Todo universitário ou jovem recém-formado tem o objetivo de ingressar no mercado de trabalho. Porém, ao enviar currículo para as empresas, a maioria deles pode encontrar uma nomenclatura ainda inédita nos cargos, o que acaba gerando algumas dúvidas. Afinal, o que é um trainee?

De origem inglesa, a palavra trainee nada mais é do que a nomenclatura que indica uma pessoa que está fazendo um treinamento em uma empresa ou instituição a fim de se capacitar para trabalhar em um determinado cargo. Leia os próximos tópicos e entenda mais sobre o assunto. 

O que é trainee?

O trainee é uma função dentro de uma empresa ou organização. O indivíduo que ocupa essa responsabilidade está em processo de treinamento, ou seja, está se capacitando para assumir um cargo superior. 

Sendo muito comum entre empresas de grande porte, a contratação de trainees acaba sendo uma esperança para estudantes e recém-formados que desejam dar o primeiro passo na carreira em um ambiente com oportunidade de crescimento. 

Uma dúvida muito frequente quando falamos do papel do trainee é se o profissional em fase inicial é responsável pela realização das mesmas funções de um estagiário. A resposta para essa pergunta está no próximo tópico. Confira!

Qual é a função do trainee?

Seja qual for sua profissão, a função do trainee é a mesma: trabalhar de acordo com a sua área de conhecimento e se desenvolver por meio de treinamentos a fim de dominar cada vez mais tarefas e, assim, subir de cargo. 

Possuindo a mesma jornada dos outros funcionários, o trainee tem a sua contratação pelo regime CLT e pode ter o contrato de até 2 anos. Neste período, ele recebe todo o treinamento necessário para que um dia possa ocupar cargos de liderança dentro da empresa. 

Assim, esse cargo é diferente do estágio. Os estagiários podem cumprir um horário reduzido de trabalho e ter acordado o recebimento de somente bolsa auxílio, como também a possibilidade de fazer um serviço voluntário para adquirir experiência. 

Dicas para o trainee subir de cargo na empresa

Ocupar o cargo de trainee é uma grande conquista! No entanto, essa função é somente o início de um futuro brilhante, tendo em vista que as empresas que possuem um plano de carreira geralmente contam com os cargos superiores do trainee, são eles: júnior, pleno, sênior e master. 

Cada uma dessas funções são delimitadas de acordo com o tempo de experiência e a capacidade dos indivíduos de liderar. Por isso, para o trainee se destacar e subir cada vez mais de cargo dentro de uma empresa, é necessário ter um bom desenvolvimento profissional. Saiba quais são essas habilidades necessárias e aproveite ainda algumas dicas:

Atente-se à cultura da organização 

Toda empresa e organização possui seus objetivos e valores muito bem definidos, e eles se refletem diretamente na forma com que os colaboradores agem no dia a dia. Por isso, é muito importante que o profissional iniciante esteja por dentro do que a empresa valoriza. 

Em geral, os gestores dessas companhias dão pontos positivos às pessoas que são proativas, educadas, carismáticas e que desejam evoluir. Assim, vale a pena pesquisar a fundo sobre o negócio e até mesmo conversar com outros colaboradores. 

Sempre busque conhecimento

Tanto um profissional que está começando quanto aquele que ocupa o maior cargo da organização nunca pode parar de buscar conhecimento. Afinal, independentemente do âmbito do mercado, as profissões estão em constante modificação, assim como a maneira de trabalhar.

Por isso, além do programa de treinamento que as empresas com esse planejamento de carreira oferecem, hoje em dia é possível encontrar cursos gratuitos com certificação em diferentes áreas, capazes de fornecer ao profissional um conhecimento muito mais amplo na sua área. 

Ao se capacitar com diferentes cursos, a empresa acaba enxergando a pessoa como um profissional proativo e que está em busca de evoluir cada vez mais no seu âmbito de trabalho. 

Aplique o seu conhecimento de forma ativa 

Assim como é importante conhecer a cultura da empresa e vivenciá-la inteiramente na sua rotina de trabalho, após garantir certificações em cursos, o profissional precisa aplicar todo o seu conhecimento de forma ativa. 

Dessa forma, além de ter a chance de aplicar toda a teoria no dia a dia, o indivíduo adquire novas experiências que, por sua vez, acabam refletindo na confiança e credibilidade que os gestores da organização têm em relação a ele. 

Aproveite a sua chance de se desenvolver

A função trainee em uma empresa é aquela que mais abre oportunidades para o profissional – afinal, é nesta posição que a pessoa é capaz de aprender com seus superiores e, assim, conquistar cada vez mais o seu espaço.

Por isso, se você é trainee ou está em busca desse tão desejado cargo, aproveite para buscar os melhores meios disponíveis para se desenvolver e cresça cada vez mais na carreira. 

Somente com uma base sólida e conhecimento comprovado por meio de cursos sérios e atualizados você é capaz de garantir um futuro próspero. Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à carreira, veja as nossas redes sociais e acesse também o nosso canal do Youtube, que está disponível logo abaixo.

Até o próximo post!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário