A ambientação das casas passou a ser uma importante preocupação de todos, já que interfere nas emoções e na saúde de quem vive nela. Com isso, design de interiores tornou-se uma profissão muito requisitada, abrindo caminhos promissores.

Se você já é ou pensa em virar designer de interiores, confira nossas dicas incríveis para ser um profissional de sucesso, mas não deixe de conhecer  o curso gratuito de decoração de ambientes disponível no nosso portal.

O que faz um designer de interiores?

Um design de interiores planeja e projeta diversos ambientes internos. É um profissional com conhecimento para harmonizar os móveis e a decoração dos espaços. Pensando na estética, no conforto, na funcionalidade, na otimização e em outros fatores.

Quem trabalha nessa área também deve entender de paletas de cores, revestimentos e acabamentos. Encaixando sempre todos os elementos do espaço de forma harmoniosa.

Qual a formação necessária para ser designer de interiores?

Para ser um profissional regulamentando, você precisa ter uma formação em determinadas disciplinas previstas pelo MEC.

Existem 3 formas de obter essa formação:

  • Curso técnico: São no mínimo 800 horas de curso, variando entre 1-2 anos de formação. Aqui o profissional sai formado de forma mais rápida e objetiva, com conhecimentos técnicos da área de design.
  • Tecnólogo: São no mínimo 1600 horas de curso, durando mais ou menos 2 anos. Aqui além do conhecimento técnico mais aprofundado, o profissional sai equipado de conhecimentos científicos.
  • Graduação: Dura cerca de 4 anos e possui como carga horária mínima 2400 horas. O profissional sai melhor preparado para o mercado de trabalho, com uma bagagem técnica, científica, histórica e prática.

5 dicas para ser um profissional de sucesso:

1. Defina seu estilo

Para criar um bom nome, você precisa reconhecer quais são os seus traços. Um projeto perfeito deve ter o equilíbrio entre os desejos do cliente e a marca do profissional.

Criar um estilo próprio é essencial para ser reconhecido na área. Decida se seu gosto está voltado para móveis contemporâneos ou móveis provençais, se seu trabalho é voltado para residências ou ambientes comerciais, se você prefere paleta de cores neutras ou chamativas. Desenhe seu EU profissional.

Dessa forma, os clientes conseguirão se identificar com você e buscarão seu trabalho por essas características e assim e terão um nível de satisfação maior com o projeto. Criar um renome através de identificação e indicação é um passo importante no caminho do sucesso.

2. Mantenha-se atualizado

O mundo do design de interiores muda completamente em pouco tempo. São diferentes tendências, várias novidades e tecnologias; é uma área em constante evolução.

Para manter-se um profissional atualizado, você precisa estar sempre por dentro das novidades. Assine revistas de arquitetura e interiores, leia livros, explore podcasts, blogs e outras fontes de informação.

Você também deve seguir e acompanhar marcas e nomes de grande renome. Ver o que eles estão lançando, projetando, como estão divulgando. Tudo isso é importantíssimo para você se manter sempre em alta.

Ademais, a principal forma de ter uma boa atualização profissional é participando de eventos. Guarde uma grana para visitar feiras e exposições. Dentro do cenário nacional as mais conhecidas são:

  • High Design, em São Paulo
  • Design Weekend, em São Paulo
  • Expo Revestir, em São Paulo
  • CasaCor, acontece em diversos estados, sendo em São Paulo a exposição mais famosa.

3. Divulgue seu trabalho

Trabalhar com marketing é essencial para alcançar suas metas de carreira. Você precisa ter uma boa divulgação em diversos âmbitos.

Primeiramente, trabalhe com redes sociais planejadas e organizadas. Tenha Linkedin e Telegram para exposições mais profissionais, mas utilize também um Instagram para alcançar clientes em potencial.

Suas redes sociais devem ser específicas para divulgação do trabalho, sem misturar vida pessoal. Divulgue seus projetos, suas participações, seu currículo, sempre de forma planejada e atrativa.

Nesse meio de design de interiores, também é preciso trabalhar com parcerias. Consiga fidelidade com lojas, empresas e organizações, pessoas que te indiquem e ajudem a divulgar o seu trabalho.

4. Saiba ouvir os seus clientes

Por mais que seja essencial desenhar um estilo pessoal, também é muito importante saber adaptar-se às necessidades do cliente. Ele é a sua prioridade.

Saiba entender o gosto de cada um e adaptar os ambientes conforme o estilo de vida de cada um é imprescritível. Nenhum projeto seu deve ser igual ao outro, você precisa estar em constante reinvenção conforme o desejo do cliente.

5. Crie e atualize um portfólio

Um designer de interiores com reconhecimento precisa ter um portfólio à altura. O portfólio é o currículo dessa profissão, mostra a identidade do profissional.

Manter um bom portfólio é essencial tanto para quem está no começo e nunca projetou nada com remuneração quanto para quem já tem experiência na área.

Esse portfólio deve possuir os seus melhores projetos. Ele pode ser feito tanto em um pdf quanto em plataformas disponíveis (Behance, Dribbble, Ello, etc). Independente da sua escolha o importante é manter o arquivo sempre atualizado.

Agora que você já tem todos os passos, invista em sua carreira de designer de interiores e alcance o tão almejado sucesso profissional!

Sobre o Autor