gestão de tempo

A gestão do tempo é um conceito importante que se refere à maneira como usamos nosso tempo para as atividades do dia a dia.

Obter controle sobre nossa programação diária nos permite aproveitar a vida e perseguir nossos objetivos.  

No entanto, não é uma tarefa fácil. Além disso, existem muitas maneiras de usar o tempo de forma eficaz.  

Com uma boa administração do tempo, sobrará momentos para você gastar o tempo restante com sabedoria e evitar o esgotamento.  

Você também se sentirá mais confiante ao tomar decisões relacionadas à sua vida pessoal. Gerenciar sua programação diária é essencial se você deseja viver uma vida feliz. 

Para saber exatamente como ganhar tempo com qualidade, separamos algumas dicas e sugestões de apps perfeitos para te ajudar a trabalhar e estudar com mais tempo para tudo o que você precisa em sua vida. 

A importância da gestão do tempo em sua vida

Assumir o controle de sua agenda o deixará mais produtivo e garantirá um dia mais bem aproveitado e uma noite de sono mais tranquila, além de um dia seguinte mais planejado.

A Gestão do tempo tornou-se cada vez mais importante atualmente, onde a vida cotidiana se tornou muito agitada e para não perder tempo, precisa cada vez mais de planos de ação.

Ganhar tempo só é válido quando usado sabiamente. Em primeiro lugar, o gerenciamento eficaz do tempo ajuda na sua vida pessoal.  

A maioria das pessoas trabalha e gasta seu tempo corretamente, mas muitas vezes perdemos com pequenas decisões desastrosas e sem sentido.  

Por exemplo, muitas pessoas economizam tempo não comendo ou bebendo de forma saudável.  Fazer isso geralmente leva a problemas de saúde

Ao em vez de comer uma refeição tarde da noite, trabalhe por várias horas seguidas.  Fazer isso não apenas economizará seu tempo, como impedirá comprometimento da saúde. 

Outra situação é que muitas pessoas falham em suas vidas profissionais porque não priorizam suas tarefas corretamente e perdem tempo com tarefas sem importância.  

Se você trabalha ou estuda cursos online, por exemplo, sabe que precisará de tempo eficaz em um local confortável para produzir com qualidade. 

Para se concentrar a absorver o conteúdo, é necessário gerir o tempo corretamente. Veja a seguir as dicas e apps para celular que facilitarão seu dia a dia na gestão de tempo.

Dicas de gestão do tempo para quem vive correndo 

Se você precisa de ajuda com a gestão do tempo, separamos algumas dicas para ajudá-lo a organizar-se de forma eficaz:

  1. Identifique suas prioridades

Primeiro, identifique todas as tarefas diárias e priorize com base na sua importância. É uma boa prática ter um calendário para organizar suas responsabilidades diárias.

Coloque a hora que você pretende acordar e as tarefas que precisam ser priorizadas e as que podem esperar.

Tenha uma agenda estilo planner para ser monitorado durante a semana e o mês, e coloque nele toda sua agenda já fixa e as variáveis, pois isso dará maior flexibilidade na sua rotina. 

  1. Determine os planos para cada tarefa 

Depois, crie um plano para cada tarefa, estabeleça prazos para cada uma e cumpra-os. Desenvolva listas de tarefas para se organizar.

Use tudo o que puder para lembrar de suas tarefas: um planner, post-its ou anotação em um bloquinho de papel. O importante é deixar anotado o que pretende fazer. 

  1. Estipule horários para sua rotina

Além disso, crie um horário para si mesmo e siga-o. E este horário não é apenas para o início do trabalho, mas para toda rotina do dia, inclusive horário de sono.

O sono é fundamental para um dia produtivo, portanto, tenha um momento todos os dias para dormir e estar descansado para seus afazeres no dia seguinte. 

Para ajudar ainda mais, você pode estipular um sistema de recompensas para cada tarefa concluída. Esses sistemas são formas de focar em um ganho para cada tarefa concluída.

Por exemplo, depois de X tempo trabalhando, pause e coma um lanche incrível ou tenha alguns minutos para ler aquele livro que seu amigo indicou. 

  1. Relaxe, você não é de ferro!

Por fim, não se esqueça de reservar algum tempo para relaxar e desfrutar do que você ama. 

Com o ganho em qualidade de tempo, você terá mais tempo economizado e concluir suas tarefas mais cedo.

Faça pausas ao longo do dia para que você possa relaxar e recarregar energias, sem sobrecarga de estresse e mais qualidade de vida. 

Os melhores apps para gerir seu tempo com qualidade e sabedoria

Confira alguns aplicativos para celular e até desktop, que vão otimizar muito seu tempo:

  • Todoist

Uma lista de fazer perfeita é o Todoist. Este app é um dos queridinhos de quem gosta de organização, pois permite tarefas de segmentos variados e facilmente integrável com outros apps de gestão como Trello e Google Agenda. 

  • Trello

Falando nele, o Trello serve para gerenciar projetos, muito utilizado para gestão de equipes e projetos remotamente, mas você pode configurá-lo para qualquer tarefa de sua rotina. 

  • Evernote

Se você curte anotar tudo, o Evernote é perfeito para você. Através das notas, organize cadernos com uma infinidade de informações de sua rotina. 

Lista de compras, agenda de reuniões entre outras obrigações, dá pra fazer tudo com o Evernote. 

  • Google Agenda

Para não esquecer nenhum compromisso, o Google Agenda separa os eventos por data e você edita como quiser, colocando horários e até endereços. 

Marque reuniões e tudo integrado com outros apps como o Meet entre outras ferramentas Google. Gratuito e fácil de usar. 

Curso Gestão do Tempo online grátis da Unova Cursos

O que achou dessas dicas para lá de valiosas para gestão de tempo de sua vida pessoal e profissional? 

É fundamental ter tempo de qualidade para tudo em sua vida, por isso, temo o curso certo para você: Gestão do tempo.

Nele, você aprenderá como montar um cronograma para organizar seu dia, conhecerá ferramentas para te auxiliar gerir sua rotina e entender a diferença do que é urgente e importante em sua vida.

O curso possui 20 horas de duração e além de rápido, o conteúdo é simples e objetivo, com qualidade e opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Conheça o curso e os mais de 490 opções para você escolher em mais de 20 categorias profissionais. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.