recolocação profissional

Todo trabalhador enfrenta diversos desafios em sua carreira e um deles é a recolocação profissional. Existem diversos motivos para começar uma busca por um novo espaço no mercado de trabalho. Motivação pessoal, insatisfação, demissão, etc.

Algumas pessoas encaram esse momento com o fim de um relacionamento e precisam lidar com a perda. Outros enxergam como uma oportunidade para investir em crescimento.

Em ambos os casos, é preciso muito foco e planejamento para voltar a trabalhar. E para auxiliar você com esse processo, elencamos as principais dicas e informações. Boa leitura!

O que é recolocação profissional?

A realocação profissional é uma estratégia individual pela qual o profissional interessado dá início a uma busca por oportunidades de trabalho. Nesse processo, é possível usar recursos como: 

  • treinamento para entrevistas;
  • currículo revisado e atualizado;
  • networking, etc.

A combinação dessas e mais ações têm potencial para ajudar o profissional a se colocar novamente no mercado de trabalho.

Estratégia Outplacement

Os Programas Outplacement (Apoio à Continuação da Carreira) são serviços de recolocação profissional oferecidos pelas empresas aos trabalhadores. Essa é uma maneira de tornar o processo de demissão mais humanizado e assessorar o trabalhador no momento que pode ser um baque para muitos deles.

O programa oferece treinamentos e ações que orientam o profissional após a demissão, além de trabalhar aspectos emocionais como a melhora da autoestima e potencialização dos pontos fortes.

Em quais situações um profissional busca recolocação ?

A realocação profissional não deve ser encarada como um momento de férias, mas sim de trabalho e busca por mais capacitação. E como dissemos, existem diversas razões pelas quais um profissional pode recorrer a uma realocação. Confira os principais abaixo!

Busca por novos desafios

Um ponto muito importante e que deve ser sempre lembrado: cada profissional deve ser sempre o protagonista da sua própria carreira. Por isso, é natural buscar novos desafios, especialmente em cenários cada vez mais competitivos.

Além disso, é possível ainda que exista o desejo de mudar de área, afinal, nossos desejos e objetivos podem mudar ao longo da vida.

Demissão

A demissão é um processo ao qual todo profissional está sujeito e, talvez, seja a principal razão por trás da busca por uma nova oportunidade de trabalho.

É claro que uma demissão tem potencial para causar um baque emocional e financeiro em qualquer pessoa. No entanto, é um processo que deve ser encarado com maturidade.

Insatisfação profissional

Como dissemos acima, nossos interesses podem mudar com o tempo, e isso se estende às nossas expectativas e experiências profissionais. Portanto, não é de se estranhar que um profissional deseje mudar de área, por quaisquer motivos que sejam. 

Existem diversos fatores que podem causar insatisfação profissional como baixos salários, falta de valorização dentro do ambiente do trabalho, relações ruins com chefes e gestores.

Falta de uma gestão e rede de apoio adequadas, falhas contínuas nos processos, falha de caráter,  críticas negativas, etc, são outros pontos que podem fazer com que alguém busque recolocação profissional.

Mudança de cidade

Especialmente antes do trabalho remoto, as mudanças de cidade costumavam provocar a busca por um novo emprego. 

Com a explosão do home office, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a tendência é que isso se torne cada vez mais raro.  

Leia também: 7 Dicas de Como se Destacar no Mercado de Trabalho

Como funciona uma recolocação profissional?

Em termos gerais, o métodos mais comuns para fazer a busca por recolocação profissional, envolve métodos como:

  • networking (como já mencionamos);
  • Sites especializados na divulgação de vagas;
  • Agências de recrutamentos públicas ou privadas;
  • Sites das empresas;
  • Consultoria de carreira;
  • Visitas diretas às empresas.

 

Dicas para iniciar sua recolocação profissional

dicas recolocação profissional

O processo de buscar uma nova oportunidade fica mais simples quando você se organiza e traça estratégias assertivas para voltar a trabalhar.  Veja algumas dicas de como fazer isso!

  1. Defina seus objetivos

O que você quer fazer? Um novo emprego na mesma área? O mesmo cargo? Pretende mudar de área? Todas essas perguntas devem ser respondidas para que você consiga ver de forma clara o que deseja profissionalmente. Assim, é possível estabelecer objetivos.

  1. Mantenha o currículo atualizado

Você nunca sabe quando uma boa oportunidade vai aparecer, por isso é importante manter o seu currículo sempre atualizado com as informações mais relevantes do seu histórico profissional. Dê destaque às experiências mais importantes e para as suas habilidades e qualificação.

  1. Busque o networking

Ter contatos é sempre muito bom. Construir networking deve estar sempre entre as tarefas de um bom profissional. No processo de recolocação profissional, ele é ainda mais importante, uma vez que o sistema de indicação ainda é muito comum dentro das organizações.

  1. Organize suas finanças

Esse passo é fundamental! Você deve sempre organizar as suas finanças de forma racional, de forma que fique seguro, mesmo que permaneça mais tempo do que o esperado sem um emprego. 

Dessa forma, você terá mais estabilidade e tranquilidade para buscar um novo emprego, sem precisar se render ao desespero.

  1. Invista em conhecimento

O mercado e as profissões estão sempre em constante mudanças e evoluções e você deve acompanhar essa realidade. 

Dedique-se à construção de um conhecimento mais especializado na área em que você deseja atuar. Você não pode perder oportunidades por falta de capacitação.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Nós disponibilizamos cursos em diversas áreas do conhecimento, com  uma grande curricular sempre atualizada e material didático também disponíveis.  Nossos cursos são gratuitos, com possibilidade de emissão de certificado mediante pagamento de taxa.

Investir na sua capacitação é fundamental para conquistar o seu espaço dentro do mercado de trabalho. 

Conheça nossos cursos e aproveite!

Conclusão

Conseguir a recolocação no mercado de trabalho é um grande desafio para qualquer profissional. 

Se preparar para a possibilidade de ficar sem emprego, organizar as finanças e traçar objetivos de carreira é um passo importante e indispensável para obter sucesso nessa busca.

Além disso, é necessário construir conhecimentos e habilidades sólidas voltadas para a área de atuação. Cursos de curta duração podem auxiliar de forma esse objetivo. Veja nossa grade de cursos e invista na sua capacitação!

Leia também: Entrevista de Emprego: O guia completo com dicas e informações

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários

Deixe um comentário