Saiba como fazer uma boa redação de maneira simples e eficaz

Deseja saber como passar em concurso ou vestibular? A redação é a parte desses tipos de exames que possui a maior nota, por esse motivo, é preciso se atentar e saber como fazer uma boa redação de maneira simples e eficaz, a fim de garantir a sua aprovação.

Confira aqui neste artigo as dicas para fazer uma boa redação que pode garantir a sua aprovação em concursos como o inep encceja, Enem e muitos outros.

Como fazer uma boa redação de maneira simples e eficaz

O primeiro passo para fazer uma boa redação e conquistar a aprovação em concursos ou vestibulares é ler o edital de cada um deles, a partir dele que podemos analisar quais as exigências para elaborar a redação.

No entanto, existem dicas especiais que podem ajudá-lo a melhorar em sua escrita e conseguir uma ótima nota. Confira a seguir quais as dicas para fazer uma redação de sucesso:

1. Leia e escreva

Por mais que isso seja óbvio, para fazer uma ótima redação é importante que você adquira o hábito de ler muito e escrever. Embora possa não parecer, a leitura ensina o cérebro sobre o modo de escrever, as regras ocultas, etc.

Como qualquer trabalho ou exercício, escrever exige prática. Portanto, somente escrevendo, é possível aprender a fazer uma redação de maneira rápida e eficaz. A prática é essencial para que o estudante possa vir a dominar a escrita.

2. Pesquise por redações que obtiveram notas altas nas provas anteriores

Através da internet temos a possibilidade de visualizar as redações com as maiores notas em concursos e vestibulares. É preciso analisá-las para identificar qual o critério que as bancas seguem, como os autores dessas redações expressaram suas ideias e incrementaram o texto de acordo com as regras dos editais. Você pode usá-las para treinar.

3. Clareza

Seja claro sobre o que será discutido no texto, qual é o tópico ou as ideias a serem discutidas. Que objetivo eu quero alcançar com esse texto? Se não estiver claro, tire todas as dúvidas antes de começar a escrever, leia as instruções e o pequeno texto que muitas vezes as provas disponibilizam sobre o assunto, geralmente este pode ser encontrado na proposta de redação. A leitura ajuda a capturar as ideias fundamentais.

4. Não sobrecarregue a redação

Não use palavras ou expressões muito elaboradas. O autor não deve tentar demonstrar o quão amplo e impressionante é o seu vocabulário.

5. Escreva o primeiro rascunho

Pode ser útil se você achar mais conveniente. Desenvolva todas as ideias de acordo com a ordem estabelecida, mas sem se preocupar muito se quebrar essa ordem, e sem parar demais na ortografia ou sintaxe. Despeje as ideias no papel, depois ficará mais fácil para organizá-las em um texto.

6. Verifique sua ortografia

Revisar o rascunho e seguir as regras de sintaxe e ortografia é essencial; Verifique se há repetições de palavras ou ideias, se todos os pontos a serem tratados foram coletados e se a escrita transmite o ponto de vista esperado de forma clara e objetiva.

A pontuação correta é essencial para o leitor respirar e entender. Além disso, ajudará você a organizar melhor suas ideias (conclusão, lista e/ou explicação).

Gostou do nosso artigo? Seguindo essas dicas, você irá melhorar sua redação de maneira simples e eficaz para conseguir uma boa nota em concursos e vestibulares.

Sobre o Autor