Como trabalhar com turismo: Tudo que precisa saber

Quem ama viajar vai sempre se interessar pela área do turismo, mas antes de pensar em uma carreira nesse segmento, é preciso entender que há várias atuações possíveis que você pode escolher.

Pensando num plano de carreira, é interessante que você saiba por onde começar e principalmente se aquela atuação tem a ver com o seu perfil, afinal, não é apenas gostar de viajar, mas é também saber lidar com pessoas.

Portanto, se você quer saber como trabalhar com turismo, vem com a gente conhecer tudo sobre esse mercado para que você saiba por onde começar a construir uma carreira neste segmento.

Boa leitura.

Afinal, como é o mercado para trabalhar com turismo?

Recentemente o mercado do turismo passou por uma grande baixa por conta da explosão da pandemia em 2020 que fechou praticamente todas as fronteiras mundiais.

Sem dúvidas o turismo foi o setor mais afetado e por pelo menos 1 ano e meio, o mercado ficou bastante retraído sem muitas opções do que fazer pois de fato as pessoas não podiam viajar, ao menos não com a mesma frequência de antes.

Contudo, após o início da vacinação em massa, aos poucos as fronteiras foram se abrindo e o setor do turismo aos poucos foi ganhando força.

Agora em 2022 a coisa engrenou mesmo e temos visto o turismo crescer exponencialmente e novos empreendimentos vêm surgindo em várias localidades turísticas do Brasil e do mundo, então podemos dizer que a demanda por profissionais tem aumentado consideravelmente.

Então, se você quer trabalhar com turismo talvez esse seja o melhor momento para ingressar na área pois há oportunidades variadas e inúmeros setores, tanto para quem gosta de pôr o pé na estrada, quanto para quem prefere um trabalho mais administrativo ou comercial.

, Como trabalhar com turismo: Tudo que precisa saber

Quais são as áreas de atuação no turismo?

Quer saber como trabalhar com turismo? Então primeiro você precisa conhecer as várias opções de atuação na área para encontrar aquela que mais combina com a sua personalidade.

Em geral, quem se interessa por turismo gosta de viajar, mas dependendo dos casos pode começar entrando no mercado aos poucos, inclusive de forma remota, em home office.

As principais atuações são:

Agência de viagens: Essa atuação é aquela mais administrativa, onde você vai atuar vendendo pacotes de viagens para os clientes, ofertando opções interessantes para quem procura.

O cenário ideal é que você conheça os locais que está indicando, e normalmente quem trabalha nas agências têm direito a descontos, então eventualmente poderá viajar também.

Além disso, você pode subir na carreira mesmo começando na área comercial.

Operadora de viagem: O operador já atua mais como um agente de campo conectando agências e fornecedores para oferecer pacotes mais completos e convenientes aos clientes.

O operador de viagem costuma ficar no destino, então é um profissional que conhece bem a área para poder fazer melhor essa gestão.

Restaurantes, Bares e afins: Um profissional de turismo pode atuar também na área da gastronomia elaborando pratos que reflitam a culinária do local para oferecer uma experiência completa ao viajante.

Ecoturismo: essa atuação é para quem gosta um pouco de aventura e natureza, pois é o responsável por organizar passeios exploratórios por locais turísticos.

É importante conhecer bem a região para elaborar passeios que sejam deslumbrantes e seguros para os clientes.

Eventos: esse tipo de trabalho é para quem gosta de organizar viagens para eventos pontuais ou sazonais, por exemplo, pacotes para o Natal Luz em Gramado ou para jogos de basquete nos Estados Unidos.

Nessa atuação, o profissional de turismo tem que ser muito bom em organizar a logística em torno desse evento, como hospedagem, transporte, ingressos e outras atividades para além do evento em si.

Hotelaria: falando em hospedagem, o profissional de turismo pode atuar diretamente na hotelaria sendo contratado por hotéis para exercer as várias funções ali.

Pode começar com atendente e ir construindo a sua carreira, podendo conseguir vagas em hotéis em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

, Como trabalhar com turismo: Tudo que precisa saber

Qual é o perfil de um profissional do turismo?

Conforme mostramos, não é uma atuação só para quem gosta de viajar, pois até chegar neste momento onde o profissional vai viajar bastante, ele pode ter que passar por várias funções mais fixas.

Na realidade, o perfil ideal para trabalhar com turismo é gostar da geografia, pois mesmo que você ainda não tenha visitado, é preciso conhecer bem os destinos para poder fazer indicações certeiras aos clientes.

Mesmo nas funções onde se viaja bastante, você precisa estar preparado para passar um bom tempo em um único local, afinal, é um trabalho que tem responsabilidades e não só o lazer.

Por que trabalhar com turismo?

Primeiro que é um mercado gigante e que está voltando com tudo, então as oportunidades são enormes para quem quer aproveitar.

Outra coisa é que ao trabalhar com turismo, mesmo no trabalho administrativo, você vai conhecer outras culturas e novos lugares, e quando vivenciá-los presencialmente vai ser melhor ainda e isso é enriquecedor para qualquer pessoa.

, Como trabalhar com turismo: Tudo que precisa saber

O que é preciso para trabalhar com turismo?

Caso você opte pelas atuações que vão exigir mais deslocamentos, é ideal que você esteja sempre pronto para viajar rapidamente, ou seja, quem tem família precisa entender que a qualquer momento uma oportunidade pode surgir e te fazer mudar de cidade, estado, quiçá, país.

Como trabalhar com turismo?

O profissional do turismo tem que saber um pouco de vários assuntos como geografia, economia, culturas, hotelaria, transportes e afins para que possa oferecer soluções variadas dentro da atuação.

E todas essas características você encontra no nosso portfólio de cursos focados em turismo.

Na Unova Cursos, temos uma gama variada para que você possa dominar vários aspectos que são requisitados no mercado do turismo.

Tem cursos para todos os perfis e com certeza algum deles vai ser ideal para dar início a sua carreira no segmento, confira.

Conclusão

Agora ficou claro como se tornar um profissional de turismo, ainda mais com todas as opções de qualificação que a Unova Cursos tem para você.

Aproveite que o mercado está aquecido e expandindo e conheça as opções que você pode seguir no seu plano de carreira e conte com a Unova para te ajudar.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.