programa 5S qualidade total

5S é um programa de gestão de qualidade empresarial criado no Japão para melhorar aspectos como a organização, a limpeza e a padronização.

Os princípios empregados pelo programa 5S para alcançar a melhoria continuada e a qualidade total não se difere de algumas premissas fundamentais para o desenvolvimento humano e também profissional.

O programa 5S aplica-se normalmente como um plano estratégico, de modo que alguns aspectos fundamentais da empresa começam a demonstrar melhoras em direção à qualidade total.

A combinação do número “5”, com a letra “S” provém de cinco termos japoneses que se iniciam com S :

  1. Seiri: Senso de utilização
  2. Seiton: Senso de organização
  3. Seiso: Senso de limpeza
  4. Seiketsu: Senso de padronização
  5. Shitsuke: Sendo de disciplina.

A vantagem principal do programa 5s é a facilidade com que pode levar a mudanças de comportamento em todas as áreas das empresas.

Aprenda Como Executar o Programa 5s

O programa 5s pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, escola, setor público, associação ou até mesmo na vida pessoal de cada um de nós. A sua prática aumenta a produtividade, segurança, eficiência e motivação. E, além do mais, é uma combinação aliada aos requisitos da certificação ISO. Isso porque o programa 5S trabalha exatamente esses aspectos:

Seiri: Senso de utilização

O principal objetivo da primeira fase do programa 5S é fazer com que o ambiente de trabalho seja mais leve e menos poluído, tanto visual como espacialmente. Para tal, os elementos ou materiais de trabalho serão classificados de acordo com a constância com que são utilizados para, depois, reorganizá-los ou colocá-los em uma área de descarte apropriadamente organizada. A consequência dessa primeira etapa do programa 5s é um ambiente de trabalho organizado e estruturado, combinado com as necessidades fundamentais de cada companhia.

Seiton: Senso de organização

Seiton Senso de organização na empresa

A segunda etapa do programa 5s é a continuação da primeira. O conceito primordial é a simplificação. Com base na organização espacial alcançada anteriormente, esta fase pretende dar aos objetos menos utilizados um lugar onde permaneçam etiquetados e organizados. Isso simplifica os processos e economiza tempo.

Seiso: Senso de limpeza

limpeza nas empresas

O terceiro elemento do processo 5S é a limpeza e o exame exaustivo do ambiente de trabalho para identificar as rotinas que geram imperfeições e sujeira. Qualquer coisa que possa causar interferência ou perturbação (como odores desagradáveis, defeitos na luz ou ruído) deve ser reparada. O resultado mais importante é um ambiente que satisfaz os funcionários, pelo fato de estarem trabalhando em um espaço arrumado e limpo, bem como aparelhos com menor risco de erros ou defeitos, por causa de um monitoramento contínuo.

Seiketsu: Senso de padronização

bom humor nas empresas

O quarto conceito do programa 5S tem por objetivo manter os três primeiros, o que conduz a uma melhoria contínua do ambiente de trabalho. Nesta fase, é necessário identificar quem é responsável pela continuidade nas etapas iniciais. Um ambiente de trabalho mais limpo, é bem provável que os trabalhadores também procurem dá mais atenção à seu aparência e saúde pessoal, mantendo assim o equilíbrio e o bom desempenho em suas funções. Isso contribui ainda mais para o progresso em direção à qualidade total.

Shitsuke: Sendo de disciplina

proatividade empresarial

No momento que o quinto e último processo do programa 5s está em funcionamento, significa que o programa tem funcionado perfeitamente. A disciplina, que pode ser avaliada como a chave do programa 5S, existe quando todos contribuem para melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade e a saúde pessoal sem ser pressionado por alguém para tal.

Por que implantar o Programa 5s?

Os resultados alcançados no emprego do programa 5S são impressionantes, desde que todo o quadro de funcionários participe ativamente da sua aplicação. Podemos descrever algumas das vantagens:

  • Melhora a qualidade do produto ou serviço;
  • Elevação da produtividade;
  • Cria a base necessária para a implementação de outros programas de qualidade;
  • Detecta erros, objetos desorganizados e outros problemas que necessitem de atenção especial;
  • Prevenção de acidentes;
  • Melhora do ambiente de trabalho;
  • Melhora a qualidade de vida.

Existe Certificação de Programas como o 5S e o 8S?

Os programas 5S e 8S são programas que pretendem aplicar valores de uma verdadeira prática direcionada para a gestão da qualidade da empresa, mas não são normas técnicas e, portanto, não existe uma certificação reconhecida pelo INMETRO ou por outras constituições de acreditação.

No entanto, algumas empresas emitem um certificado para a implantação ou manutenção do programa. Todavia essa certificação é responsabilidade dessas empresas, e não é reconhecida em outras organizações, tendo assim, uma função ilustrativa para motivação e reconhecimento da organização.

ARTIGO RELACIONADO: Curso de Hipnose SP

Além disso, existem vários cursos de formação no mercado para auditorias internas de 5S ou 8S, já que se trata de programas em processo de evolução, é importante monitorar sistematicamente as suas práticas antes de prosseguir para as próximas fases. Isso é muito útil quando estas auditorias são realizadas por empregados da empresa, com o fim de aumentar a participação e comprometimento das pessoas em sua adesão.

E você, tem seguido em sua empresa estas práticas de qualidade?

Veja também nosso curso Gratuito Programa 5S

Sobre o Autor