Trabalho remoto

Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde e medidas de prevenção da propagação do vírus foram tomadas, como a quarentena, fechamento do comércio, escolas e transportes, muitos trabalhadores foram demitidos como tentativa das empresas de conseguir ao menos pagar as contas para não encerrar definitivamente as atividades. 

Segundo dados do Banco Santander, a previsão é que o desemprego no Brasil aumente em 2,5 milhões de pessoas devido a crise econômica causada pelo coronavírus.

O Banco Santander ainda informou, olhando os dados de forma positiva e com a expectativa de melhora da atividade econômica a partir do terceiro trimestre, que o mercado de trabalho pode ter alguma resposta positiva, mas, mesmo assim, o número de desempregados ainda vai encerrar o ano de 2020 com um aumento de 1,5 milhão de trabalhadores. Dessa forma, a taxa média de desemprego deve ficar em 12,3% no Brasil.

Com isso, muitos profissionais se viram obrigados a encontrar soluções para conseguir arcar com seus custos pessoas e familiares. Diante desse cenário, o trabalho remoto surgiu como uma ótima opção para esses trabalhadores durante a pandemia.

Felizmente, a internet atualmente possui inúmeras opções de serviços que podem ser prestados de maneira remota, existe inclusive plataformas onde pessoas buscam por freelancers que possuam alguma habilidade específica para realizar trabalhos nos meios digitais.

Mas, afinal, o que é trabalho remoto?

O trabalho remoto, mais conhecido como home office ou teletrabalho, consiste em realizar serviços e atividades à distância, utilizando a internet como ferramenta de trabalho e também para se conectar com colegas e/ou chefes.

Em tempos de pandemia o trabalho home office vem sendo bastante comum, isso porque, aqueles que permaneceram com seus empregos ou são autônomos precisam manter a “máquina girando”.

Porém, para quem está procurando por oportunidades e não pode sair de casa, o trabalho remoto aparece como uma excelente opção. Principalmente porque através da internet você tem uma gama de possibilidades, inclusive de ser pago sem ter um contrato efetivo, podendo assim, prestar serviços para mais de uma pessoa ou empresa, vulgo freelancer.

Como encontrar oportunidades de trabalho remoto?

Se para você o nome freelancer ou trabalho remoto é novidade, antes de começar sua procura por um serviço, você deve pensar em alguns detalhes, como: Que habilidade eu possuo? Quais são os meus conhecimentos? Qual será meu nicho de trabalho? Quanto vale meu serviço?

A partir desse pensamento, você terá uma direção na procura por oportunidades de trabalho, além disso, por trabalhar na área a qual possui maiores habilidades, poderá criar um portfólio páreo à concorrência.

Por exemplo, se você lê muito, gosta de escrever, de colocar “no papel” o que aprende e compilar suas ideias para que outros possam aprender, uma ótima dica é ser um…

Redator Freelancer

O trabalho de redator é muito procurado na internet devido a grande quantidade de sites e blogs que precisam de conteúdos relevantes, ou não, para fazer o trabalho de SEO. Para realizar as técnicas do SEO, muitas pessoas procuram por profissionais que produzem o famoso “Guest Post”, ou seja, você produzirá um conteúdo sobre o assunto que solicitarem, mas não terá seu nome reconhecido como autor.

Para conseguir um trabalho como esse, basta que você se cadastre em sites como o 99Freela ou Freelancer, crie um perfil profissional e então vá em busca das oportunidades que existem nos sites. Além disso, também existem grupos no Whatsapp onde pessoas buscam por esse tipo de serviço, basta conseguir participar de alguns desses grupos que a oportunidade aparecerá.

Gerenciador de mídias sociais

mídias sociais

O setor de marketing digital vem crescendo muito no Brasil. E ao mesmo tempo, existem muitos profissionais à procura de cursos de marketing digital.


Uma grande oportunidade que existe na internet é para quem conhece um pouco sobre redes sociais e sabe como conduzir, gerar engajamento e produzir conteúdo para um perfil ou página.

Essa oportunidade de freela você pode encontrar através de uma agência de marketing digital ou diretamente com os proprietários desses perfis ou páginas que precisam de ajuda para alcançar mais clientes.

Secretário remoto

Por incrível que pareça a busca por pessoas que façam o serviço de secretário(a) nos sites de freelancer são bastante comuns. Nesse serviço você terá um número no qual atenderá ligações, organizará a agenda do contratante, fará marcações de horário, responderá clientes, enviará e-mails, etc.

Ou seja, o secretário remoto faz todo serviço que um assistente faria, porém será de forma remota.

Suporte ao Cliente

Muitas empresas, startups e pessoas procuram pelo serviço de suporte ao cliente. Isso porque, normalmente, vendem produtos e precisam de alguém para atender ligações e prestar suporte com o objetivo de tirar dúvidas ou resolver problemas.

O detalhe do serviço de suporte é que ele costuma ser 24 horas, portanto, fique atento se você terá essa disponibilidade.

Por fim, como você pode perceber, a internet abre inúmeros caminhos e oportunidades, basta que você aproveite.

Sobre o Autor