Quais As Funções De Um Assistente Administrativo

Organizando documentos, atendendo o público e principalmente promovendo a boa gestão financeira e organizacional da empresa, o Assistente Administrativo é um profissional operacional que auxilia na coordenação de toda logística empresarial, administrativa, além das áreas burocráticas e rotineiras.

Quem está no primeiro emprego ou busca crescer na carreira das áreas financeiras e administrativas, iniciar como assistente administrativo é sem dúvida uma boa oportunidade de conhecer melhor essas áreas e estar mais próximo de subir e almejar áreas mais promissoras no futuro. A seguir, o que é, quais as funções, o salário, perfil e como se qualificar para ser um Assistente Administrativo com excelência.

Assistente Administrativo

O profissional que trabalha tanto em empresas administrativas, financeiras, como comerciais e de outras áreas como escolas por exemplo, exerce um serviço de auxiliador na gestão de toda empresa.

Na busca de controlar dados e usá-los de forma a otimizar os trabalhos, o Assistente Administrativo ajuda a coordenar áreas administrativas, além de documentos e relação de pautas. Cuida da agenda de seus superiores, atende o público e também oferece informações e auxílio por telefone e email.

O profissional em geral trabalha de segunda a sexta em horário comercial, porém é possível que dependendo das atribuições da qual é designado e o tamanho das responsabilidades que lhe são oferecidas, o assistente administrativo necessite trabalhar aos fins de semana ou estender seu horário na semana.

Quanto mais demonstrar interesse em aprender e vontade de trabalhar, maiores as chances de crescer na área.

Funções Do Assistente Administrativo

, Quais As Funções De Um Assistente Administrativo

Dentre as funções do profissional estão:

  • Controlar a chegada e saída de correspondências;
  • Emissão de notas fiscais, além de seu lançamento no sistema;
  • Organização de arquivos;
  • Criação e controle de documentos;
  • Cadastros atualizados;
  • Criação de planilhas e relatórios;
  • Extração de dados de sistemas gerenciais;
  • Atendimento a fornecedores, clientes e público em geral, entre outras atribuições.

O mercado para os Assistentes Administrativos no Brasil é em geral sempre aquecido, já que muitas empresas de vários segmentos necessitam de profissionais com essas funções para desempenhar o melhor trabalho dentro da organização. Só em 2017, mais de 4.000 vagas foram oferecidas até maio, o que prova que a área está sempre em expansão, contínua e com oportunidades para muitos profissionais.

Salário

O salário para um profissional Assistente Administrativo é bem interessante, se levarmos em conta que grande parte dos profissionais estão começando no mercado de trabalho ou possuam pouca experiência.

Entre 1.500 a 3.000 reais, é o salário mínimo e máximo da categoria. Segundo dados da CATHO, a média no Brasil é de R$ 1.704,15, sendo que os maiores valores se concentram na região Sudeste. Para ser um Assistente Administrativo, é exigido Ensino Médio cursando a completo, se a pessoa estiver fazendo faculdade nas áreas administrativas e financeiras, poderá ser um diferencial importante.

É importante frisar que qualquer valor deve ser levado em conta, quanto as funções e horários de trabalho, como local e benefícios oferecidos pela empresa. Em muitas organizações, é comum que o cargo de Assistente Administrativo tenha categorias como junior, pleno e sênior, portanto cada empresa tem sua política organizacional, assim como salarial.

Perfil Ideal Para Assistente Administrativo

, Quais As Funções De Um Assistente Administrativo

O profissional Assistente Administrativo precisa ter algumas habilidades específicas que podem fazer dele um profissional diferenciado e de grande qualidade na área que está inserido. Elas são:

  • Concentração– Assistente Administrativo é um profissional que possui muitas funções, e muitas vezes é obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo. Para não perder o foco facilmente, o profissional precisa ter um perfil concentrado e saiba separar cada obrigação de forma mental com maestria;
  • Organizado– O profissional Assistente Administrativo precisa ser muito organizado, se não quiser perder documentos importantes. Deve ser muito cuidadoso com todos os bens, documentos e necessidades que precisa atender para empresa;
  • Administrador do tempo– Saber administrar o tempo, calculando mentalmente o quanto irá demorar para fazer um relatório por exemplo, quando precisa enviar alguns e-mails, é sem dúvida uma preocupação que pessoas que conseguem administrar bem seu tempo conseguem fazer. O Assistente Administrativo precisa dominar perfeitamente essa parte, caso não queira atrasar serviços;
  • Comunicativo– A área necessita que o profissional esteja em constante contato com outras pessoas, portanto é essencial que seja comunicativo e saiba como interagir com as pessoas de forma objetiva e clara;
  • Dinâmico– Assistente Administrativo precisa ser dinâmico, pró-ativo e buscar superar os objetivos não só da empresa mas de si próprio. O dinamismo garante que esteja não só animado o dia todo mas que faça cada função com agilidade e perfeição.

Assistente Administrativo Na Fbv Cursos

O profissional em Assistente Administrativo precisa estar sempre conectado com as novidades do mercado e estar preparado para a área. Por isso a FBV Cursos oferece o curso Assistente Administrativo, com aulas 100% online e que tratam das funções, perfis e qualificações necessárias para o profissional da área.

Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se no curso Assistente Administrativo. Além das aulas online, o curso é gratuito, com possibilidade de certificação total no final. Acesse agora e qualifique-se!

Deixe seu comentário sobre este artigo, e acesse agora os cursos FBV Cursos e garanta sua especialização profissional.

[kkstarratings]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *