para Assistente Administrativo

O profissional que quer atuar como assistente administrativo precisa ter algumas habilidades específicas que podem fazer dele um profissional diferenciado e de grande qualidade na área que está inserido.

Entre elas, podemos citar algumas como concentração, organizações, gestão de tempo, comunicação e dinamicidade.

Concentração

Um assistente administrativo é um profissional que possui muitas funções, e muitas vezes, é obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo.

Para não perder o foco facilmente, o profissional precisa ter um perfil concentrado e saber separar cada obrigação de forma mental com maestria.

Organização

O profissional Assistente Administrativo precisa ser muito organizado, principalmente para não perder documentos importantes.

Além disso, deve ser muito cuidadoso com todos os bens, documentos e necessidades que precisa atender.

Gestão de tempo

Saber administrar o tempo é essencial. Um assistente precisa saber separar o quantas horas irá demorar para fazer um relatório ou para responder os e-mails.

Caso não queira atrasar serviços, o Assistente Administrativo precisa dominar perfeitamente a capacidade de gestão do seu tempo.

Comunicação

A área necessita que o profissional esteja em constante contato com outras pessoas e processos dentro de uma empresa.

Devido a isso,  é essencial que um assistente saiba ser comunicativo e interagir com as pessoas de forma objetiva e clara.

Dinamicidade

Por fim, um bom assistente administrativo precisa ser dinâmico, pró-ativo e buscar superar os objetivos não só da empresa mas de si próprio.

O dinamismo garante que ele esteja não só disposto para as tarefas do dia mas que faça cada função com agilidade e qualidade.

Assistente administrativo na FBV Cursos

O profissional que trabalha como assistente administrativo precisa estar sempre conectado com as novidades do mercado e estar preparado para a área.

Devido a isso,  FBV Cursos criou o curso Assistente Administrativo, com aulas 100% online e que tratam das funções, perfis e qualificações necessárias para o profissional da área.

Além das aulas online, o curso é gratuito, com possibilidade de certificação total no final. Acesse agora e qualifique-se!

Conclusão

Depois desse texto é bem provável que você esteja muito mais alinhado com as funções de um assistente administrativo no mercado de trabalho.

E mesmo que não precise de uma graduação, se você deseja crescer nessa área, se qualificar com cursos é essencial!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários

Deixe um comentário


  1. Ola boa tarde Andelson vieira Matias é o meu nome tenho 24 anos de idade sou assistente administrativo, de uma companhia de Teatro horizonte Njinga Mbande.