o que é administração pública

A área de administração pública é vital para o funcionamento de qualquer cidade, desde as suas instituições até o planejamento da infraestrutura, pensando sempre em como organizar e distribuir o orçamento de forma eficiente.

As instituições pertencentes ao Estado são responsáveis por oferecer à população uma melhor qualidade de vida, bem como segurança, lazer e outros serviços de utilidade pública, e quem auxilia nesse processo é o administrador público.

Não confunda com cargos políticos, pois estes não necessariamente necessitam de alguma qualificação específica, pois nesse caso estamos falando dos profissionais que vão atuar de forma direta ou indireta na administração da estrutura dos órgãos públicos.

Venha entender melhor como funciona essa área, as oportunidades que têm surgido e principalmente como se qualificar  para ser um profissional de administração no setor público.

Boa leitura.

O que é administração pública?

Essa atuação surgiu dentro do campo do Direito e trata-se de uma gama de serviços, órgãos e agentes vinculados ao Estado para atender as demandas da sociedade, entre elas as áreas da educação, saúde pública, segurança e infraestrutura.

Essas ações em conjunto são geridas por profissionais devidamente qualificados para exercer a função de maneira técnica, seguindo o planejamento da instituição, respeitando os orçamentos e garantindo uma gestão eficiente.

Tudo que se planeja dentro da área de administração pública tem que ter como foco o interesse das pessoas, e essa função pode ser exercida em nível federal, estadual ou municipal.

O que faz um administrador público?

O que faz um administrador público

O administrador público é o profissional responsável pela gestão dos recursos orçamentários e das obrigações contábeis das instituições públicas vinculadas à federação.

Políticos eleitos a cargos públicos, não necessariamente precisam ter algum tipo de formação em administração pública, pois essa gestão é feita por meio de contratação, pois é uma função extremamente técnica.

Diferente de um administrador de empresas, o administrador público não visa o ganho de lucros, mas sim a utilização eficiente dos recursos do Estado aplicados ao bem estar da população.

Principais áreas de atuação de um administrador público

O profissional da administração pública pode atuar de várias formas dentro do setor público, mas também pode ser útil em ONG ‘s em empresas privadas que possuem algum vínculo com o Governo.

As áreas mais promissoras para atuação do administrador público são:

  • Consultoria: planejando ações institucionais voltadas para redução de custos administrativos e a elaboração de ações que potencializam os atributos das políticas públicas, dentro do orçamento disponível.
  • Empresas do Terceiro Setor: implementa projetos e atividades pensando em aquisições de licitação pública criando pontes de contato entre as empresas e o Estado.
  • Empresas Privadas: pode atuar na prestação de serviços específicos para os órgãos do governo desenvolvendo projetos que tenham utilidade para o setor público, participando de processos de licitações.
  • Gestão de Políticas Públicas: estabelecer as diretrizes que irão guiar os programas de política pública que visam solucionar os problemas sociais com base no orçamento disponibilizado pelo Governo. 
  • ONG ‘s: o profissional pode atuar gerenciando orçamento, estabelecendo metas e criando programas sociais relevantes para sociedade.
  • Serviço Público: atuar diretamente na administração contábil e orçamentário dentro de órgãos públicos oferecendo assistência completa a eles. Fazer as licitações e os contratos administrativos, bem como fazer a ligação entre empresas públicas e privadas.
Áreas da administração pública

Mercado de trabalho na administração pública

Conforme vimos, devido a tantas áreas possíveis para atuar como administrador público, o mercado de trabalho é bastante amplo para que os profissionais possam aproveitar inúmeras oportunidades.

Além disso, a qualificação do administrador público, permite que você atue em várias outras áreas como assessoria, marketing, recursos humanos, finanças e muito mais.

A consultoria voltada para gestão dos recursos públicos, pode também ser aplicada para gerir empresas privadas, visando uma otimização dos custos e até aumento dos lucros.

Fora isso, o conhecimento adquirido na capacitação em administração voltada para o setor público também colabora bastante na hora de prestar um concurso público, dessa forma você  pode operar em vários setores diferentes.

Qual é a importância do administrador público?

O Estado não tem dinheiro infinito, pelo contrário, os orçamentos da união estão cada vez mais enxutos devido há várias questões de cunho político, econômico e social.

Cabe ao administrador público estar ciente de todas essas mazelas da sociedade para que dentro de seu planejamento possam considerar quais soluções implementar a curto, médio e longo prazo. 

Programas sociais que valorizam a educação, saúde e segurança pública, passam pela gerência do administrador público, por isso é uma função de grandíssima responsabilidade cujo quem a exerce deve ser devidamente qualificado, pois seu trabalho vai impactar a vida de milhares, quiçá, milhões de pessoas.

Como ser um administrador público?

Como se tornar um administrador público

O que é a administração pública senão a capacidade de zelar pelos recursos públicos, consequentemente pelo bem estar e qualidade de vida da população.

Portanto, o profissional da área precisa ser bem eficiente e dominar temas variados, como administração, gestão financeira, contabilidade, conhecimento em ciências sociais, direito, economia e muito mais.

Ou seja, é um dos profissionais mais completos do mercado de trabalho, então para se tornar um, é preciso uma qualificação que consiga entregar todos esses conhecimentos com excelência.

Na Unova Cursos temos uma formação para se tornar administrador público com todas as competências básicas que você precisa para executar essa função tão vital para nossa sociedade.

Matricule-se gratuitamente na Unova e faça o curso de Administração Pública sem sair de casa, com toda assistência necessária e se optar, tem certificado de conclusão ao final do processo.

Conclusão

Enfim você pode ver todas as vantagens e também obrigações para atuar na administração pública e agora pode buscar sua qualificação para aproveitar todas as oportunidades nesse mercado que sempre terá demanda por profissionais de excelência.

Comece com o curso gratuito da Unova para dar seus primeiros passos para se tornar um administrador público e assim poder ter uma atuação extremamente relevante para sociedade como um todo.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário