Dicas De Gestão De Produção Para Indústrias De Sucesso

Para os gestores do setor industrial, o mercado vem sendo bastante duro nos últimos anos. Com quedas consideráveis em todos os âmbitos do crescimento industrial, o mundo passa por um aumento nas prestações de serviços, porém os produtos sofreram quedas consideráveis.

E com a intenção de vermos o mercado crescer e a indústria voltar a crescer, é que a base da gestão de produção precisa ser mais eficaz e poderosa, se quiser realmente conquistar o crescimento real. Neste artigo, veremos algumas dicas de gestão de produção para gestores industriais e como obter o sucesso através dessas novas ideias.

Planejamento, A Alma Do Negócio

Antes de tomar qualquer decisão, empresas precisam de planejamento. O planejamento evita que você tenha percalços pelo caminho e se eles aparecerem, será muito mais fácil conseguir contorna-los e achar uma solução do que encontrar saídas quando não se existe um projeto programado.

O Planejamento detalha cada passo que será necessário dar em busca do objetivo proposto, e portanto é fundamental que desde o início ele seja discutido e definido pelos gestores, para que haja os menores problemas possíveis ao longo de toda produção.  

Saiba Quais As Reais Necessidades Que A Empresa Precisa Resolver

Todo bom gestor possui uma equipe excelente e por isso vocês como um, precisam conhecer todos os pontos fortes e fracos de sua empresa e a partir daí determinar o que precisa ser feito para mudar para melhor aquilo que não está bom.

Otimizar processos, diminuir as falhas e consequentemente amenizar os prejuízos, são alguns dos pontos que um gestor de produção precisa ter em mente, para alcançar o sucesso do negócio.

Retrabalho, Um Desperdício De Tempo E Dinheiro

Quando se é dado uma tarefa, é importante que ela seja feita o mais perfeita possível, e isso não é só por que queremos ouvir elogios e ver nosso trabalho reconhecido, mas também para evitar que aconteça o retrabalho. Retrabalho é ter que fazer novamente o que já foi feito e além de ser um desperdício de tempo, a empresa perde muito dinheiro.

Por isso determine as tarefas a cada trabalhador e exija a perfeição. Observe como é executado cada tarefa e direcione as atividades que não estiverem 100%. Não aceite nada que precise depois ser corrigido ou refeito. Correções as vezes são necessárias e aceitáveis, mas refazer algo que deveria estar impecável, é sem dúvida algo que trás problemas para empresa.

Analise Como Anda O Processo De Fabricação

, Dicas De Gestão De Produção Para Indústrias De Sucesso

De vez em quando é essencial que os gestores saiam de suas salas, e andem no chão de fábrica, observando como anda o processo de fabricação e se está tudo correndo como deve ser.

Ouvir queixas dos funcionários, conhecer o pessoal que trabalha junto, observar a qualidade do serviço e identificar os problemas facilmente visíveis, podem ser pontos fundamentais para as tomadas de decisão nos projetos e até nas mudanças de planejamento.

Tenha Um Bom Relacionamento Com Seus Fornecedores

Fornecedores são os intermediários mais importantes de uma empresa de bens de consumo. São eles que entregam a matéria prima e servem muitas vezes como o que liga os consumidores aos produtores.

Por esse fato, tenha uma relação amigável e completa com seus fornecedores. Ofereça benefícios e valores justos, além de oferecer alternativas e formas de melhorar o trabalho deles e consequentemente o seu. Quando existe uma parceria de sucesso, todos ganham principalmente o consumidor final.

Se Necessário, Mude O Trajeto

Ainda que o planejamento esteja indo bem, esteja sempre de olho no andamento e se necessário, mude o percurso. Existem situações que podem mudar totalmente de uma hora para outra e decisões precisam ser repensadas.

Se havia o planejamento de mandar 3 pessoas embora, com uma melhora significativa do faturamento da empresa, essa ideia poderá ser descartada. Se uma determinada forma de logística era aplicada, as vezes a tecnologia pode ajudar e economizar milhares de reais. O importante é estar aberto as mudanças no meio do caminho e saber o momento de implementá-las.

Gestores, Qualifique-se!

, Dicas De Gestão De Produção Para Indústrias De Sucesso

Independente da formação, quem tem a responsabilidade de gerenciar a produção de uma empresa, precisa estar em contínua qualificação e preparo profissional. Cursos de finanças, liderança, enfim, tudo relacionado a gerenciamento de pessoas, produtos e serviços, devem fazer parte da qualificação de um bom gestor.

Não basta apenas ter experiência e conhecimento básico, mas dominar totalmente todas as formas de estratégias de gestão para que a empresa continue crescendo e você seja um profissional respeitado e requisitado no mercado.  

Gestão De Produção Na FBV Cursos

Bons gestores precisam de aperfeiçoamento máster. Por isso a FBV Cursos possui o melhor curso para quem precisa gerenciar com excelência. No curso Gestão da Produção, as aulas de Gestão, Ergonomia, Planejamento e Capacidade Produtiva, são apenas algumas das qualificações que você irá aprender e enriquecer seu currículo. Matricule-se agora!

Acesse a FBV Cursos e conheça o curso Gestão da Produção e inúmeros outros cursos para seu sucesso profissional.

[kkstarratings]27

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *