Carreira Jurídica: Tudo sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho

Se tornar um advogado vai muito além de ir ao tribunal em dia de audiência, pois a carreira jurídica é bastante ampla, com opções para todo tipo de perfil profissional.

E, sabendo que essa é uma dúvida comum aos aspirantes do direito, resolvemos trazer um guia com tudo que há na área jurídica para que você possa escolher uma atuação que tenha tudo a ver contigo.

Boa leitura.

O que é uma carreira jurídica?

Sendo o direito uma das áreas profissionais mais tradicionais que temos, o segmento já está consolidado com opções de carreira que contemplam vários tipos de atuação.

E o que define uma carreira jurídica é justamente a jornada que um bacharel faz dentro deste campo, onde ele pode escolher atuar em vários setores, tanto públicos quanto privados.

Por isso que quando se trata de carreira no direito, a formação é só o primeiro passo, que vai te dar uma noção geral de como é a área, para que assim você possa definir qual caminho será mais interessante para seguir.

Como é o mercado de trabalho na área jurídica?

Justamente por ser uma área tradicional e consolidada, podemos dizer que o direito nunca “sai de moda” pois sempre tem novos advogados sendo formados a cada ano.

Isso porque, a demanda por esse tipo de profissional só aumenta, inclusive, com o avanço das tecnologias digitais, novas áreas vão surgindo e novas legislações vão sendo implementadas, como a LGPD por exemplo, que chegou para regulamentar a coleta e armazenamento de dados na internet.

Claro que historicamente algumas funções são mais concorridas que outras, pois vagas de juiz e promotor, até hoje tem uma relação de candidato-vaga concorridíssimas.

Então, é importante conhecer a amplitude de opções nessa área para que você possa desenhar um planejamento factível para ingressar na carreira jurídica e obter sucesso profissional.

, Carreira Jurídica: Tudo sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho

Quais são as carreiras jurídicas?

Primeiro, vale distinguir que as carreiras jurídicas podem ser públicas ou privadas, e as principais diferenças é que na pública a concorrência é maior assim como a remuneração.

Vamos conhecer algumas carreiras no direito público:

Procurador

Esse é um cargo que pode atuar em 3 níveis: municipal, estadual e federal, e a sua principal função é defender os interesses da prefeitura, governo do Estado ou da União.

Quanto mais alto o cargo de procurador, maior a sua remuneração e também mais concorrida a vaga. Se tornar procurador da União, por exemplo, é o ápice dessa carreira, com o teto salarial de 30 mil reais.

Promotor de Justiça

Aqui a atuação é no Ministério Público de cada estado, atuando a favor do povo e defendendo seus interesses.

Atua na esfera criminal principalmente, sendo parte ativa da investigação.

A média salarial é de 22 mil reais.

Juiz

Um dos pontos mais altos da carreira jurídica, se tornar juiz, é representar o Poder Judiciário e decidir mediante análise os conflitos envolvendo pessoas, empresas ou agentes públicos.

Além dessas 3 que destacamos, outras áreas do direito público são:

  • Defensoria pública
  • Desembargador
  • Delegado

Na esfera privada, as opções são amplas também, no entanto os salários vão variar mais, de acordo com o tamanho do escritório e nível dos processos.

E no direito privado temos as seguintes áreas:

Direito Civil

Trata principalmente das relações pessoais, negócios jurídicos, família e contratos com várias finalidades.

Sem dúvidas é o maior segmento do direito, pois é onde as pessoas comuns mais buscam serviços para os mais diversos fins, pois atua na resolução desde de brigas entre vizinhos até divisões de heranças.

A média salarial segundo a consultoria Robert Half é entre 13 a 16 mil reais, dependendo do tempo de experiência.

Direito Empresarial

Atua sobre as leis que regulamentam as atividades das empresas, relação com sócios, mercados e concorrência.

Hoje em dia é uma das áreas com mais opções para construção de uma carreira jurídica, e a média salarial é de 12 a 22 mil reais.

Direito Penal

Essa área trata diretamente da defesa de clientes acusados de crimes, dos mais diversos. 

Em média, o salário é de 6.200 reais segundo o SINE (Site Nacional de Empregos)

Direito Trabalhista

É o setor que cuida das relações entre empresas e funcionários e pode representar qualquer uma das partes nas situações de divergências trabalhistas.

A média salarial é de 8500 a 13 mil reais segundo levantamento da consultoria Robert Half.

, Carreira Jurídica: Tudo sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho

Como saber qual carreira jurídica seguir?

Assim como qualquer carreira, o que você precisa considerar é qual das áreas mais tem a ver com sua personalidade.

Por exemplo, quem não tem muita aptidão para lidar com pessoas ou falar em público, não vai se dar tão bem no direito penal, e aí vale mais buscar algo no direito empresarial, onde vai lidar mais com burocracias e contratos.

Financeiramente falando, todas as áreas são bem parelhas, com destaque para o direito público, que como falamos, possui uma alta concorrência, então, vai demandar que você se dedique muito.

Então, na hora de planejar sua carreira, nada impede começar no privado e aos poucos almejar uma mudança para o setor público visando crescimento profissional.

O mais importante é que seja uma trajetória confortável tanto financeiramente quanto de satisfação pessoal.

Competências e habilidade importantes na carreira jurídica

A principal habilidade para qualquer carreira jurídica é o bacharelado em direito seguido da aprovação na prova da OAB, então, conhecimento é algo que todo aspirante a advogado precisa buscar.

Contudo, antes mesmo de ingressar numa faculdade, existem vários cursos na área jurídica que podem te ajudar a ingressar ou até, otimizar seus conhecimentos para algo específico.

, Carreira Jurídica: Tudo sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho

Por que investir em um curso da área jurídica?

Existem uma infinidade de cursos profissionalizantes que são complementares ao direito e podem te colocar na área jurídica antes mesmo de uma graduação.

É muito interessante investir neste tipo de conhecimento, justamente pela possibilidade de se tornar um profissional mais completo e principalmente, para ter um gostinho da área jurídica antes de mergulhar num bacharelado em direito.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Seja você um aspirante, estudante ou já formado em direito, com os cursos da Unova você se tornará um profissional ainda mais completo.

Temos inúmeras opções dentro da carreira jurídica, que contemplam as principais áreas que citamos neste artigo.

Aproveite e conheça nossa gama de cursos no segmento do Direito, todos online e gratuitos para você aprofundar ainda mais seus conhecimentos jurídicos.

Conclusão

A carreira jurídica é uma das mais tradicionais, por isso é tão competitiva e com alta demanda por profissionais.

Portanto, se já é um desejo seu dar os primeiros passos nessa área, saiba que há muitas oportunidades para ser bem sucedido, e sem dúvida alguma delas vão te agradar mais.

Esperamos que essas informações te ajudem a iniciar bem sua jornada no direito e principalmente, que nossos cursos te preparem para o que virá.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.