Professor particular: como ter sucesso nessa carreira

Muitos profissionais recém-graduados em licenciatura podem se sentir um pouco perdidos em relação a sua carreira profissional com o acirramento dos concursos públicos e problemas relacionados à pandemia e ao distanciamento social. Em meio a tantas incertezas, o professor particular tem crescido como uma oportunidade muito produtiva para diversos profissionais.

A realidade do professor particular hoje

A realidade do professor particular hoje

A recente pandemia transformou completamente a maneira como diversos profissionais organizam as suas atividades, e uma das áreas que mais foi impactada certamente foi a educação, que precisou se reinventar completamente para lidar com questões como o distanciamento.

Em meio a tudo isso, muitas famílias quiseram reforçar a relação de aprendizado dos filhos contratando professores particulares e, com a questão do isolamento social, por exemplo, muitas pessoas passaram a ter mais tempo disponível em casa e aproveitaram esse momento para reconsiderar suas carreiras e se prepararem para o futuro.

Isso levou muitos adultos a voltarem a estudar, seja para concursos, para aprender uma nova língua ou finalmente se especializarem em uma área pela qual têm gosto.

A internet sempre foi e cada dia mais se torna um ambiente oportuno para os professores particulares. Aplicativos de vídeo chamadas e sites que possibilitam a criação de atividades interativas, avaliação online e produção de mapas mentais e rotinas de estudos permitem que o professor particular se torne um profissional muito mais completo.

As vantagens de se tornar um professor particular

Muitos professores temem empreender com a área da educação por sentir que o mercado está sitiado por grandes conglomerados de educação, mas na realidade uma parte considerável dos estudantes sente a necessidade de um apoio mais individual e personalizado.

Explorar esse nicho e suas oportunidades pode ter os seus riscos, especialmente no início, em que ainda se está criando uma reputação e uma rede de contatos, mas esse é o caminho natural para qualquer profissional que se disponha a empreender.

Com a flexibilidade de horários de atender diferentes alunos individualmente, você terá mais oportunidades de programar sua agenda e ter mais momentos de qualidade disponíveis durante a semana para ir à academia, fazer um curso online, estar perto da família e muito mais.

Estando em contato constante com novos alunos de diferentes ambientes, idades e origens, você vai conhecer diversas realidades, ter grandes aprendizados com a sabedoria e especialmente com as diferentes curvas de aprendizagem.

Tudo isso irá oferecer um conjunto de experiências formadoras, que irão ajudar a oferecer diversas habilidades para entender os caminhos da aprendizagem em diferentes alunos e circunstâncias, o que vai fortalecer muito seu currículo e criar um portfólio poderoso.

Além de tudo, as boas experiências com diferentes alunos se tornam o melhor jeito de conhecer novos contatos, afinal, não existe marketing melhor do que um cliente satisfeito, não é mesmo?

Como ser um professor particular

Mais do que dar aulas, você vai precisar gerenciar um empreendimento de maneira completa, então vale a pena levar algumas coisas em consideração, como:

Faça uma boa propaganda

Faça uma boa propaganda

Só quem é visto é notado. Conheça os principais ambientes, redes sociais e grupos em que existe uma concentração alta de potenciais clientes. Crie uma página bem organizada, esteja em todos os espaços e considere criar conteúdos informativos, seja por blog ou em vlogs.

Entenda que diferentes especialidades precisam de suas competências: estudantes de direito precisam ter a língua portuguesa afiada, engenheiros precisam abstrair importantes conceitos matemáticos, estudantes de medicina precisam estudar muita biologia. Seu púbico pode ser muito mais diverso do que você imagina.

Seja disciplinado e organizado

Fora de uma rotina de trabalho organizada por uma equipe, pode ser fácil acabar perdendo o fio da organização. Por isso é importante ter muita disciplina para cumprir prazos e horários e manter vida profissional e pessoal bem conciliadas, do contrário, a rotina pode acabar ficando estressante.

Não pare nunca de estudar

Estar sempre em formação é algo que está no DNA do professor, especialmente se você estiver lidando com uma grande concorrência.

Estude, especialize-se e deixe tudo isso bem claro em seu portfólio. Estar sempre estudando é importante para ser capaz de criar novas táticas e aprimorar seus conhecimentos. Esteja sempre fazendo cursos online e considere se especializar em uma área específica. Com estes pontos você poderá se destacar cada vez mais.

Seja virtual

Para além das questões da pandemia, dar aulas EAD já é uma tendência muito importante e que criou uma série de oportunidades incríveis para professores particulares.

Imagine que as novas gerações são formadas por nativos digitais, que lidam muito bem com a tecnologia. Assim é fundamental que você saiba oferecer o maior número possível de oportunidades digitais para engajar os alunos. Power points, vídeos, plataformas como kahoot e muitas outras podem transformar suas aulas em algo interativo e cativante.

Abra portas para seus alunos

Abra portas para seus alunos

Todo mundo gosta de aprender. Acontece que quando a aula tem pouco contexto e pouca relação com a vida do aluno, é difícil que ele se engaje. Por isso é tão importante fazer a diferença na vida do aluno. Afinal, todos nós já tivemos aquele professor que nos fez pegar paixão por uma matéria, não é? O objetivo é ser esse professor na vida de alguém.

O melhor jeito de fazer isso é levar o conteúdo para a vida da pessoa oferecendo conteúdos que se relacionem com seus gostos, recomendando obras, vídeos, séries, fazendo boas analogias, criando métodos de estudo e aprendizado que sejam dinâmicos e ajudem o aluno a fixar o conteúdo.

Considere criar uma assinatura própria na forma como ensina e engaja seus alunos.

O caminho para o professor particular cada vez mais se torna amplo, e para se destacar, é fundamental não só se especializar em sua área como também no mundo do empreendedorismo.

E aqui no blog da Unova você aprende mais sobre os dois temas para ser um profissional completo. Conheça mais sobre nossos conteúdos e cursos especiais que preparamos com custo zero para você!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários

Deixe um comentário


  1. Estou aposentando na Rede pública. Tenho 66anos e sou Alfabetizadora de crianças, Jovens e Adultos Atípicos e Neuro Típicos. Gostaria de informações sobre como trabalhar como Professora Particular e com captar alunos.Sou Psicopedagoga tbém!

  2. Estou aposentando na Rede pública. Tenho 66anos e sou Alfabetizadora de crianças, Jovens e Adultos Atípicos e Neuro Típicos. Gostaria de informações sobre como trabalhar como Professora Particular e captar alunos. Sou Psicopedagoga tbém!