Dicas de como ser um bom estudante de direito

Então você passou dias e noites estudando, fez pré-vestibular, perdeu eventos com os amigos para devorar livros e agora tudo isso se transformou na realização do sonho de entrar no curso de direito. Mais uma jornada se inicia, e se tornar um bom estudante de direito é um desafio para muitos, mas hoje traremos dicas para te ajudar a encontrar esse equilíbrio.

O que esperar do curso de direito e como se preparar

O caminho que aguarda o estudante de direito é repleto de grandes leituras, discussões produtivas e outras talvez nem tanto, muita legislação, memorizações e consultas a códigos penais.

Metodologia e muita hermenêutica vão se misturar entre matérias com muita diversidade, com boas doses de filosofia, antropologia e estudos de caso. E para aproveitar a vastidão do curso de direito, você não pode deixar de conferir as dicas que separamos a seguir:

Tenha uma visão “holística” do curso

Executiva apontando para cima

Um erro fundamental de alunos dos mais diferentes cursos é menosprezar determinada matéria. É claro que existem matérias que dão muito trabalho e não fazem nosso perfil, mas soltar um “quando que eu vou usar isso na minha vida?!” é um sinal de que você ainda não conseguiu criar uma visão ampla das suas futuras atividades profissionais.

Tente sempre imaginar como cada área se conecta, por mais distintas que elas possam parecer em um primeiro momento. Crie o hábito do insight, de fazer associações e construir uma relação entre diferentes disciplinas, afinal, o direito versa sobre questões materiais e princípios filosóficos, essa é a arte que envolve o pensamento legal.

Tenha motivação

Ter uma visão ampla do curso também tem a ver com sentimentos, com gostar do que se faz, encontrar propósito daquilo em sua vida e poder se enxergar exercendo o conjunto de seus estudos para um bem, afinal, o direito é uma área muito nobre e respeitada, com uma grande diversidade de possibilidades profissionais.

Pensar no futuro e em si mesmo não tem nada a ver com egoísmo, e sim com um cuidado por si mesmo. Conforme o curso vai acontecendo, você vai conhecer diferentes áreas profissionais, e certamente vai se interessar por algumas; comece a pensar na possibilidade de se preparar para um concurso público, ou se tem interesse em advogar, prestar consultorias legais ou integrar uma empresa.

Estabeleça pequenas metas que possam compor um projeto profissional maior, e celebre cada conquista. Em momentos difíceis, não se esqueça das metas e lembre-se que o principal responsável pelo seu progresso é você mesmo. Se precisar de ajuda para processar alguns sentimentos, conte com o auxílio de um psicólogo ou com uma consultoria de coaching.

Aproveite as oportunidades

Esteja sempre de olho nos editais e oportunidades que surgem. Além do boca a boca e de participar do maior número de grupos online sobre os temas do seu curso, o ideal é assinar revistas que discutam os temas do momento, com ilustração de casos, exemplos de diferentes segmentos profissionais e eventos.

Muitos eventos aceitam apresentações de artigos de graduandos, e essa é uma oportunidade ideal para defender suas teses favoritas, treinar a escrita acadêmica, se acostumar com os ambientes e, claro, conhecer teses novas, observar a retórica e oratória de outros alunos e profissionais, fazer perguntas e também criar uma rede de contatos.

Certas vagas de estágio podem agregar muito à sua experiência e já ir afunilando sua carreira profissional para uma futura vaga de trainee.

Crie táticas de estudo

Estátua da justiça

Há muitas técnicas de estudo interessantes sendo divulgadas hoje em dia, e conhecer um pouco de cada ajuda a organizar um ritmo próprio, que coincida com a sua realidade e se encaixe com seu estilo de vida.

Indiferente do método, algumas dicas são essenciais:

– Grave aulas em que tem dificuldade. Faça perguntas sobre suas dificuldades durante essa aula gravada, assim você poderá escutar outras vezes e fazer novas anotações para sanar novas dúvidas.

– Tome notas. Não apenas durante a aula, mas sempre que se pegar pensando em questões relacionadas ao direito ou mesmo fora dele.

– Tente levar questões cotidianas para dentro dos parâmetros do direito e pensar possibilidades e como diferentes abordagens iriam lidar com essas situações.

– Considere fazer um curso online de direito para fortalecer pontos específicos e se preparar para futuros concursos.

– Tenha uma cópia física dos principais livros do seu curso e, sempre que for fazer uma consulta, faça ela manualmente, sem ajuda de recursos digitais, assim você se acostuma com a estrutura e a navegação nos materiais. Folheando um livro você tem mais chances de se surpreender encontrando algo novo para ler e saciar sua curiosidade.

– Lance mão de recursos digitais, também. Apesar da dica de cima, os recursos digitais são seus amigos e podem ajudar a encontrar diversas leituras a preços extremamente acessíveis ou até mesmo gratuitamente, com a possibilidade de fazer diversas marcações e consultar termos diretamente de dentro do aplicativo. Considere ter um Kindle para te ajudar nos estudos.

Crie o hábito da leitura

Jamais encare o gesto de abrir um livro como uma obrigação. A leitura é uma das fontes mais importantes de conhecimento e entretenimento, e muitos grandes literatos da história mundial vieram da área do direito.

Tenha gosto pela leitura de poesia, romances, livros sobre variados temas, como história e conheça teses filosóficas, questões geopolíticas e econômicas. Tudo isso agrega – e muito – na composição de bons argumentos.

Acompanhar a literatura exercita nossa capacidade de construir argumentos, analisar situações, criar juízos e se aprofundar em diferentes perfis de psiqués. Tudo isso exerce um poder importante na oratória, na retórica, na análise de situações e especialmente no léxico e na estilística ao escrever.

Esteja cercado de boas companhias

Martelo do juiz

O ambiente em que convivemos pode fazer enormes transformações na maneira como reagimos às coisas. É muito natural se sentir sozinho, tímido ou sem tempo, mas a faculdade é um dos momentos mais especiais para fazer boas amizades e ter grandes experiências.

Não deixe de frequentar seu centro acadêmico e medir o teor das discussões, tirar dúvidas, concordar e discordar de teses que podem gerar importantes discussões e embates saudáveis, que certamente irão fazer as partes se preocuparem em montar argumentos cada vez mais embasados.

Um ambiente pensante e instigador vai ser o tempero que faltava para sua jornada como estudante de direito.

Gostou das nossas dicas? A Unova é um ambiente voltado para o conhecimento. Aqui em nosso blog você acompanha as melhores dicas para sua carreira profissional. Assinando nossa newsletter você encontra diversas informações produtivas direto em seu e-mail!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário