cursos de gestão ead

Escolher qual carreira seguir não é fácil, mas na hora de decidir por um curso superior ou de especialização, é importante considerar alguns pontos importantes para não acabar se frustrando.

Além de olhar para o mercado de trabalho, fatores como aptidões, interesses pessoais, concorrência e até mesmo custo da graduação podem interferir na escolha, não é?

Se você ainda está em dúvida, é importante considerar os cursos de gestão. 

Essa área é bastante abrangente e oferece diversos caminhos para os profissionais que atuam na área. 

Profissionais que escolhem fazer algum curso de gestão, normalmente, formam uma visão multidisciplinar, ganhando um diferencial a mais para conquistar boas oportunidades de trabalho.

Veja nossas dicas dos melhores cursos de gestão!

Afinal, o que é a área de gestão?

A área de gestão abrange todo o campo de estudo e de mercado em que os profissionais atuam na frente administrativa, seja representando uma empresa ou equipe. 

O principal objetivo da área de gestão é ajudar a promover o crescimento do negócio e o alcance dos objetivos.

Os cursos da área de gestão se enquadram dentro do segmento de Ciências Humanas, pelo estudo e análise de comportamentos humanos. 

No entanto, também existem cursos da área de gestão com foco em gestão de processos e gestão de recursos financeiros.

Uma das grandes vantagens dessa área de formação é que ela possui diversas opções de mercado de trabalho.

Além disso, é um setor em crescente expansão, necessário em todos os tipos de empresas, independente do segmento ou porte.

Por ser um curso de formação tecnológica, é uma opção mais curta de graduação do que outros cursos. Por isso, é uma opção para quem deseja entrar mais rápido no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho na área de gestão?

O mercado de trabalho para quem opta por algum dos cursos de gestão é bastante amplo. As opções de graduação com foco em gestão permitem uma formação multidisciplinar, o que abre a possibilidade destes profissionais atuarem em diferentes cargos e empresas.

Isso porque, empresas em geral, independente da atuação ou de porte, precisam de profissionais com foco em gestão de pessoas, gestão financeira, gestão empresarial, gestão de processos e outras posições importantes para o crescimento da empresa.

Com a realização de outros cursos de pós-graduação e cursos livres, o profissional de gestão consegue afunilar ainda mais sua carreira para se tornar um especialista e alcançar posições ainda mais altas dentro dessa área de mercado, com uma remuneração ainda mais atrativa.

Além de encontrar oportunidades em empresas privadas, esses profissionais também conseguem atuar em instituições públicas, fora a possibilidade de empreender como consultor especialista ou até mesmo como profissional autônomo/freelancer.

Quais são os principais cursos da área de gestão?

curso de gestão comercial

Abaixo listamos os cinco principais cursos de gestão para você conhecer!

1. Gestão Comercial

Em Gestão Comercial, o profissional estudará sobre como desenvolver estratégicas de gestão comercial, tendo disciplinas como empreendedorismo, marketing, gestão de vendas, pesquisa de mercado, orçamento, gestão financeira e áreas correlatas.

O profissional que ingressa neste curso estará apto para organização e gestão de departamentos, análise de mercado e concorrência, além de desenvolver habilidades em planejamento de vendas e de metas.

O mercado de trabalho também é bastante amplo. É possível trabalhar em ambientes corporativos, como empresas privadas e públicas, bancos, marketplaces etc.

2. Gestão de Recursos Humanos

O curso de Gestão de Recursos Humanos prepara o profissional para lidar com processos de gestão de pessoas e também para gerenciar funções administrativas de um RH, como gestão de jornada de trabalho, processos seletivos, análise de perfis profissionais etc.

Normalmente, os cursos de Recursos Humanos desenvolvem bastante o profissional para que ele atue com foco em pessoas, como desenvolvimento de carreira, feedbacks, desenvolvimento de lideranças, trabalho em equipe, dinâmicas de grupo, treinamentos e outras ações importantes para as empresas.

Para ter sucesso nessa área, é importante gostar de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, ter boa comunicação e ter facilidade com gestão de processos.

Assim como os outros cursos da lista, essa opção também permite a formação pelo ensino à distância.

3. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira leva o profissional para o universo das finanças. Nesse curso, é fundamental que a pessoa interessada tenha afinidade com números, análise de gráficos e interesse no mercado financeiro.

Também é importante para trabalhar no setor perfil analítico, pois é um setor que trabalha com processos que exigem bastante atenção para evitar erros de cálculo, como controle de fluxo de caixa, livros contábeis, investimentos e controladoria.

4. Gestão Pública

Você sabia que também existe uma opção de curso de gestão com foco na gestão pública? Nesse tipo de especialização, os profissionais recebem uma formação específica para atuação como servidores públicos.

Esse curso é interessante para quem gosta de gestão com foco em legislação e políticas públicas.

Com essa formação, o profissional poderá encontrar oportunidades de trabalho em instituições públicas, tanto por concursos, cargos comissionados e processos seletivos tradicionais.

5. Gestão de Produção Industrial

O curso de Gestão de Produção Industrial tem foco na formação de profissionais qualificados para otimizar a gestão de processos de produção nas indústrias.

É uma área que exige que o profissional se especialize em administração, planejamento estratégico, empreendedorismo, gestão e inovação, logística, cadeias de produção, controle e automação, métodos de produção e vários outros campos que envolvem a produção industrial.

Quem cursa Gestão de Produção pode atuar como analista de produção e analista de operação e manutenção, por exemplo.

Como saber qual curso de gestão é ideal para você?

Nem sempre é possível ter certeza absoluta de que estamos no caminho (e profissão) certa. Mas é importante pensar nessa decisão com cautela para evitar frustrações e arrependimentos, não é?

Por isso, para saber se você escolheu o curso de gestão ideal, pesquise bastante sobre a grade curricular do curso, professores, oportunidades de trabalho, faixa salarial e o dia a dia de quem trabalha na área.

É importante pesquisar por relatos de quem já atua na profissão para realmente entender se a área é para você.

Com os cursos de gestão, é possível seguir para diferentes campos de atuação. Se você gosta da área de gestão e se relaciona bem com áreas de Ciências Exatas, o curso de gestão empresarial ou gestão financeira podem ser os melhores caminhos.

Mas se você adora lidar com pessoas, cursos de gestão com foco em Recursos Humanos, por exemplo, pode te deixar mais realizado profissionalmente.

Por que investir em cursos de gestão?

cursos de gestão financeira

Os cursos da área de gestão podem trazer um bom retorno financeiro para os profissionais da área, especialmente para aqueles que investem ainda mais em cursos e especializações que, ao lado das experiências no mercado de trabalho, enriquecem o currículo.

Também é vantajoso o investimento pela quantidade de áreas de atuação que o segmento oferece.

É possível trabalhar tanto em pequenas empresas como grandes multinacionais e em diferentes frentes de gestão.

Outro ponto bastante positivo é a rapidez para ingressar ao mercado de trabalho. Em comparação com graduações tradicionais, os cursos de gestão apresentam duração menor.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova oferece diversos cursos de gestão financeira, gestão de pessoas, gestão empresarial e outras especializações que vão te ajudar a enriquecer seu currículo profissional.

Os cursos disponíveis são gratuitos e a distância, para que você consiga estudar quando e onde estiver!

Conheça os melhores cursos de gestão gratuitos com a Unova Cursos!

Conclusão

Agora que você já conhece os principais cursos de gestão e as vantagens de entrar para esse mercado de trabalho, é hora de começar a planejar seu futuro! Conte com a Unova Cursos para alavancar sua carreira!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário