Como criar um Plano de negócios

O Brasil é considerado um país empreendedor, com 20% do PIB vindo de empresas criadas por brasileiros e 94 milhões de empregos, exatos 60% da força de trabalho, proveniente desses empreendimentos. 

Mesmo em tempo de crise, o país tenta se superar. No Brasil, abriram quase 4 milhões de novas empresas durante os anos de 2020 e 2022, exatamente no período mais crítico da pandemia. 

Mas, mesmo com toda essa vontade de vencer, muitos empresários acabam desistindo e fracassando no caminho. 

Em um dado de 2019, 60% das empresas abertas em 2008 já fecharam as portas e apenas 25% continuavam em atividade até 2018. 

Nesta mesma pesquisa, um dado alarmante: grande parte das pequenas e microempresas, não chegam ao primeiro ano de atividade. 

Mas, afinal, qual o motivo de tantas empresas fechando? A resposta é a falta de planejamento, basicamente, de um plano de negócios eficiente.

O business plan não é um documento que só empresas de grande porte devem ter, mas principalmente as pequenas, pois é por meio dele, que elas chegaram ao patamar de suas concorrentes mais difíceis. 

O Plano de negócios é vital para o sucesso de qualquer negócio e neste artigo para micro e pequenos empreendedores, separamos dicas valiosas para fazer o seu e iniciar ou manter seu negócio ativo e em crescimento. 

O que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócio é um documento que exemplifica as metas e estabelece todas as diretrizes que a empresa precisa seguir para atingir seus objetivos. 

É através desse plano, que a empresa consegue definir todos seus passos para alcançar o sucesso. Com ele, o empresário ganha uma série de benefícios e vantagens frente a concorrência:

  • Planejamento com início, meio e fim– O plano de negócio é a criação de um trajeto do início até o fim de uma jornada, e no caso de uma empresa, de um objetivo primordial.

É como fazer uma viagem: é preciso planejar o local, os dias de descanso, onde irá comer e dormir, como irá chegar nesse lugar, quando irá retornar e tudo isso necessita de planejamento.

Sua empresa segue a mesma linha, pois precisa de um roteiro que definido no papel, fica mais fácil para visualizar, incrementar e até modificar. 

  • Diminuição das incertezas e riscos no negócio– Qualquer negócio, principalmente aqueles em início de vida, passam por muitas incertezas e possuem muitos riscos. 

Para evitar sua queda, a dica é sempre ter um plano que identifique os possíveis problemas, os riscos do mercado e como sanar ou driblá-los ao longo do caminho.

  • Determina o momento de expansão e retração– Saber quando é hora de expandir, investir e quando retrair, poupar, é uma dúvida que pode ser decisiva para muitos empreendedores

Com um plano de negócio, o empreendedor consegue identificar facilmente onde sua empresa está e quais os meios para expandir ou quanto tempo necessita para retrair e depois avançar. 

Todas essas informações são obtidas com esse documento e qualquer empresa, principalmente as de micro e pequeno porte, precisam de um para crescer. 

No próximo tópico, confira dicas para fazer o plano do seu negócio e começar dar vida a seu sonho empreendedor. 

6 Dicas para montar um Plano de Negócio eficiente e de sucesso

A seguir, confira a lista de dicas para fazer seu plano de negócios sem complicações. 

  1. Comece seu plano de negócio com a descrição da empresa 

Vamos lá! A primeira coisa é fazer uma descrição de sua empresa, ou seja, qual seu nome, ao que se destina e onde pretende chegar. 

Esse ponto é fundamental, pois é a partir daí que se saberá de onde vem, onde está e onde pretende chegar. 

  1. Informe o sumário executivo do seu negócio

O sumário executivo é a descrição mais profunda da empresa, ou seja, os dados mais importantes dela. 

Aqui, você colocará a missão da empresa, dados de contato, CNPJ, se possui sócios e quem são, e após isso, dará ênfase a um resumo dos pontos focais do negócio.

Diferencial de mercado, público-alvo, quais os recursos financeiros e patrimônio atual, quais tributos precisa pagar e quais os planos para o futuro. 

  1. Quais são seus serviços e produtos? Descreva

Quais são os produtos que você vende? Se são serviços, liste aqui. Para deixar bem completo, é importante colocar até matéria-prima, diferencial desses produtos ou serviço prestado.

Outra informação importante, são os dados dos fornecedores ou onde acessa os itens que revende e compra as ferramentas e itens de trabalho para execução de seus serviços, por exemplo. 

  1. Não esqueça de fazer uma pesquisa de mercado

Finalizada a parte burocrática, digamos assim, é hora de pesquisar o mercado e analisar a concorrência, seu público e os produtos e serviços similares a venda. 

A pesquisa é essencial para tudo o que você pretende dê certo, pois sem ela, é impossível conhecer seu mercado a fundo e saber exatamente como agir ou quando é hora de mudar a estratégia. 

  1. Crie um plano de marketing e logístico 

Aliado a pesquisa de mercado, o plano de marketing e plano logístico define como você irá anunciar o que você faz e como irá entregá-los. 

Irá utilizar marketing digital ou focar numa loja física? Como será seu atendimento? A entrega será em domicílio? São questões que aqui nesse tópico devem ser respondidas em seu plano de negócios. 

  1. Tenha um planejamento financeiro eficiente

Por fim, tenha um planejamento financeiro bem certinho, com contas a pagar e receber em harmonia e até para isso o plano é eficaz, pois ele revela a saúde do negócio e quando é hora de mudanças. 

Com as contas em dia e lucro constante e faturamento em crescimento, seu negócio tem tudo para dar certo!

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.