EAD não funciona! Verdade ou mito? Veja agora!

Bigode: Apesar de ganhar cada vez mais entusiastas, muitos profissionais ainda acham que o EAD não funciona. Afinal, é possível aprender com o ensino a distância? Com a dedicação necessária e a escolha da instituição certa, o método é tão eficiente quanto as aulas presenciais para o seu desenvolvimento no mercado de trabalho.

A especialização é um processo fundamental para todo profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Quem atua com Marketing Digital, por exemplo, não pode se dar ao luxo de passar muito tempo desatualizado, sem acompanhar tendências e novidades. Em uma rotina corrida, porém, não é tão simples encontrar tempo para estudar e, apesar de muito popular e prático, muita gente ainda acha que o EAD não funciona.

A sigla significa ensino a distância, e esse tem se tornado um método muito eficiente para capacitação e aprendizagem de profissionais dos mais diferentes níveis. Não à toa, dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que o número de alunos em cursos EAD aumentou mais de 300% entre 2009 e 2019 no Brasil.

Mas, afinal, por que tanta gente ainda acha que o EAD não funciona? Para esclarecer essa dúvida, preparamos um conteúdo com verdades e os mitos envolvendo o ensino a distância. A seguir, vamos falar sobre:

  • O que é EAD?
  • Como esse método funciona?
  • O EAD não funciona? Descubra o que é mito e o que é verdade!
  • Como escolher um bom curso EAD?

Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é EAD?

O EAD se refere ao método de ensino a distância, ou seja, sem a necessidade de aulas presenciais para que o aluno possa aprender e se desenvolver. Toda — ou a maior parte — da duração do curso acontece no ambiente virtual, utilizando diferentes plataformas e formatos de conteúdo para que os estudantes possam aprender sobre determinado assunto.

Trata-se de uma metodologia que ganhou mais espaço nos últimos anos, a partir da transformação digital, que facilitou o acesso aos recursos tecnológicos e à internet, permitindo a troca de informações entre professores e alunos de forma virtual. Apesar de utilizar outro ambiente, um curso EAD exige testes e atividades da mesma maneira para que o estudante seja avaliado.

Como esse método funciona?

A principal característica do ensino a distância é a sua flexibilidade. Ou seja, é muito mais fácil encaixar as aulas dentro de uma rotina de trabalho, já que não é necessário se deslocar até uma instituição para acompanhar as aulas. Além disso, o método pode funcionar de duas formas: síncrona ou assíncrona. As aulas podem ser acompanhadas de forma ao vivo ou de acordo com a demanda do estudante.

Como todas as aulas são gravadas e o contato com o professor é fundamental, mesmo que não acompanhe ao vivo, o estudante pode conferir o conteúdo completo em um outro momento. O mais importante é o atendimento assíncrono, em que o aluno pode fazer perguntas, depois de assistir a aula no seu tempo, para o professor orientá-lo.

Isso aumenta o estímulo para que os estudantes se dediquem e consigam aprender ao máximo. Com plataformas específicas ou, até mesmo, grupos em canais como o WhatsApp, os alunos também podem fazer o networking com seus colegas, tirar dúvidas e discutir temas pertinentes para o aprendizado. Ou seja, as características de uma aula presencial são transportadas para o ambiente online.

O EAD não funciona? Descubra quais são os mitos sobre o método!

Mas, afinal, o EAD não funciona ou isso não passa de um mito? Que tal esclarecer essas questões? Confira o que preparamos!

As aulas só funcionam com ótimos computadores

Um dos mitos mais comuns é de que o estudante precisa investir muito dinheiro na aquisição de ferramentas, como computadores. Como as aulas são disponibilizadas online, não é preciso instalar nenhum programa, deixando o acesso mais fácil, até mesmo, para as máquinas mais simples.

final, o EAD não funciona? Essa pergunta é muito comum, mas você sabe qual é a resposta? Acesse este conteúdo e descubra!

Atualmente, ainda é possível acompanhar as aulas pelo próprio celular, tornando todo o processo mais prático.

Os alunos ficam desmotivados com o EAD

Sem a presença física do professor para cobrar por atenção, por exemplo, muitos alunos acreditam que podem ficar desmotivados com o EAD. A verdade é que o desempenho e o engajamento dependem muito do próprio estudante.

Além disso, um professor dedicado vai encontrar maneiras de criar aulas online que façam com que a sua turma se dedique e se interesse pelo assunto, além do contato por meio de outras ferramentas.

O diploma EAD vale menos do que o presencial

Outro mito muito popular sobre como o EAD funciona é referente ao diploma. A realidade é que a aprovação do MEC (Ministério da Educação) garante a sua validade, da mesma forma que o diploma em um curso presencial.

A percepção do mercado de trabalho sobre o assunto também mudou, valorizando cada vez mais quem busca o aperfeiçoamento, independentemente da forma como ele foi conquistado.

O preço baixo mostra que não tem qualidade

Outra justificativa para quem acha que o EAD não funciona é a de que o preço mais baixo representa uma qualidade inferior no curso. A realidade é que os gastos da instituição com o ensino a distância são muito menores, começando pela economia com o espaço físico. Isso acaba se refletindo no preço repassado aos alunos, ainda que tenha os mesmos professores sendo os responsáveis pelas aulas.

O diploma é mais fácil de ser conquistado

Apesar de as aulas acontecerem de forma online, isso não significa que o diploma é mais simples de ser conquistado. Afinal, é preciso estudar e realizar todas as avaliações e atividades cobradas pelos professores. A jornada para alcançar o diploma, portanto, é muito parecida com a de um curso presencial.

Como escolher um bom curso EAD?

O EAD funciona e é possível melhorar o seu currículo com essa metodologia, certo? Mas o sucesso da sua decisão passa, também, pela escolha do curso que você vai fazer. Confira, então, como escolher o melhor caminho para o seu desenvolvimento profissional!

Defina seus objetivos

Antes de tudo, é necessário definir os seus objetivos com o curso. Trata-se de uma mudança de carreira ou uma especialização para aumentar as chances de ser promovido? Essa resposta é o que deve direcionar todas as suas escolhas posteriores, garantindo que o curso entregue exatamente o que você precisa para tornar o seu currículo ainda mais completo.

Conheça a instituição

Em seguida, é o momento de encontrar uma instituição que possa ajudar você a alcançar esse objetivo. Alguma que ofereça o EAD pode sair na frente por ter maior praticidade para ser encaixada na sua agenda, por exemplo. Além disso, é importante avaliar se a empresa e o curso são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), além de buscar mais informações sobre a estrutura e o funcionamento da instituição.

Avalie os cursos

Agora que você já sabe o que precisa e o local que pode se matricular, é hora de entender qual é o melhor curso para o seu currículo profissional. Isso também exige um cuidado na sua escolha, já que é o que vai ajudar no desenvolvimento da sua carreira. De nada adianta optar por uma instituição qualificada se, na prática, as aulas não vão agregar muito ao seu currículo.

Converse com ex-alunos

Outra forma interessante de entender se o EAD funciona ou não é perguntar aos ex-alunos daquela instituição. A ideia é entender não apenas sobre o curso em si, mas também, os detalhes que fazem parte do programa como um todo.

Quais são os canais utilizados para comunicação? A plataforma para aprendizado é prática de ser utilizada? Esse feedback é fundamental para tomar uma decisão mais acertada.

Saiba quem são os professores

A qualidade do corpo docente também é muito importante ao analisar um curso, especialmente, sendo EAD. Afinal, a ausência da interação em sala de aula deve ser compensada de alguma maneira para que as aulas sigam atrativas, não é mesmo? Isso passa muito pelo papel dos professores, que precisam criar conteúdos interessantes a partir das suas experiências e conhecimentos.

Dedique-se aos estudos

Nada disso vai adiantar se o aluno não se dedicar aos estudos. Por isso, parte fundamental para a escolha de um bom curso EAD está no próprio estudante. É preciso garantir que o tempo e os recursos investidos sejam bem aproveitados. Faça uma gestão de tempo eficiente para conciliar com as responsabilidades no trabalho e agregue ainda mais valor ao seu currículo profissional.

Apesar de muita gente ainda achar que o EAD não funciona, a realidade é muito diferente. Como efeito da transformação digital, esse método de ensino tende a ganhar cada vez mais espaço no mercado.

Com a escolha da instituição certa e as boas práticas necessárias para aprender, o profissional consegue se aperfeiçoar tão bem quanto em aulas presenciais. Agora que você já esclareceu que o EAD funciona e pode agregar muito valor ao seu currículo profissional, o que acha de dar o próximo passo? Conheça os 35 melhores cursos online de Marketing Digital para se tornar um expert em 2021!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *