cronograma de estudos

O sucesso para quem tem em sua rotina o estudo como meio de alcançar algum objetivo – seja ele um vestibular, uma vaga ou um concurso, por exemplo – depende bastante da organização e dedicação que ele empenha nisso.

Para isso, muitos estudantes recorrem aos cronograma de estudos. Há muitas formas de fazer isso e cada pessoa deve se adaptar à forma que melhor funciona. O importante, no final das contas, é apenas  garantir que o seu tempo de estudos é organizado.

Pensando nisso, preparamos um material para te ajudar quando o assunto é fazer um cronograma de estudos. Além de falar sobre a importância dela, vamos te dar 5 dicas para você montar o seu e ter êxito. Boa leitura!

O que é um cronograma de estudos?

Para ter sucesso nos estudos, falamos que é essencial ter um cronograma de estudos. Mas você sabe o que isso significa? 

Um cronograma de estudos nada mais é do que uma ferramenta de planejamento que pode ser disposta em uma forma de tabela ou não, com o objetivo de ajudar o estudante na organização de todo o seu tempo disponível para se dedicar aos estudos.

A ideia é que o cronograma de estudos funcione como um quadro que permita ver todo o conteúdo necessário de uma forma mais organizada. 

Ele é muito usado por pessoas que têm rotinas intensas de estudos, como é o caso de vestibulandos e concurseiros. No entanto, serve para qualquer pessoa que queira organizar melhor o seu tempo de estudo.

Por que montar um cronograma de estudos?

Montar um cronograma de estudos é essencial para que o estudo seja melhor aproveitado. Isso acontece pois é ele quem dá ao estudante a possibilidade de dimensionar corretamente o esforço que ele precisa empenhar para chegar até o objetivo final.

Com planejamento e método de estudos, então, é possível criar uma rotina desde o começo dos estudos. 

A importância de uma rotina estudos 

importância de uma rotina de estudos

Estudar muitas matérias ou conteúdos variados ao mesmo tempo é um desafio, principalmente na hora de definir por onde começar.

Por isso, ter uma rotina de estudo faz toda a diferença para a aquisição do conhecimento desejado. Ao saber exatamente o que estudar e quando estudar, o estudante  vai aumentar a sua produtividade e, com o tempo, vai criar o hábito de estudar com mais foco.

Como montar um cronograma de estudos?

Agora que a gente já te convenceu que montar um cronograma de estudos é essencial, vem a segunda etapa que precisamos te responder: como montar um cronograma de estudos eficiente? 

Embora um plano de estudos seja algo muito pessoal e sempre depende do objetivo que cada pessoa tem com isso, há algumas dicas que podem te ajudar a chegar onde você quer. Acompanhe a seguir!

1. Planejamento e prioridades

Planejamento é a palavra chave principal quando o assunto é montar um cronograma de estudos. É preciso ter em mente exatamente o que você precisa estudar para ter êxito no seu propósito.

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer para se planejar bem é traçar metas e identificar todas as suas prioridades. 

Caso seu objetivo seja, por exemplo, uma recolocação profissional em outra área que você ainda não domina, como ciência da computação, por exemplo, você deve estipular metas para isso:

  • Assistir aulas do curso mais adequado;
  • Praticar e realizar atividades após as aulas;
  • Ler livros e fazer resumos sobre o assunto.

2. Horário de estudos

A segunda dica que vamos te dar na hora de fazer o seu próprio cronograma de estudos diz respeito aos seus horários. Para você definir os melhores dias e horários de estudo, portanto, você deve mapear todas as suas atividades fixas durante as semanas.

Além disso, você deve calcular a quantidade de tempo necessário que será preciso se dedicar semanalmente para que você possa alcançar o seu objetivo no final do prazo que você, também, irá estabelecer. 

Quantificar o tempo que você precisa e comparar com o tempo que você tem é essencial para fazer o melhor uso dele!

3. Calendário de estudos

A terceira dica é sobre a produção do calendário de estudos propriamente dita. Um cronograma pode se apresentar de diferentes formas, desde uma folha de anotações no caderno como em um programa de planilhas. 

Além de poder criar do zero gratuitamente no google sheets, na internet há também várias opções de templates prontos para você usar como base.

Quanto mais claro e organizado for seu plano, melhor para você. É essencial também que esse calendário sempre esteja no local de estudo para que você nunca perca de vista qual é seu foco e a sua próxima tarefa. 

4. Revisão de conteúdo

revisão de conteúdo

Seguindo com as dicas na hora de montar o seu conteúdo do cronograma, você deve sempre considerar um tempo para a revisão do conteúdo. 

Essa dica vale principalmente para casos em que o objetivo do estudante é a realização de uma prova como vestibular ou concurso.

Nesses casos, é essencial separar os temas que mais caem para reforçar e ter certeza que você absorveu bem o conteúdo e não há nenhuma ponta solta. 

Como esses são os assuntos mais importantes, ao se dedicar mais a eles, como consequência, mais chances você vai ter de acertar mais questões estratégicas.

5. Pausas para descanso

Por último e não menos importante, lembre-se que você não pode apenas estudar eternamente. Respeitar seus horários de estudos é tão válido quanto respeitar os horários de descanso. Somos humanos, então é impossível estudar o dia todo sem parar.

Além dos momentos de lazer, as pausas para comer, beber água e ir ao banheiro são essenciais para que você possa recarregar suas energias e não se sobrecarregue dentro da sua própria rotina. 

Não dá para aprender de verdade sem manter uma cronogramada saudável, por isso, nunca esqueça desses respiros, inclusive, fazendo intervalos entre os estudos.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Se você está buscando aprender mais e acrescentar novos conhecimentos à sua carreira, tão importante quanto ter um bom cronograma de estudos é escolher bem a fonte do seu conhecimento.

  Unova oferece cursos em diversas áreas do saber. Temos uma grande curricular e um material didático super atualizado. Oferecemos todos os cursos de forma gratuita e fácil.

Caso queira emitir um certificado de conclusão, você também pode fazer isso com o pagamento de uma taxa bem pequena.

 Investir na sua capacitação é fundamental para seu futuro profissional!

Conclusão

Ter um cronograma de estudos é essencial para não perder o foco quando se deseja alcançar um objetivo por meio da educação. 

Para isso, ter planejamento, organizar bem os horários, montar um calendário claro, sempre revisar bem o conteúdo e respeitar seus limites e descanso vão ser fundamentais nesse processo. Veja nossa grade de cursos e organize bem a sua capacitação!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

4 Comentários

Deixe um comentário