aprender novo idioma

Aprender um novo idioma sempre vai ser um grande desafio. Então, saiba que se você deseja dominar o inglês, avançar no espanhol ou aprender mandarin, vai precisar de muita dedicação.

É verdade que o processo de descobrir uma nova língua é mais fácil para as crianças, mas nada impede que pessoas de qualquer idade possam aprender, mesmo começando do zero.

A grande questão é encontrar o método que melhor se encaixa no seu tempo e necessidades, além de praticar todos os dias.

É importante estar ciente de que ao buscar aprender um novo idioma, você também vai estar mergulhando na cultura daquele povo. Afinal, a língua é a maior forma de expressão dos costumes.

E para auxiliar você nessa tarefa, nós preparamos 6 dicas. Boa leitura!

Por que aprender um novo idioma?

Os motivos para aprender um novo idioma são diversos. O processo abre a sua mente para novas experiências e possibilidades. Viajar, experimentar a gastronomia, música, cinema, festivais e diversos outros aspectos culturais sem a barreira da língua.

Além disso, é muito importante para a construção de relações interpessoais e intercâmbio com pessoas diferentes, em locais diferentes.

Hoje, com o auxílio da internet, você pode ter contato com pessoas do Japão, Alemanha, Austrália ou Singapura sem sair do lugar.

O mercado de trabalho e a fluência em um novo idioma

Outro fator de grande influência para aprender outra língua é o mercado de trabalho. Cada vez mais é exigido dos profissionais que os mesmos sejam pelo menos bilíngues. 

De acordo com pesquisa da Page Personnel, uma empresa global voltada para o recrutamento, atualmente cerca de 60% das vagas têm como pré-requisito que o candidato domine a língua inglesa.

Ou seja, ter fluência em um segundo idioma deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma exigência para os profissionais em, basicamente, qualquer área de atuação.

Afinal, qual novo idioma começar a aprender?

por que aprender novo idioma

Neste momento, o inglês é a língua que conecta as pessoas no planeta. É o idioma oficial de diversas organizações globais, como da ONU, por exemplo.

Além disso, domina o mundo dos negócios, publicações científicas, a internet, o cinema, a música e muitos outros campos.

Por isso, investir no aprendizado do inglês é fundamental para todos que desejam ser cidadãos globais.

Quais são os maiores desafios em aprender um novo idioma?

É claro que durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira nem tudo são flores. O aluno vai sim encarar diversos desafios que exigirão perseverança.

A pronúncia é uma das grandes dificuldades encontradas por diversas pessoas que estão buscando o domínio da língua. Isso especialmente nos idiomas falados em diversos países. É comum que existam variações de palavras e pronúncias.

Um grande exemplo são as diferenças entre o inglês estadunidense e o britânico.

Uma dica nesse caso, é investir no aprendizado das pronúncias do local com que você mais se identifica culturalmente. Então, se você deseja conhecer os Estados Unidos, foque nos costumes e pronúncias deles. 

Mas se você deseja conhecer ou viver nas terras da rainha, por exemplo, estude com mais afinco o inglês britânico.

Como aprender um novo idioma?

dicas novo idioma

A seguir, confira as dicas que preparamos para você aprender um novo idioma!

1. Invista em um curso online

Está mais do que na hora de usar a internet a seu favor! Existem centenas de cursos online voltados para o ensino de idiomas, muitos deles gratuitos.

É uma alternativa para quem não tem tempo ou condições de se deslocar para os famosos cursinhos de inglês e espanhol. 

2. Pratique a leitura e a escrita

Assim como a língua materna, o aprendizado de outro idioma exige que você se dedique a praticar a leitura e a escrita. Essa é uma forma primordial de aprimorar os seus conhecimentos e melhorar suas habilidades com a língua. 

Uma boa tática é buscar ler e escrever sobre assuntos que você se identifica. Caso seja um amante dos quadrinhos, procure comprar as versões no idioma que você está aprendendo. Escreva resenhas sobre eles, leia as críticas de terceiros.

Dessa forma, você passará a se familiarizar com as gírias e demais itens que compõem a escrita do idioma em questão.

3. Ouça músicas e veja filmes e séries

Como dissemos, aprender um idioma também é aprender sobre a cultura. E a música e as produções audiovisuais, como filmes e séries, têm um papel fundamental em explorar as nuances culturais de seus países de origem.

Veja os filmes e séries no idioma original, preste atenção na pronúncia, escolha de palavras para descrever determinada situação, até mesmo na entonação usada para os momentos de raiva, tristeza ou felicidade. O mesmo vale para música. 

4. Não tenha vergonha da conversação

Lembre-se que ninguém começa sabendo de tudo. Especialmente no início do processo de aprender um novo idioma, é possível que você tenha dificuldade na conversação, mas com o tempo e a prática, você vai melhorar. 

A fluência vem através do trabalho duro e constante.

5. Não pule etapas

A paciência é uma virtude extremamente necessária quando se trata de aprender um novo idioma. Não tente pegar atalhos! Comece do zero e siga uma rotina de estudos bem estruturada. Dessa forma vai alcançar o sucesso e dominar a língua que deseja.

6. Troque conhecimentos com outras pessoas

Mais uma vez você pode usar a internet para servir ao seu propósito. Existem diversas plataformas que conectam pessoas de diversas partes do mundo para a troca de experiências culturais. 

Essa é uma forma de trocar conhecimentos com pessoas nativas e beber diretamente da fonte, por assim dizer.

Além disso, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda ao seu amigo ou familiar que já domina a língua ou está em um momento de aprendizado mais avançado que o seu. Essa troca de informações é muito importante.

Como podemos te ajudar?

A Unova tem uma série de cursos dedicados ao ensino do idioma. Todos eles são online e separados por níveis para ajudar o estudante a seguir com um aprendizado nivelado de acordo com seus conhecimentos. 

Clique aqui e veja qual opção mais se adequa às suas necessidades de aprendizagem!

Conclusão

Aprender um novo idioma é fundamental em um mundo cada vez mais conectado. Embora possa ser um grande desafio, é importante manter a perseverança e trabalhar para alcançar os resultados desejados. 
Estruturar uma rotina é o passo mais importante antes de começar a estudar o idioma de fato. Pois assim, é possível manter a constância necessária para o domínio da nova língua.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário