melhores cursos online gratuitos

A distância e a falta de horários não são empecilhos para quem deseja aprofundar seus conhecimentos. Ao escolher um dentre os melhores cursos online gratuitos do país, é possível turbinar o seu currículo, obter horas complementares para a graduação e, claro, elevar o seu nível de aprendizado.

Especialmente quando falamos sobre cursos online na área da Saúde e Bem-Estar, é preciso ter cautela ao escolher a instituição. Afinal, lidar com a autoestima, a beleza e a saúde dos pacientes é coisa séria.

Interessante destacar que além de optar por um curso online gratuito no Senai, no Senac ou, ainda, os ofertados pelo Governo Federal, instituições independentes, como a Unova Cursos Online, também oferecem um amplo leque de oportunidades.

Neste conteúdo selecionamos alguns dos melhores cursos online com certificado que você pode incluir na sua jornada. Fique atento e anote essas e outras dicas!

Antes de tudo, quais as vantagens de fazer cursos online?

Definitivamente, optar pelos cursos online é uma máxima em 2021, especialmente no cenário pós-pandemia. A necessidade de isolamento social trouxe à tona a necessidade de se adaptar às atividades, realizando-as à distância.

Mas não é somente essa a vantagem. No cenário geral, estudar remotamente traz alguns diferenciais interessantes, incluindo:

Liberdade de localização

Como você estudará online, não importa a localização da instituição de ensino. Essa liberdade permite, inclusive, que a educação chegue à população mais distante, democratizando o processo de aprendizado.

Autonomia na aprendizagem

Diferente dos cursos presenciais, os cursos online permitem que o aluno seja o responsável pela sua jornada. Como as aulas são ofertadas em caráter sob demanda, você define a velocidade do seu aprendizado. Total autonomia permite que os estudos sejam muito mais proveitosos!

Flexibilidade de horários

Está com o tempo escasso e o que sobra é meia horinha na hora do almoço? Você pode aproveitar o momento e estudar. Prefere se dedicar às aulas após a jornada de trabalho? Também é possível se concentrar neste momento.

Os melhores cursos online gratuitos são ótimas ferramentas para aproveitar o melhor horário produtivo, seja você do time noturno ou diurno.

Diversidade de áreas de estudo

Como não há a necessidade de manter uma grande estrutura física para recepcionar alunos presenciais, inclusive sem a necessidade de formação de turmas, as instituições podem investir em cursos diversificados, em áreas que geralmente não são tão comuns.

Cursos online precisam ser reconhecidos pelo MEC?

Outra dúvida muito comum é sobre o reconhecimento dos cursos online. E, neste aspecto, temos uma informação bem importante.

O reconhecimento pelo MEC é direcionado apenas aos cursos online regulares, como Educação Infantil, Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação. Quando os cursos online são livres, apenas um certificado de conclusão é necessário, certificado este que ateste o conhecimento adquirido.

A propósito, os cursos livres online são respaldados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com validade em todo o território nacional.

melhores cursos online saúde

Quais são os melhores cursos online gratuitos na área da Saúde e Bem-Estar?

Embora os cursos livres online não necessitem de aprovação do MEC, é de suma importância que você escolha instituições de confiança, que ofereçam cursos atualizados, elaborados por profissionais qualificados e, é claro, que agreguem valor à sua jornada.

Para te ajudar, listamos os melhores cursos online gratuitos na área da Saúde e Bem-Estar.

Curso de Gestão Hospitalar

Com carga horária de 10 horas, o Curso de Gestão Hospitalar é indicado para profissionais que atuam ou desejam obter conhecimentos mais profundos sobre a rotina de gestão do ambiente clínico hospitalar.

Entre os tópicos abordados, destacam-se:

  • Gestão de Pessoas no Ambiente Hospitalar
  • Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar
  • Serviços Hospitalares
  • Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Arquitetura e Hotelaria Hospitalar
  • Programa de Gerenciamento de Serviços de Saúde


Curso de Controle de Qualidade de Alimentos

No curso online de Controle de Qualidade de Alimentos, o aluno se capacita para atuar no ramo alimentício, tanto na indústria quanto no comércio e prestação de serviços. 

Hospitais, escolas, restaurantes e hotéis são alguns estabelecimentos que oferecem boas oportunidades para profissionais dessa área.

Com carga horária de 25 horas/aula, o curso de Controle de Qualidade de Alimentos aborda temas como:

  • Princípios da Segurança de Alimentos
  • Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos
  • Codex Alimentarius
  • Alimentos Seguros
  • Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA)

Curso de Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN

Trabalhar no interior de uma Unidade de Alimentação e Nutrição é uma das possibilidades para os alunos do curso de Nutrição.

Neste ambiente, a função é direcionada ao preparo e administração de refeições nutricionalmente equilibradas, seguindo os padrões rígidos higiênicos e sanitários.

Conhecimentos específicos e sólidos são exigidos, os quais podem ser obtidos através de cursos livres online. Com duração de 15 horas, o curso de Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN capacita os alunos nas seguintes áreas:

  • Nutrição e Alimentação
  • Nutricionista
  • Boas Práticas
  • Unidade de Alimentação e Nutrição
  • Doença de Origem Alimentar
  • Noções de Microbiologia
  • Segurança e Saúde no Trabalho

Curso de Microbiologia – Virologia

Quer entender melhor o cenário da Microbiologia e os grupos de microrganismos? O curso de Microbiologia e Virologia é um dos melhores cursos online gratuitos, que oferece os subsídios necessários para fortalecer o aprendizado, especialmente de graduandos dos cursos de Biologia e demais áreas da saúde.

São 35 horas/aula que abrangem desde o histórico da Microbiologia a replicação de vírus DNA e RNA, incluindo temas como:

  • Importância da Microbiologia
  • Estrutura viral
  • Taxonomia dos vírus
  • Importância dos vírus
  • Vírus: seres vivos ou não?

Curso de Enfermagem do Trabalho

Graduandos ou graduados no curso superior de Enfermagem possuem amplas oportunidades de carreira. A Enfermagem do Trabalho é uma delas, dedicada às ações de cuidados dentro das empresas, sejam públicas, sejam privadas. 

Visando se preparar para atuação na área, alguns conhecimentos atualizados são necessários. Estes, por sua vez, podem ser obtidos através de cursos livres online, como o Curso de Enfermagem do Trabalho.

Neste sentido, contendo 60 horas aula, o curso gratuito de Enfermagem do Trabalho aborda os principais conceitos de Enfermagem, incluindo aspectos técnicos relacionados a saúde do trabalho, com destaque para os seguintes tópicos:

  • Atuação dos Profissionais de Enfermagem
  • Sistemas COFEN e COREN
  • Legislação em Saúde do Trabalhador
  • SESMT
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
  • Doenças ocupacionais

Conclusão

Chegamos ao final deste conteúdo com alguns insights interessantes para quem pretende ampliar suas oportunidades na área da Saúde e Bem-Estar.

De fato, os melhores cursos online gratuitos, com certificado reconhecido, são excelentes ferramentas capazes de capacitar profissionais, atualizar conhecimentos e, claro, valorizar o currículo.

Aqui na Unova Cursos você tem todas estas ferramentas na palma da mão. Os melhores cursos gratuitos com certificado do país, com a qualidade que você necessita..
Além dos cursos gratuitos mencionados no artigo, a plataforma oferece mais de 200 cursos online disponíveis. Faça sua inscrição e qualifique-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário