Como estudar para o vestibular? Veja cursos que podem ajudar!

Passar no tão sonhado vestibular é uma realização que requer um processo de dedicação e empenho! Contudo, há maneiras de melhorar essas questões investindo em formas mais eficientes de estudo, como melhorar o cronograma de estudos e, até mesmo, investir em cursos que abordem os temas mais difíceis para você!

Penso nisso, a Unova Cursos elaborou um conteúdo completo com 10 dicas infalíveis sobre como estudar para o vestibular que, seguindo certinho, certamente te deixarão na frente dos demais, e provavelmente resultará em uma aprovação no curso que você deseja! 

Assim, que tal você continuar conosco e aproveitar esse conteúdo completo que elaboramos especialmente para te ajudar a alcançar aquela vaga tão desejada? Ficou curioso? Então vem com a Unova!

10 passos infalíveis e super acessíveis para passar no vestibular!

Definir uma rotina eficiente de estudos envolve muitas questões que fazem você ter um melhor aproveitamento dos conteúdos estudados. Curioso? Vem com a gente e acompanhe cada passo na sequência!

Saiba mais: Quer saber como melhorar seu aproveitamento estudando pela internet? Leia nosso conteúdo sobre como organizar seu ambiente de estudo para os cursos online.

  1. Tenha uma rotina de hábitos saudáveis

    Parece “chover no molhado”, não é? Contudo, ter uma rotina de bons hábitos é o primeiro passo para conseguir a tão sonhada vaga! Isso, pois, comer regularmente, praticar exercícios e ter uma boa noite de sono são fortes aliados para que você consiga estudar com saúde e qualidade, certo? Eu sei que muitas vezes queremos sair com os amigos, aproveitar a festa e só voltar de manhã, porém ter essa atitude de maneira recorrente vai influenciar no desempenho dos seus estudos, pois dormir pouco e comer mal, por exemplo, faz que não tenhamos energia para aguentar a rotina do dia seguinte!
  2. Entenda o edital do início ao fim

    Quando vamos fazer a leitura de um edital temos a tendência de pular partes importantes, o que é perigoso e pode levar a não compreensão total das informações. Assim, tire um tempo para estudar com afinco o documento e as especificidades que ele contém. Dessa forma, você evita conflitos e confusões. Somente compreendendo todo o processo seletivo é que é possível realizar uma prova de qualidade! Afinal de contas, como podemos ir para a batalha sem armadura, não é mesmo? Jamais se esqueça disso, tudo bem?
  3. Compreenda bem os assuntos mais abordados

    Esse passo é essencial para a aprovação, e parece mais uma vez que não estamos trazendo novidade ao apresentá-lo para vocês. Porém, compreender bem os assuntos mais abordados nas provas de vestibular está muito além do que imaginamos. Isso, pois, compreender bem algo requer que nos aprofundemos no assunto, deixando de lado a superficialidade e focando naquilo que normalmente outros candidatos deixam passar! Por isso, saiba cada detalhe do que está estudando, não pule etapas e mantenha o foco e resiliência – inclusive naqueles momentos que queremos “deixar prá lá”.
  4. Estruture seus estudos em um cronograma sensato

    Como vestibulando você precisa saber quais são as matérias em que precisa focar mais, pois existem vestibulares que possuem etapa de prova de conhecimento específico da área escolhida. Por exemplo, os vestibulandos de medicina precisam, em alguns concursos, estudar mais biologia e química, uma vez que essas disciplinas são pilares do curso pretendido. Isso é diferente de curso para curso, como é o caso das engenharias que, certamente, terão como matérias base a matemática e a física, compreendeu? Por isso, saiba bem quais são as disciplinas que fundamentam o curso que você escolheu e aprofunde-se nelas. Assim, você garante um melhor desempenho, saindo na frente daqueles que não se prepararam!
  5. Estude por meio dos vestibulares anteriores

    Essa estratégia é uma das mais eficientes que você poderá encontrar! Para além de compreender o conteúdo totalmente – o que já é 50% do caminho – você precisa entender o funcionamento da prova de vestibular que irá prestar. Dessa forma, você estará compreendendo, além do que mais cai, a forma como os elaboradores preparam a prova! Estudar as provas anteriores garante um melhor entendimento sobre a estrutura do vestibular, a preferência por conteúdos, bem como influencia na maneira como nos comportamos nesse tipo de teste! Saiba mais: Já que você está se preparando para sua carreira profissional, que tal ler nosso conteúdo sobre 5 dicas que podem te ajudar a escolher a profissão certa!
  6. Aposte em grupos de estudos

    Reunir os amigos para estudar pode ser “uma faca de dois gumes”, uma vez que estar em contato com os colegas pode ser um momento de estudos super produtivo, ou uma situação em que há muita dispersão e falta de foco! Contudo, quando esse momento é bem aproveitado, pode levar a um sucesso real, uma vez que, em contato com o outro, é possível tirar dúvidas, compartilhar conhecimento e, até mesmo, aproveitar as pausas com mais qualidade, usando esse momento para esfriar a cabeça e não tornar o estudo tão massante e dificultoso!
  7. Elabore estratégias de estudos

    Essa dica é muito importante em provas que envolvem um conteúdo denso e de difícil compreensão. Por isso, pensar em maneiras de sistematizar aquilo que será estudado é essencial, uma vez que as informações precisam estar claras e objetivas, tudo para que realmente seja possível aproveitar o estudo em sua totalidade! Dessa forma, invista em lista de exercícios, mapas mentais, resumos e demais recursos que julgar importantes. Estabelecendo metodologias eficientes para estudar, certamente você estará um passo à frente daqueles que ainda não sabem manter a organização das informações de maneira completa e hábil!
  8. Veja na internet uma aliada

    A internet precisa ser sua mais íntima aliada nos estudos! Nela há uma infinidade de informações, que vão do conteúdo mais completo e cheio de vídeos instrutivos, até os infográficos e mapas mentais, que trazem os conteúdos de maneira objetiva e resumida! Conseguiu captar?  O importante é usá-la com sabedoria, tudo bem? Deixe as redes sociais para outro momento! Eu sei que é difícil, afinal de contas, quando a gente menos espera, estamos lá no Instagram e Whatsapp, não é mesmo? Contudo, se você souber organizar a sua vida online, certamente poderá usar a internet tanto para trabalho quanto para lazer!
  9. Entenda o máximo de gêneros textuais possíveis

    Esse tópico é dedicado especialmente para a tão temida redação. Alguns vestibulares investem nessa prova metade da possibilidade de aprovação, como no ENEM! Por isso, dedicar um tempo para o estudo somente de gêneros textuais é tão importante! No seu cronograma de estudos separe um dia para produção dos gêneros textuais mais pedidos no vestibular e produza-os! Não existe forma mais eficiente de conseguir uma boa nota na prova de redação que escrever. Não há fórmula mágica nas redações nota 1000! O que há é muita compreensão de gênero aliada a um estudo sistematizado!
  10. Invista em cursos online

    Existe uma infinidade de cursos online que trazem as mais diversas metodologias de ensino. Optar por um que traga conteúdos de qualidade, abordando as mais completas informações sobre disciplinas como gramática, literatura, artes e outras, pode te colocar dentro do curso pretendido. Confira alguns cursos que podem te ajudar:
    • Redação para vestibular: normalmente traz os gêneros que mais caem no vestibular, bem como suas estruturas. Além disso, são ótimos para ajudar a compreender possíveis assuntos que cairão na prova! Invista em um bom curso de redação!
    • Matemática básica: uma das grandes dificuldades de muitos vestibulandos é a matemática básica, uma vez que ela é base para as demais funções que a matemática contempla! Por isso, esse curso é extremamente eficiente, uma vez que te leva ao princípio, que é justamente o que muitas vezes precisamos para compreender um conteúdo mais avançado!
    • Biologia Geral: o curso de biologia geral tem sido um dos mais procurados dos últimos tempos, uma vez que muitas pessoas têm se interessado cada vez mais por cursos da área da saúde. Esse curso irá te apresentar os conceitos mais gerais da biologia, te deixando preparado para compreender questões mais profundas e complexas!
    • Gramática: O curso de gramática é essencial para aqueles que desejam compreender as regras da Língua Portuguesa, como aplicá-las e identificar enunciados comprometidos pelo uso inadequado! 

Assim, uma dica que damos é: invista em cursos que você conhece a procedência e que possa confiar. Como a internet traz informações de todos os tipos e qualquer pessoa pode oferecer um serviço por ela, há muita gente sem formação elaborando materiais e conteúdo ineficazes e sem propósito, certo? Fique atento.

Garanto que essas 10 dicas farão diferença no seu processo de vestibular! Contudo, tenha em mente que a aprovação requer tempo e dedicação. Não desanime, mas também não se cobre com exagero.

Lembre-se que a nossa primeira dica é ter uma rotina de cuidados com a saúde e isso também inclui a saúde mental, certo?Gostando do nosso conteúdo? Que tal ficar por dentro do nosso post sobre a preparação perfeita para um fim de semana de provas? Vem com a Unova Cursos! Nossa satisfação é colocar você em evidência no mundo.