segurança do trabalho

Quais são as principais atividades da segurança do trabalho? Essa é uma pergunta frequente entre as pessoas que desejam se aprofundar na área. 

Saber quais são as possibilidades de carreira, conceito e principais atribuições é muito importante antes de começar o curso. 

Neste artigo nós compilamos as principais informações sobre segurança do trabalho e as razões para investir nessa formação. Boa leitura!

O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é um apanhado de medidas que, como o próprio nome já diz, busca assegurar a saúde e bem-estar dos trabalhadores, mitigando os riscos ocupacionais ou os eliminando completamente.

A segurança do trabalho acontece por meio da aplicação de estudos e técnicas inerentes à área.

Elas analisam se existem condições que colocam em xeque a segurança dos colaboradores.

Imagine, por exemplo, que em uma construção existe uma área de trabalho em altura. Essa ocupação, por natureza, oferece riscos de acidente. 

O departamento de segurança do trabalho vai implementar as ações necessárias para que as medidas de prevenção sejam cumpridas e a atividade seja realizada de forma segura.

Portanto, este é um setor super importante para as organizações. Pois ela zela não apenas pela segurança, mas também pela qualidade de vida dos trabalhadores e tem relação direta com a produtividade.

É indispensável para as organizações a existência de uma equipe de profissionais que cuidem da área.

Podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros voltados para a saúde trabalhista.

Segurança do trabalho no Brasil

Em nosso país, os profissionais de segurança no trabalho atuam regidos pelas normas regulamentadoras, mais conhecidas como NRs.

Segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência  a NRs podem ser definidas como:

“obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho”.

Como é o curso de segurança do trabalho?

segurança do trabalho como e o curso

A abordagem desse curso tende a ser mais prática, uma vez que ele foca em atender às demandas do mercado de trabalho.

E para isso, é preciso ir muito além de aprender os conceitos da área de atuação, é necessário saber como aplicar esses conhecimentos nas várias situações da rotina de ocupacional.

No entanto, é claro que no decorrer da formação os estudantes também são inseridos nos conhecimentos sobre os processos de segurança laboral e apresentados às normas que fazem a regulação das atividades de trabalho.

É preciso investir na formação correta, afinal os especialistas em segurança precisam ser plenamente capazes de evitar acidentes laborais e zelar pelos trabalhadores.

O que faz um profissional da segurança do trabalho?

O principal objetivo do profissional que atua como segurança do trabalho é garantir a integridade, não apenas física, mas também mental dos colaboradores.

Ele é responsável por verificar o cumprimento integral de todas as normas regulamentadoras que legislam sobre a saúde e segurança do trabalho.

Como é o mercado de atuação?

De forma geral, esses profissionais possuem duas principais vertentes de atuação.

Podem trabalhar dentro das empresas, orientando e realizando a implementação das diretrizes de segurança. 

Ou ainda, podem atuar junto ao Ministério do Trabalho de demais órgãos realizando a fiscalização.

Quais são as características e competências de um profissional da área?

O profissional de segurança do trabalho precisa preencher alguns requisitos básicos para executar bem suas funções. Entre eles estão:

  • Atuar de forma preventiva;
  • Ter amplo domínio sobre a cultura e os procedimentos da empresa;
  • Ser empático;
  • Cultivar um bom relacionamento interpessoal;
  • Buscar sempre atualizar seus conhecimentos.

Por que fazer o curso de segurança do trabalho?

segurança do trabalho por que cursar

O primeiro ponto a ser destacado entre as razões para fazer o curso é que a profissão tem um grande mercado.

A norma Regulamentadora nº 4 da Portaria nº 3.214 de 1978 estabelece que as empresas, públicas ou privadas, de estão inseridas no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem contar com pelo menos um técnico da área.

Logo, existe uma alta demanda por profissionais qualificados dentro do mercado de trabalho.

No entanto, o número de pessoas nos departamentos é estabelecido através da quantidade total de trabalhadores na empresa e pelo grau dos riscos das atividades desenvolvidas.

Além disso, o curso técnico por ser de rápida duração, possibilita um ingresso mais rápido no dentro da área.

Onde cursar segurança do trabalho?

O curso pode ser feito tanto nas modalidades presencial, semipresencial e online.

Sendo esta última a forma mais prática para quem deseja se especializar.

A Unova oferece uma ampla variedade de cursos, treze ao todo, para os profissionais que buscam aumentar seus conhecimentos e serem reconhecidos na segurança do trabalho.

Com base na Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. 

A outra boa notícia é que são todos gratuitos e com a possibilidade de emissão de certificado após o pagamento de uma taxa única.

Por isso, se você quer ser um profissional da área de segurança do trabalho, não perca tempo e confira todos os cursos que oferecemos.

Acesse nossa página clicando aqui!

Conclusão

Como você viu, a segurança do trabalho é uma área fundamental e que traz inúmeros benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

Afinal, garantir a realização de atividades seguras melhora o dia a dia de todos. 

Ter uma formação adequada é indispensável para exercer a profissão. A Unova pode auxiliar você nesse processo.

Transforme o desejo e afinidade por garantir a segurança em uma profissão concreta.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário