qual carreira seguir dicas para te ajudar na escolha

Quando jovens, é normal que tenhamos muitas dúvidas sobre qual carreira seguir. Afinal, ao longo de nossa vida conhecemos muitas possibilidades de profissões e sempre nos parece que qualquer caminho escolhido tem que ser definitivo e não está aberto para uma mudança futura.

O medo de fazer uma escolha errada e se arrepender depois pode se tornar um peso na vida de muitas pessoas. E aí já viu, né? Em vez de serem guiadas por fatores mais precisos e alinhados com a sua realidade de vida, acabam se deixando guiar pelo receio de errar, o que faz com que escolham a sua carreira de forma equivocada.

Mas atire a primeira pedra quem nunca foi pego pelo medo de passar o resto da sua vida fazendo algo que não gosta ou seguir uma carreira totalmente desalinhada com os seus propósitos de vida. 

Talvez você esteja passando exatamente por isso agora. Considerando que a escolha da profissão é um passo muito importante em nossa existência – afinal, passamos 1/3 de nossas vidas trabalhando – hoje a nossa equipe trouxe 4 dicas valiosas para te guiar em uma escolha mais precisa de sua carreira. Vamos lá?!

qual carreira seguir vocação

A importância da escolha da carreira profissional

Seu dia tem 24 horas, sendo que 8 delas você passa dormindo (em média) e as outras 8 trabalhando, então imagina passar esse tempo todo infeliz em algo que você não gosta.

Todos precisamos de dinheiro, isso é um fato, mas na hora de escolher uma carreira para sua vida, essa não pode ser a única coisa a ser considerada, pois nem todo ganho financeiro do mundo vai te ajudar a ter saúde mental.

Obviamente que ninguém vai iniciar já no emprego dos sonhos, e é provável que por um tempo você fará alguma função que não lhe agrade tanto, mas é importante que ao menos esteja dentro de uma área que seja alinhada a sua personalidade.

Existem inúmeros tipos de carreira e você não precisa se decidir tão rápido, pois pode experimentar algumas fazendo cursos ou até estágio, pois vão te dar uma boa noção de como é o dia a dia daquela profissão, te permitindo confirmar se de fato é para você ou não.

O mais importante é ter uma ideia geral e ir se encontrando pelo caminho, enquanto vai aprendendo mais sobre as profissões e sobre si mesmo.

Carreira profissional: tipos e características 

Antes de passarmos para as dicas práticas para escolher a carreira ideal, nada melhor do que te manter inteirado sobre as carreiras profissionais que existem e como elas são caracterizadas, assim fica mais fácil vislumbrar o que te espera no mercado de trabalho, não acha?

1. Carreira tradicional ou burocrática

Como o próprio nome sugere, a carreira tradicional é aquela que já estamos acostumados a encontrar nos principais ambientes privados, considerando que está embasada em hierarquias muito bem consolidadas, nas quais o desenvolvimento profissional dos colaboradores é ditado pelo destaque em suas respectivas funções.

Nesta categoria, estamos acostumados a encontrar planos de carreira e promoções realizadas por meio de medidas meritocráticas. Aliás, é uma especificidade de carreira muito almejada devido à estabilidade financeira que fornece ao colaborador.

Aqui não há exatamente uma área específica de atuação, considerando que é uma carreira muito ampla e que comporta diversas especificidades de formação, de humanidades a tecnológicas.

2. Carreira empreendedora

A carreira empreendedora é ótima para aqueles que buscam as suas próprias oportunidades de crescimento profissional, trabalhando para si mesmos. 

Assim, compete uma análise de mercado alinhada ao seu nicho de trabalho, que se adequa às suas habilidades e aptidões.

Como é uma carreira muito complexa e que exige múltiplas análises de concorrência, acaba demandando muito estudo e aperfeiçoamento profissional constante sobre o mundo do empreendedorismo, tanto para a construção de estratégias que possam levar a resultados expressivos, quanto para o auxílio das atividades dos colaboradores.

A carreira em questão nem sempre requer um diploma acadêmico, mas com certeza requer aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional constante. 

Aliás, um bom curso de empreendedorismo é essencial. 

Por fim, tenha em mente que gostar de lidar com pessoas é essencial na carreira empreendedora, visto que você terá que se relacionar constantemente com seus colaboradores e com seus clientes, logo, a comunicação tem que ser seu ponto forte.

qual carreira seguir formação

3. Carreira acadêmica

Voltada para o ambiente de estudos, a carreira acadêmica gira em torno dos centros universitários, considerando que os mesmos são capazes de entregar as condições e recursos de produção aos pesquisadores e professores. 

Em tese, os indivíduos que seguem esse tipo de carreira investem o seu tempo em trabalhos científicos que visam facilitar diversas áreas de atuação, como tecnológicas, linguísticas e biológicas.

Aliás, é muito comum que áreas da biologia e da tecnologia requeiram grandes pesquisadores responsáveis por criar possibilidades de avanço e desenvolvimento das respectivas áreas. 

Tão certo que descobertas de vacinas, fármacos e inteligência artificial são constantemente realizadas dentro de pólos acadêmicos.

Aqui ainda é possível seguir a carreira de professor universitário, uma profissão extremamente importante para a formação de todos os demais profissionais, independentemente da área de atuação. 

Caso escolha seguir a carreira acadêmica, além da graduação, é preciso ainda focar esforços e tempo de estudo em um mestrado e doutorado e, claro, gostar de ambientes fechados como laboratórios e salas de aula.

4. Carreira multidirecional

Outra espécie de carreira possível é a carreira multidirecional. Diferente da carreira tradicional, focada em uma área específica, a multidirecional possibilita o manejo de diversas habilidades encontradas em um mesmo indivíduo, o que pode ser fascinante para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho, mas sem se limitar a apenas uma função.

As startups, por exemplo, são grandes exemplos de segmentos em que a carreira multidirecional se apresenta. Até porque um mesmo colaborador pode fluir em diversas áreas como customer success e gestão de vendas. 

Dada essa flexibilidade, a carreira é perfeita para quem não gosta de rotina e prefere lidar com profissões mais dinâmicas.

4 fatores para considerar na hora de escolher qual carreira seguir

Agora que você já tem em mente as principais carreiras que existem, é essencial que entenda quais fatores considerar na hora de escolher a sua profissão, e a melhor forma de entender esses fatores é se perguntando:

qual carreira seguir qualificação

1. O que você gosta de estudar?

Bem, para responder a essa questão, é preciso que você seja bem sincero consigo mesmo. Então, considere aquilo que você tem aptidão para estudar e que te traz certo prazer. 

Há algo em sua vida que você gosta tanto de estudar que não se importaria de experienciar por um longo período de tempo?

Quando você analisa as áreas da sua vida, percebe que tem mais gosto por aprender linguagens, humanidades, artes, biológicas ou exatas? Classificar o seu gosto pelo conhecimento por suas respectivas áreas já é um caminho concreto para nortear a sua decisão profissional.

2. Com o que você se sente confortável lidando?

Para guiar um pouco mais a sua escolha de carreira, você pode pensar naquilo que te traz certo conforto quando você está em uma relação direta ou indireta. 

Por exemplo, você se sente confortável lidando com pessoas? Animais? Tecnologia? Plantações? Ou é chegado a coisas mais abstratas, como propósitos e ideais?

Perceba que esta questão não possui um caráter tão eliminatório como a primeira, considerando que o fato de você gostar de lidar com pessoas pode te levar a diferentes profissões em que as relações interpessoais são bastante requisitadas, como: medicina, enfermagem, secretariado, pedagogia etc.

3. Em que ambiente você se sente confortável ao estar?

Considerando que muitas profissões exigem que você passe grande parte de seu dia em um ambiente de trabalho, a questão que fica é: onde você gostaria de passar o seu tempo de vida? Perceba o quanto isso é sutil. 

Em primeira instância pode parecer apenas a escolha de uma carreira, mas é bem mais que isso, é a escolha de onde e como você estará empregando algo muito valioso e irrecuperável: o seu tempo de vida.

Logo, não adianta nada escolher algo rentável em termos econômicos, mas que não te deixará feliz. 

Afinal, o dinheiro não é capaz de pagar a sua infelicidade profissional. Então, em que ambiente você se sente confortável de estar? Ao ar livre? Em um escritório? Que tal uma sala de aula? Um ateliê? Ou um laboratório? 

4. O que você faz bem?

Talvez isso soe um tanto quanto filosófico, mas quais coisas você percebe que possui habilidades para atuar e o que te traz alegria e propósito de viver ao realizar? Pode ser que você não tenha propensão alguma para atuar na área da saúde, por exemplo, e o que de fato te deixa muito feliz é construir coisas, aconselhar pessoas, ler histórias para crianças, ensinar matemática, fazer cerâmica ou esculturas.

Talvez o que você faz muito bem e se sente feliz quando o faz é escrever um poema, cozinhar algo que faz com que os outros se sintam satisfeitos ao comer. É se comunicar em público, cuidar das pessoas, dar suporte emocional ou ser útil, consertando as coisas que se quebram no dia a dia.

Obviamente, saber o que você faz bem requer que olhe para dentro de si mesmo e se conheça minimamente. Mas te garantimos que, quando descobrir, terá grandes chances de escolher algo que te propulsiona a ser o melhor de si mesmo todos os dias e pelo qual você estará disposto a entregar o seu precioso tempo de vida.

Do contrário, aquilo ao qual você parece inapto e que te traz mais frustração do que paixão não merece o seu tempo, a sua presença, o seu esforço e sua atenção.

qual carreira seguir tipos de profissões

Retorno financeiro e o mercado de trabalho realmente importam?

Bem, seríamos hipócritas se disséssemos que o retorno financeiro e o mercado de trabalho não devem ter peso algum em sua decisão. Mas é muito importante que ambos os fatores sejam analisados em concordância com as suas habilidades e competências, bem como com aquilo que te traz prazer em realizar.

Isso porque, quando se escolhe uma profissão somente pela estabilidade econômica que você terá, há nesta escolha grandes chances de frustração futura, considerando que uma carreira que paga bem não é necessariamente aquela que você possui paixão por atuar. 

Logo, é essencial que a estabilidade econômica esteja fortemente aliada a sua satisfação pessoal.

A pesquisa de mercado de trabalho também acaba sendo muito importante, porque você estará tendo apenas o contato com as possíveis áreas de atuação, mas também terá maior clareza se alguma delas tem afinidade com as suas competências. O que pode ser um ponto chave para uma escolha mais precisa.

E se não durar? 

Seja cauteloso na hora de escolher a carreira que quer seguir, mas não deixe se limitar pela sua escolha. Uma carreira não é sinônimo de perenidade, ou seja, a sua escolha de hoje não precisa necessariamente perdurar pelo resto da sua vida como uma obrigação.

Em outras palavras, está tudo bem escolher uma carreira e perceber futuramente que você será tão mais feliz em outra profissão. Estamos em constante mudança e aprendizado, de modo que as nossas preferências e habilidades podem vir a mudar com o decorrer do tempo, portanto, não tenha medo de mudar de opinião e, sobretudo, mudar de carreira quando não se sentir mais satisfeito e feliz. 

O importante ao escolher a carreira dos seus sonhos é entender que nada é imutável, pelo contrário, tudo é passível de possibilidades e novas escolhas. E, assim, esperamos que essas dicas tenham sido úteis para te guiar nessa nova empreitada em busca da carreira ideal (ao menos, para esse seu presente momento de vida).

qual carreira seguir início

Quais carreiras são consideradas mais promissoras? 

O futuro parece ser cada vez mais tecnológico e digital, por isso que várias profissões promissoras no futuro tendem a ser nessa área.

Mas não se engane, o fato de termos mais possibilidades de atuar na informática, tem permitido que várias opções de carreiras artísticas e de empreendedorismo possam surgir, então tem muita coisa interessante surgindo em termos de profissão.

Para corroborar isso, temos as previsões dos principais consultores de recrutamento profissional do mercado, como Robert Half, Michael Page e Hays, que listaram as seguintes carreiras como as mais promissoras nos próximos anos:

  • Profissional de Big Data
  • Engenharia focada no Agronegócio
  • Designer de Inovação
  • Tecnologia da Informação
  • Gestor de Resíduos
  • Médico
  • Marketing
  • Professor
  • Profissional de Logística
  • Biotecnólogo

Note que como mencionamos, algumas passam sim pelo campo da tecnologia, porém outras profissões milenares como professor e médico ainda estarão em alta.

Essas 10 opções tem em si várias subcategorias, por isso é provável que em alguma dessas áreas exista algo que tenha a ver com você.

Dentro do marketing por exemplo, quem gosta de pessoas, pode trabalhar na parte do atendimento, já quem gosta mais da arte e criatividade e prefere ficar mais recluso, pode fazer a parte de direção de arte, design e afins.

Cada vez mais as profissões vão ficando específicas, e dentro de uma mesma área há um leque enorme de opções que vão te ajudar a encontrar um equilíbrio entre fazer o que ama e ser bem remunerado para isso.

qual carreira seguir escolha ideal

Qual carreira seguir: Afinal, existe uma profissão ideal?

Existe a profissão ideal para você, e é isso que tem que ser o fator decisivo para sua escolha.

É fato que é muito raro que você consiga iniciar na profissão dos sonhos, porém, independente de qual área você comece, procure achar dentro dela uma opção que tenha mais a ver com sua personalidade e que te trará mais satisfação ao executar.

Se seu sonho é trabalhar com animais, por exemplo, você pode começar no setor de atendimento de um pet shop ou clínica veterinária, e uma vez lá dentro, vivendo o dia a dia pode externar seu desejo para o gestor e quem sabe conseguir um cargo mais alinhado.

Isso é só um exemplo para que você entenda que é mais importante a direção da sua carreira, assim você pode buscar a melhor forma de chegar no seu objetivo.

Por fim, vale reforçar que não importa qual a carreira desejada, você terá que se qualificar.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Para dar o pontapé inicial na sua carreira, com qualificação excelente, você pode e deve contar com a Unova Cursos.

Nossa plataforma online conta com cursos de diversas áreas, todos gratuitos para você fazer onde quiser e quando puder.

Sério, é tanta opção de aprendizado que seria impossível listar aqui, portanto não perca tempo, clique e acesse nossa lista de cursos incríveis, todos com certificado.

Conclusão

A sua escolha de carreira vai determinar os rumos da sua vida, por isso sabemos da grande importância que tem e esperamos que nossas dicas possam clarear um pouco a sua jornada.

Não deixe de aproveitar os cursos da Unova, que vão te ajudar a ter uma visão melhor da área que você deseja ingressar e assim embasar melhor sua decisão final.

Se gostou das sugestões, não deixe de conferir as demais postagens de nosso blog, aqui você encontra conteúdos responsivos e informativos que podem te ajudar em sua jornada profissional. Até mais!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

5 Comentários

Deixe um comentário