Quer ganhar dinheiro na internet

Ganhar dinheiro na internet é o sonho de muitas pessoas que pretendem empreender, mas não sabem como começar.

Empreender pela internet é uma realidade e só em 2021, o Brasil teve um avanço de 55% nesse setor. 

O país registrou mais de 2 milhões de novas empresas criadas, grande parte com atuação no ambiente digital. 

Mas não se engane se você acha que ganhar dinheiro online é fácil e rápido ou sem esforço. Assim como qualquer trabalho, é preciso dedicação e qualificação contínua. 

Quer saber como começar um negócio online com sucesso e ganhar dinheiro legal e justo pela web? Fica com a gente e confira essas dicas.

Como ganhar dinheiro na internet- Um mercado ainda vasto a ser explorado

Para muita gente, o mercado digital está consolidado, ou seja, não existe mais formas de ganhar dinheiro online. Mas não é isso que esse mercado mostra. 

Segundo reportagem da Gazeta do Povo, houve crescimento de 135% de interesse em produtos e serviços na web e 7 de cada 10 pessoas no Brasil, estão conectadas.

Outro ponto que deve ser observado, é quanto ao nicho de mercado. Nicho é uma parcela do mercado e quando bem escolhido e explorado, gera relevância e rentabilidade. 

Mas, ganhar dinheiro na internet não é algo simples, fácil e rápido, sem esforço como muitos acreditam. 

É necessário se preparar e estar qualificado, conhecer o marketing digital e trabalhar muito para elevar seu produto, serviço, sua marca ou sua identidade online. 

Trabalho virtual é como qualquer trabalho real e presencial: necessita de dedicação, conhecimento e qualidade. 

Por isso no próximo tópico, daremos dicas essenciais para você começar uma renda extra ou empreender digitalmente com segurança e bom faturamento.  

6 dicas para ganhar dinheiro na internet

Para compreender como funciona e quais nichos de mercado seguir, confira no as dicas que listamos para você começar a trabalhar online e ganhar dinheiro na web:

  1. Construa um site e blog

A primeira dica é uma das mais importantes: tenha seu próprio site e blog na internet. Esse ponto é fundamental para começar qualquer negócio na web.

Muitas pessoas investem somente nos canais que falaremos na sequência, mas o problema disso, é que se a plataforma cai, você perde contatos e a veiculação de seus serviços e produtos. 

Tenha um site! Atualmente, existem empresas especializadas em hospedagem de sites com domínio e até a facilidade de construir a estrutura de suas páginas rapidamente e sem custo alto. 

Tenha um blog também! O blog é onde seu conteúdo pode ser elencado periodicamente e com a otimização certa, baseado em SEO (Search engine Optmization), você monetiza e conquista mais visitas e visualização do que tem a oferecer. 

  1. Abra sua loja virtual

Com o site e blog pronto e funcionando, você pode ganhar dinheiro na internet investindo em uma loja virtual.

Já tem uma loja física de roupas, por exemplo? Torne-a online e produza muito conteúdo orgânico através do blog ou com anúncios por tráfego pago, sempre linkado a sua loja.

Uma forma de não precisar investir em estoque, por exemplo, é utilizando o Dropshipping. Você cria a loja, mas seu fornecedor quem envia os produtos direto para o cliente, dando a você uma comissão ou você ganha o lucro sobre o valor da mercadoria.

  1. Venda produtos por Marketplaces

Se a ideia de ter uma loja virtual é algo complexo para você, venda seus produtos através dos marketplaces

Essa é uma das formas mais eficazes de ganhar dinheiro na internet atualmente, pois você cria uma lojinha em plataformas como Shopee e marketplace do Facebook e por uma pequena comissão, pode vender seus produtos sem ter que investir em uma loja virtual. 

  1. Ganhar dinheiro respondendo pesquisas e testando produtos

Sim, é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas importantes no mercado. Existem sites especializados nisso e que fornecem bons ganhos.

Seguindo a mesma linha, está a testagem de produtos. Sabe os review que você vê em alguns canais do YouTube? É sobre isso. Quando a testagem é feita por um canal e com muitos inscritos, isso gera mais visualização e até comissões, fora a otimização. 

  1. Seja um afiliado

O nicho de afiliados ainda é um dos meios mais interessantes de começar no mercado digital. 

Praticamente todas as grandes lojas possuem serviço de afiliados que ao fazer parte, você pode vender os produtos e serviços como vendedor parceiro e ganhar em comissões que podem ser bem generosas. 

  1. Tornar-se em um produtor de conteúdo digital

O produtor de conteúdo digital pode ser um redator, um influencer ou profissional especializado na criação de produtos ou serviços para a internet. 

Criar artigos para blog como esse e vídeos para o YouTube, além de produzir arte e conteúdo para redes sociais, são exemplos de produção de conteúdo digital

Você pode se tornar em um profissional reconhecido e especializado e trabalhar remotamente com boa rentabilidade e recorrência em serviços. 

É preciso ter CNPJ para ganhar dinheiro online?

Não, mas é mais vantajoso para algumas áreas como produtor de conteúdo e empreendedor em loja virtual.

Para ser afiliado, por exemplo, qualquer pessoa física pode aderir e ter uma renda extra interessante.

Comece como pessoa física e com experiência e capacitação, tire seu CNPJ através do MEI e inicie como microempresário

Quais as qualificações e competências para ser um profissional digital?

Qualquer pessoa pode começar a trabalhar online, porém, quanto mais conhecimento e especialidade em um nicho, melhores serão suas oportunidades nesse mercado.

SEO, design, programação e idiomas como inglês, são algumas das qualificações importantes no mercado digital atual. 

Se você quer começar agora aproveite que aqui na UNOVA, você encontra cursos para todas essas áreas e tudo online e gratuito!

Curso Marketing Digital para Empreendedores grátis online UNOVA Cursos

Agora que você sabe como começar, dê o primeiro passo investindo em conhecimento e qualificação digital.

Com o curso Marketing Digital para empreendedores, você que pensa em entrar para o empreendedorismo digital, pode começar com conhecimento e segurança, sabendo exatamente como oferecer seus produtos e serviços. 

O curso é grátis e online, com opção de certificado válido e aceito em todo país. Conteúdo de qualidade em ambiente digital.

 Plataforma completa de recursos e intuitiva, perfeita para seu aprendizado e com o melhor EAD. Aproveite já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.