O trabalho de um advogado especialista em defesa criminal é selecionar as melhores táticas de defesa, dados os fatos e as circunstâncias de cada caso específico. Existem muitas possibilidades usadas na defesa criminal, as quais são legais e podem ajudar a enfrentar acusações e vencer a causa. Saibam quais as táticas e técnicas de defesa criminal, aqui neste artigo.

Defesa criminal: Táticas e técnicas mais utilizadas

1. Identidade errada

A identificação incorreta de testemunhas é uma fonte importante de acusações. Isso pode acontecer se a descrição de uma pessoa é semelhante à de um criminoso ou se uma testemunha presume que alguém cometeu um crime devido a circunstâncias ou está tentando encobrir um crime que cometeu.

2. Acidente

A maioria dos crimes no Código Penal, inclui crimes deliberados nos quais o agressor intencionalmente o praticou. Se o seu advogado de justiça criminal puder provar que o ato é acidental, há uma defesa substancial contra a acusação.

3. Coação ou perigo iminente

No caso de alguém cometer um crime simplesmente porque acreditava estar em risco iminente de danos, suas ações podem não ser consideradas um crime, pois foram cometidas sob coação.

4. O réu tem um álibi

Um réu não pode ser culpado de muitos crimes se seu advogado de defesa criminal puder provar que ele estava em outro lugar quando o crime ocorreu e, portanto, não poderia ter cometido o mesmo.

5. Apreensão

A apreensão ocorre quando um cidadão que normalmente respeita a lei comete um crime por intimidação, coerção ou viola a lei. Isso é comum em operações policiais disfarçadas. A prisão é geralmente levantada por um bom advogado em defesa da prostituição, pornografia infantil e crimes relacionados a drogas.

6. Má conduta policial

Infelizmente, alguns policiais cometem má conduta durante suas investigações. Os policiais podem querer encobrir um erro que cometeram durante sua investigação inicial ou podem estar convencidos de que um suspeito é culpado e incorre em má conduta para construir um caso mais forte.

A má conduta policial pode assumir várias formas, mas algumas das mais comuns são:

  • Mentir ou decorar fatos no testemunho do tribunal ou em seus relatórios
  • Manuseio, fabricação ou falsificação incorreta de evidências
  • Use força desnecessária como pistola paralisante ou spray de pimenta em indivíduos cooperativos
  • Coerção de testemunhas e suspeitos

Se o seu advogado de defesa criminal puder identificar e provar uma má conduta policial, isso poderá fornecer uma vantagem para encerrar o caso e possivelmente abrir uma ação de direitos civis por danos.

7. Confissões compulsórias ou falsas

Em muitos casos, sabe-se que a polícia coagiu declarações falsas de suspeitos inocentes usando diferentes estratégias mentais e até ameaças físicas, fome e privação de sono. As crianças são particularmente vulneráveis ​​à coerção. Se a defesa puder mostrar evidências de coerção, pode ser apresentado um caso para a declaração ser rejeitada.

8. Alegação de demência

Por lei, dependendo do caso, a pessoa não pode ser condenada por um crime se estivesse legalmente louca no momento em que o cometeu. A definição de demência legal exige que o réu (1) não entenda a natureza do ato criminoso ou (2) não entenda que o ato é moralmente errado.

A defesa criminal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas para defender infratores da lei, mas para garantir que as penas sejam justas e de acordo com o crime cometido.

Sobre o Autor