cursos da área da tecnologia

Um dos segmentos mais aquecidos e promissores do mercado de trabalho, sem dúvidas, é a área de tecnologia, principalmente associada à informática. Se qualificar para esse setor, diante de outras carreiras em declínio, pode ser uma excelente oportunidade.

No entanto, antes mesmo de escolher um curso, é importante conhecê-los. Você sabe quais são os cursos na área de tecnologia? Entre os principais ramos, podemos citar ciência da computação e engenharia da computação. No entanto, há muito mais que isso.

São tantas as opções desse mercado que viemos mostrar os 7 principais cursos da área de tecnologia que vale a pena conhecer e, assim, aprofundar. Vamos falar mais sobre esse mercado e o porquê dele estar tão em alta. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Como é o mercado de trabalho na área de tecnologia?

O mercado de trabalho na área de tecnologia está em alta. Embora seja visível a olho nu, isso também pode ser mostrado através de dados: o setor de tecnologia foi um dos grandes destaques de contratações ao longo de 2020.

De acordo com a GeekHunter, que é uma empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310% neste ano.

Importante destacar que esse foi o ano em que se estourou a pandemia de covid-19, a qual fez com que muitas dinâmicas sociais e profissionais precisassem migrar para o universo online.

O crescimento desse segmento também mostra uma contramão em relação ao desemprego do próprio ano, que aumentou muito, uma vez que o vírus fechou diversos estabelecimentos e desencadeou diversas crises financeiras. 

Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no país atingiu 13,5% em 2020,

Por que fazer cursos na área de tecnologia?

cursos da área da tecnologia

Fica claro, portanto, que o universo da tecnologia e informática é uma tendência do mercado mesmo em momentos adversos, o que faz com que profissionais desse setor sejam cada vez mais requisitados.

Um ponto interessante é que embora as vagas cresçam, nem sempre há profissionais qualificados o suficiente para elas, o que faz com que essa seja uma janela de oportunidade ainda melhor.

Fazer cursos na área de tecnologia trata-se de uma excelente opção, afinal, como mostramos acima, trata-se de um mercado em franca ascensão.  

Se você já gosta de tecnologia e deseja fazer disso uma carreira, não há motivos para não tentar. O cenário é extremamente atrativo e cada vez mais vagas para profissionais desse setor aparecem.

Principais cursos na área de tecnologia 

E se te provamos ser uma área tão interessante, vamos agora te mostrar quais são os principais cursos na área de tecnologia para ficar de olho. São eles:

  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Rede de Computadores;
  • Banco de Dados.

A seguir, vamos falar mais sobre como cada um funciona!

1.Ciência da Computação

A ciência da computação é um curso voltado para lidar com softwares e sistemas de softwares, abordando bastante a parte teórica da tecnologia. É uma das graduações mais abrangentes nesse setor, abarcando conceitos vistos em outros cursos mais específicos.

O cientista da computação vai aprender, portanto, a compreender as estruturas por trás das ferramentas tecnológicas e, a partir disso, conseguir criar novas soluções por meio da lógica de programação.

2. Engenharia da Computação

Em segundo lugar, temos a engenharia da computação. Como o nome sugere, o curso é focado na “construção do computador”.  Ou seja, quem faz esse curso aprende a projetar e construir computadores.

O engenheiro da computação vai criar sistemas e trabalhar no desenvolvimento da parte de hardware, ou seja, a parte física das máquinas computacionais. Ele pode programar, portanto, redes de computadores e todos os seus componentes.

3. Sistemas de Informação

Outro curso na área de tecnologia que merece destaque é sistema de informação. Ao que indica o próprio título, esse profissional vai trabalhar com a parte informacional: ele vai administrar o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa.

Outras atribuições que são feitas ao papel do profissional desse segmento é o desenvolvimento de sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos. Esse setor exige uma grande habilidade de manipulação de algoritmos. 

4. Gestão da Tecnologia da Informação

A seguir com os cursos na área de tecnologia, tem também o ramo de gestão de tecnologia da informação. Ele nada mais é do que uma mistura de dois campos do conhecimento: gestão com TI.

O profissional dessa área vai ser responsável por estabelecer os parâmetros de uso de sistemas e controlar o nível dos serviços de sistemas operacionais, ao mesmo tempo que vai administrar os recursos humanos e cuidar da documentação.

5. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A análise e desenvolvimento de sistemas é outro curso da área de tecnologia mais rápido que habilita o profissional a se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas. Ou seja, ele atua desde o planejamento até os testes finais.

Dentro dessa formação, o profissional vai também aprender a encontrar soluções para problemas encontrados na infraestrutura de Tecnologia da Informação.

6. Rede de Computadores

cursos da área da tecnologia

O sexto curso na área de tecnologia que destacamos é a rede de computadores, que possui um caráter mais técnico. Seu objetivo é preparar o profissional para cuidar, gerenciar, implementar e conceber a manutenção de redes de computadores.

Considerando isso, o curso foca em abordar habilidades mais técnicas e administrativas que são precisas para a criação de redes de computadores de acordo com diferentes fins.

7. Banco de Dados

Por fim, é a vez de falar do curso de banco de dados. Seu foco é bem intuitivo: essa formação tem o propósito de preparar profissionais para saber gerenciar, implantar, desenvolver e projetar bases de dados.

Para isso, é necessário o domínio de ferramentas de administração e também programação. Por fim, profissionais voltados para bancos de dados também podem ser responsáveis pela integridade das informações coletadas e métodos de segurança.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Se você está buscando construir uma nova carreira ou até mesmo se recolocar profissionalmente, procurar cursos onlines é uma excelente maneira de conquistar isso.

A Unova oferece diversos cursos gratuitos na área de tecnologia. Temos uma grande curricular e um material didático super atualizado perfeito para você.

E caso queira emitir um certificado de conclusão, você também pode fazer isso com o pagamento de uma taxa bem pequena.

Confira os cursos gratuitos de tecnologia e indústria da Unova Cursos, e expanda seus conhecimentos na área. Os cursos são 100% gratuitos e com certificados!

Conclusão

Se você tinha alguma dúvida, agora você já sabe que o mercado de tecnologia e informação está fortemente aquecido e as vagas só fazem crescer cada vez mais. Por isso, vale muito a pena apostar nesse nicho.

Não faltam caminhos para seguir e se especializar quando o assunto é cursos na área de tecnologia. Basta escolher qual segmento você mais se identifica e escolher um curso em uma instituição de qualidade e confiança!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário