5 passos para te ajudar a escolher a faculdade ideal para você!

Antes de iniciar o artigo, gostaríamos de te convidar para uma breve reflexão: tente se lembrar por alguns instantes das maiores decisões que você já tomou na vida, seja no âmbito escolar, familiar e até mesmo entre amigos. Agora, recorde-se dos sentimentos que o acompanharam. 

Provavelmente você sentiu insegurança e até mesmo ansiedade. Isso porque as maiores responsabilidades carregam um peso consideravelmente maior do que aquelas que não causam grandes consequências. Porém, você pode transformar essa realidade, tendo em vista que a sua maneira de tomar decisões pode ser diferente.

Se você está em dúvida sobre qual faculdade fazer, saiba que com os simples passos que apresentaremos nos próximos tópicos é possível sanar algumas das suas incertezas e inseguranças, tendo como resultado uma experiência inspiradora, podendo até mesmo ser usada nas suas futuras decisões. Confira!

Escolhendo sua graduação em 5 passos!

, 5 passos para te ajudar a escolher a faculdade ideal para você!

Os momentos que antecedem a inscrição no vestibular ou na prova do Enem são iguais para muitas pessoas. Afinal, são nessas horas que elas devem definir qual será sua profissão pelo resto da vida. Porém, saiba que tudo isso pode ser mais fácil e leve caso seja levado em consideração esses passos que selecionamos. Olha só: 

1 – Defina sua área de identificação

O primeiro passo para definir a sua área de atuação é seguir o seu coração. Sim, este passo pode ser clichê, porém é muito importante que você busque fazer algo que realmente gosta. Afinal, nada melhor do que trabalhar com o que a gente tem talento e aptidão. Por isso, liste as suas áreas favoritas e dispense as outras. 

2 – Liste as graduações mais relevantes 

Com as áreas pré-definidas, o próximo passo é fazer uma lista com as graduações que mais se destacam para você. Por exemplo, se você tem aptidão com a área de humanas, pesquise sobre as graduações relacionadas, como Publicidade e Propaganda, Licenciaturas, Direito, Gestão Comercial, entre outras. 

3 – Analise as tendências de mercado

Este passo é essencial para definir a sua profissão. Isso porque ele consiste em pesquisar as áreas de atuação que mais se destacam no mercado de trabalho pelos próximos anos. Assim, você é capaz de identificar aquelas que te garantirão ótimas oportunidades de crescimento profissional.

4 – Faça cursos para entender a profissão na prática

Até aqui você já pode identificar 3 aspectos: as áreas de atuação que você mais gosta, os cursos mais relevantes e as tendências de mercado. Agora, vale a pena entender como as profissões que você escolheu são na prática. Por isso, faça cursos online de curta duração, dessa forma você conseguirá entender inteiramente como é ser aquele profissional. 

5 – Confira o tipo da graduação

Por fim, escolha o tipo de formação que a sua graduação escolhida oferece. Hoje em dia você pode fazer um curso no grau bacharelado, que prepara o aluno para atuar em várias áreas do mercado; licenciatura que tem como base a formação de professores e gestores escolares; e tecnológico, cursos de curta duração para formar profissionais a fim de suprir necessidades específicas do mercado. 

Escolhi a faculdade: como estudar para o vestibular? 

, 5 passos para te ajudar a escolher a faculdade ideal para você!

Agora que você conheceu os passos essenciais para escolher a sua profissão, deve começar a pensar na preparação para o vestibular, que nada mais é do que o processo que seleciona os estudantes dos cursos de graduação

Se você já tem uma rotina de estudos, parabéns! Dessa forma, torna-se muito mais fácil continuar os seus hábitos para atingir o seu objetivo. Porém, se você ainda não tem o costume de estudar periodicamente, fique tranquilo. Saiba mais:

Para começar a estudar para o vestibular, invista em cuidar primeiramente de você. Isso porque a saúde mental é essencial para que você possa adquirir todo o conhecimento para a prova, então alimente-se bem, pratique exercícios e tenha horários definidos de estudos. 

Além disso, é importante atentar-se com o edital da prova, tendo em vista que cada instituição conta com um processo seletivo. Assim, para evitar futuras surpresas, leia todo o edital e saiba como funciona. 

Como é uma prova de vestibular?

As provas de vestibular variam de acordo com cada instituição, porém o conteúdo que elas exigem são os mesmos: tudo o que foi estudado enquanto o aluno estava no Ensino Médio. A grande parte das provas contam com questões de múltipla escolha e também subjetivas.

Além disso, é necessário fazer redações. Por isso, vale a pena praticar bastante a escrita com o objetivo de mandar bem na prova. Hoje em dia você é capaz de encontrar cursos gratuitos de Redação para o Enem que oferecem todas as técnicas necessárias. 

Por fim, saiba que toda preparação, desde a escolha da sua faculdade até os estudos para o vestibular, deve ser feita com muita dedicação, sem deixar de lado a sua saúde física e mental. Assim, você se torna capaz de garantir um futuro de sucesso. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe conosco pelos comentários. Aproveite também a oportunidade para enviar este conteúdo aos seus amigos que também estão passando por essa fase tão importante. Até breve!

, 5 passos para te ajudar a escolher a faculdade ideal para você!

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial.  Sócio e Diretor da Unova Cursos, empresa especializada em Educação à Distância, Cursos Online. Com sede em Goiânia, fundada em 2010.