tecnologias se tornem inimigas

É impossível negar as inúmeras transformações que as tecnologias trouxeram para a educação. Com os cursos online, os horários ficam mais flexíveis, não é necessário se deslocar para estudar e você ainda tem todo o universo da internet para complementar os estudos.

tecnologias se tornem inimigas

No entanto, as mesmas tecnologias podem se tornar inimigas da educação de qualidade, seja por conta de equipamentos inadequados, por provocar distrações ou outros gerar desinformações. Veja como aproveitar ao máximo a parte boa das tecnologias e não deixar que nada te atrapalhe enquanto estuda:

Atenção aos equipamentos

Uma conexão de internet ruim pode atrapalhar o andamento dos estudos, principalmente no caso das aulas síncronas. Para evitar esse tipo de problema sem ter que trocar o provedor ou gastar mais dinheiro, é possível tomar algumas medidas simples: evite deixar outras coisas abertas no computador ou celular enquanto assiste as aulas e altere as configurações de seu roteador de um modo que ele priorize a conexão em seu dispositivo.

O microfone e a câmera também são essenciais para conseguir se expressar e interagir nas aulas virtuais e a falta deles pode comprometer os estudos. Mas, também não é preciso muito para atingir uma boa qualidade. Existem aplicativos para celular que permitem que você use o seu smartphone como webcam, ou utilize o microfone do aparelho no computador. Assim, você poderá atingir melhores níveis de qualidade de imagem e som, sem gastar nada a mais. Essa dica também é preciosa para melhorar o seu desempenho no trabalho remoto.

Mantenha a concentração

Muitas pessoas têm dificuldades em manter a concentração nas aulas online porque não conseguem ficar afastadas do celular. Essa tecnologia que tanto nos ajuda pode ser extremamente prejudicial aos estudos, principalmente ao acabar com o foco e a concentração. Por isso, lembre-se de deixar o seu celular distante durante as aulas. Há várias maneiras de combater esse vício. Manter o aparelho sem volume é uma boa dica, pois assim você não se desconcentra após cada notificação.

Em um artigo publicado no site TechReviews, a especialista em celulares Daniele Padrão aponta que esse é um dos grandes perigos do smartphone, mas que os próprios desenvolvedores já encontraram soluções para evitar essas armadilhas: existem aplicativos cuja única função é bloquear outros aplicativos. Com eles, você pode delimitar um período de bloqueio, e durante o tempo definido não há nenhuma maneira de abrir as suas redes sociais.

Cuidado com as informações online

Sabemos que a internet é riquíssima em informações que podem nos trazer um amplo conhecimento em muitas áreas. No entanto, os ambientes virtuais também estão cheios de pessoas mal intencionadas, que se esforçam para espalhar informações incorretas.

Por isso, para não deixar que essas informações falsas prejudiquem os seus estudos e gerem confusão, é importantíssimo sempre ler matérias, notícias e artigos que estejam publicados em fontes confiáveis.

Sobre o Autor