Evoluir profissionalmente requer muito esforço e dedicação, já que o processo engloba uma série de fatores, tais como aperfeiçoamento profissional, tempo de serviço e resiliência. Contudo, poucas pessoas se preocupam em seguir as etapas de promoção ao trabalharem em uma empresa.

O que ocorre é que, como o processo de promoção no trabalho está vinculado a etapas muitas vezes pré definidas, diversos funcionários não têm paciência, recursos e conhecimento sobre como buscar formas de se especializarem.

Em relação a paciência não há muito que possa ser feito, uma vez que é preciso respeitar o tempo de confiança da empresa no funcionário, assim como o contrário. Essa construção de lealdade demora um certo tempo e o que resta é realmente trabalhar esse fortalecimento.

Já os recursos financeiros podem acontecer em uma via de mão dupla, já que muitas empresas se propõem a pagar uma parte dos estudos de seus funcionários, reduzindo os custos com a especialização, o que é bastante vantajoso para aqueles que desejam ampliar seus horizontes.

Em relação ao conhecimento, este pode ser entendido de duas maneiras: conhecimento científico e conhecimento técnico. O primeiro refere-se ao conhecimento adquirido em cursos das mais variadas vertentes. Já o segundo está relacionado ao tempo de permanência do funcionário na empresa e como ele se desenvolve na função.

Todas essas informações, bastante resumidas na introdução – quando melhores desenvolvidas – formam uma arma secreta super importante na trilha do sucesso profissional!

Pensando nisso, nós da Unova desenvolvemos um conteúdo completo com 8 passos fundamentais para quem deseja conquistar a tão sonhada promoção no trabalho! Quer ficar por dentro e sair daqui um especialista nesse processo? Continue acompanhando com a gente!

8 passos para a tão sonhada promoção na carreira!

Almejar um cargo melhor é algo ambicioso e pode até soar como alguém que só pensa na carreira e não aproveita a vida. Porém, para muitas pessoas, almejar um posicionamento melhor no trabalho significa não somente ganhar mais, mas também um sinal de que estão se saindo bem na função desempenhada.

Para aqueles que desejam persistir em uma promoção no trabalho, nós elaboramos uma lista com 8 passos fundamentais para subir na carreira, alcançar cargos maiores e ter uma vida profissional de sucesso

1. Esteja atento

A primeira grande característica é estar sempre atento às movimentações na empresa. Isso é importante, pois nos ajuda a compreender o momento certo de nos aproximarmos de nossos gestores e tentar pleitear um cargo mais alto.

Além disso, ser observador e pró-ativo demonstra uma atitude positiva por parte do funcionário, o que certamente não passará despercebido aos olhos dos superiores e, com certeza, vai colocá-lo na mira de uma possível indicação.

2. Tenha um diferencial

Ter um diferencial nem sempre requer conhecimento científico e/ou acadêmico – o que também é muito importante –, mas sim mostrar-se diferente dos funcionários que fazem somente o comum e colocam-se disponíveis para outras situações.

Como assim? Uma ótima maneira de demonstrar possuir um diferencial é colocar-se sempre como alguém disposto ao novo, que deseja se dedicar mais a empresa e realmente se reconhece como parte de um time.

Pode parecer besteira e algo comum, porém muitos gestores apontam que seus funcionários só fazem o que pede a cartilha e não demonstram proatividade, muito menos vontade de querer ocupar outros espaços além daquele que foi contratado para assumir.

3. Conheça a função

Antes de bater à porta de seu gestor e pedir uma promoção, saiba bem qual o cargo você deseja assumir e como ele funciona dentro da empresa. Não adianta querer muito algo que você não conhece.

Obviamente você ainda não desempenhou determinada função, mas esteve próximo de quem a ocupou e pode observar como o trabalho se desenvolve no dia a dia.

É importante estar sempre antenado sobre o cargo que você deseja pleitear, afinal de contas, após pedir uma promoção nós sempre esperamos a famosa frase: Por que você deseja ocupar essa posição? Sendo assim, esteja preparado para ela!

4. Busque conhecimento

Muitas empresas têm investido no aperfeiçoamento de seus funcionários, pois acreditam que um potencial possa ser melhor lapidado, refinando assim as qualidades que certos colaboradores já possuem e são importante para um bom desenvolvimento da organização.

Contudo, para que seus gestores saibam de sua sede por conhecimento, deixe transparecer sua vontade de estar em constante aprendizado. É imprescindível demonstrar sua vontade de crescer!

Sendo assim, uma ótima alternativa são cursos profissionalizantes, sejam técnicos ou de graduação ou pós-graduação. O importante é se colocar como uma peça muito importante para a empresa e que merece ter mais oportunidade de crescimento!

5. Esteja em evidência

Já ouviu aquela expressão “quem não é visto não é lembrado”? Ela é verdadeira e pode ser muito bem aplicada no contexto empresarial. Colocar-se em evidência não significa expor sua vida pessoal, mas sim mostrar-se como alguém sempre disponível e participar das atividades promovidas pelos seus gestores.

Evite a apatia! Seja aquele tipo de colaborador que todos gostam de ter por perto e sentem-se confortáveis para confiar em uma nova atividade! Essas qualidades, que deveriam estar em todos seres humanos, tornaram-se artigos de ouro na ascensão profissional!

6. Mostre resultados

Acima de todos esses pontos é preciso que você seja um funcionário que valha a pena investir. Se você deseja alcançar cargos maiores, o primeiro passo é mostrar competência na função que você já desempenha.

Não é possível estabelecer um relacionamento de confiança para um futuro cargo sem que você mostre resultados naquele que já ocupa. Não faz sentido alavancar um colaborador que não possui domínio em uma função mais básica.

7. Seja acessível

Uma pessoa mal-humorada e sempre de cara fechada carrega um cartaz de “não perturbe” estampado no rosto! Isso, dentro de uma corporação, significa um dos piores comportamentos que o funcionário poderia ter, já que a grande maioria dos gestores desejam que seus funcionários atuem de forma interligada e com ajuda mútua.

Mostre-se alguém que está disposto a aprender, mas também a ensinar! Além de ser uma atitude agradável e empática, colocar-se acessível para os outros demonstra sua capacidade de produtividade, bem como seu interesse em fazer parte de algo maior que a sua própria função!

8. Tenha humildade

Finalmente, tenha humildade! As empresas estão cheias de pessoas que acreditam saber mais do que os outros. Essa atitude muitas vezes demonstra um comportamento prepotente e egoísta.

Tenha em mente que, por mais que você tenha um vasto conhecimento, isso não te coloca em uma posição superior aos demais! Os gestores estão mais interessados em funcionários que conseguem reconhecer seus erros, tenham autocrítica e consigam se reinventar o tempo todo.

Obviamente que existem outras variáveis que podem ou não te garantir uma promoção, porém, no que se refere a postura do colaborador enquanto funcionário que deseja crescer na carreira, esses passos são essenciais.

Saiba mais: Interessado no conteúdo? Aprofunde seus conhecimentos e venha ler nosso post sobre dicas de como ser um bom profissional!

Como fazer um pedido de promoção no trabalho?

Agora que você já aplicou em sua rotina de trabalho os comportamentos e atitudes ideias para se colocar como apto a uma promoção, chegou o momento de abordar seu gestor! 

O problema muitas vezes é que normalmente não sabemos como nos comportar para mostrar que realmente somos merecedores.Por isso, nós trouxemos três dicas que vão te ajudar a expor as motivações que te levaram a fazer o pedido. 

Prepare-se antes!

Antes de marcar uma reunião com o seu gestor, é preciso enumerar todas as razões e argumentos para que você seja promovido. Para isso, faça uma lista, considerando as qualificações e realizações que você, enquanto funcionário da empresa, conseguiu da contratação até o momento.

Assim será mais fácil fazer com que o seu gestor perceba que você é realmente digno de receber um aumento salarial e uma posição de maior destaque na organização.

Mostre admiração pela empresa!

Além de mostrar de maneira palpável – como no item anterior – que você merece verdadeiramente uma promoção, é preciso evidenciar o motivo de preferir a promoção ao invés de buscar uma oportunidade melhor fora da empresa em que está.

Nesse momento, mostre o quanto você valoriza seus gestores, o clima organizacional da empresa, bem como os laços que construiu com os colegas de trabalho. Aqui, é essencial que você deixe claro o enorme pesar que seria sair do trabalho por causa de um salário e um cargo que já merece estando trabalhando para a empresa em questão.

Humildade sempre!

Assim como é possível seu gerente observar coerência no seu pedido e conceder a promoção, também é possível que ele julgue o momento inoportuno e faça algumas considerações sobre a forma como você tem desempenhado seu papel. Sendo assim, algumas críticas podem ser feitas e você precisa estar aberto a ouvi-las!

Não recebeu a promoção? A humildade deve prevalecer! Busque um acordo com o seu gestor para que, em determinado período, você possa mostrar como pode mudar os aspectos que ele sinalizou e assim ser merecedor da promoção. Faça da crítica uma oportunidade de crescimento!

Interessante como nós precisamos estar preparados para abordar nossos gestores e demonstrar como somos merecedores de uma promoção, não é mesmo? São vários pontos a serem considerados, mas todos bastante possíveis!

O que importa é não desanimar frente ao desafio e manter-se sempre atento a uma nova oportunidade! Por isso, buscar se especializar é um dos primeiros passos para mostrar proatividade e interesse em alcançar um posto maior dentro da empresa em que você trabalha!

Aproveite que o blog Unova oferece uma série de posts informativos e instrucionais que podem te ajudar a alavancar sua carreira! Que tal você continuar com a gente e se especializar ainda mais? Vem ler nosso post sobre O que é um trainee? O que fazer para começar?

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

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