como conseguir um estágio

Ter a primeira experiência profissional na área de que deseja seguir carreira pode ser um sonho e, ao mesmo tempo, um desafio para muitos estudantes. O estágio, sem dúvidas, é o pontapé inicial para as futuras oportunidades profissionais.

É normal que o estágio faça parte da sua graduação, seja como componente obrigatório ou como uma experiência necessária para agregar conhecimento e, claro, construir um currículo. Se você está em busca de um, é comum que queira saber como conseguir.

Pensando nisso, criamos um conteúdo para te ajudar nisso. Aqui não só vamos falar sobre a importância de estagiar durante a graduação como vamos dar 8 dicas de como conseguir um estágio na sua área de formação. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Leia também sobre cursos para ganhar horas complementares na faculdade!

A importância do estágio para a entrada no mercado de trabalho

O estágio é a principal forma de se ter uma experiência profissional antes de entrar, propriamente, no mercado de trabalho. Por isso, ir além da teoria e adquirir conhecimento prático na área de atuação antes de concluir o curso faz toda a diferença.

Além do óbvio, que é construir experiência e bagagem, o estágio é muito importante para a construção do seu currículo e a oportunidade de conseguir um primeiro emprego. Se você já estagiou na vaga que quer ser contratado, suas chances serão maiores.

Há também a possibilidade que seu próprio estágio ofereça uma vaga de trabalho, quando você se graduar. Ou seja, o estágio pode ser o primeiro passo para a construção de uma carreira dentro de uma empresa. 

Por fim, é no estágio que você vai descobrir qual área você se identifica mais, podendo ter eliminar as opções que você percebeu que não fazem mais sentido para você e, assim, ser mais assertivo no que buscar depois que se formar. 

Como conseguir um estágio na sua área de formação?

E se estagiar é tão importante, cabe agora responder: como conseguir um estágio na minha área? Para te ajudar nessa jornada, a gente reuniu 7 dicas que vão te deixar mais perto de uma oportunidade. A seguir, vamos falar sobre cada uma delas!

1. Atente-se aos anúncios de vagas 

Bom, em primeiro lugar, se você não procurar, um estágio não vai aparecer até você. Por isso, você deve fazer uma busca ativa sobre as vagas que estão sendo ofertadas. 

Você deve sempre estar de olho na atualização dos murais e quadros de avisos da faculdade, além de procurar vagas online em perfis do instagram voltadas para isso ou redes sociais de trabalho, como é o caso do linkedin.

Por fim, outra forma de encontrar oportunidades é descobrir se a instituição de ensino trabalha com núcleos de empregabilidade ou parceria com empresas concedentes de estágios.

2.  Mantenha seu currículo atualizado

currículo atualizado conseguir estágio

Não basta ter um currículo, é importante que ele esteja o mais atualizado possível. Ter um currículo é um dos passos mais básicos na hora de procurar um estágio, afinal, você precisará enviá-lo para a empresa te analisar.

No currículo deve conter todas as informações sobre cursos, palestras e eventos, além de atividades dentro da faculdade, que você participou e que, ao mesmo tempo, são relevantes para a vaga que você está se candidatando.

Se for o seu primeiro estágio, essas atividades pesam ainda mais. Caso você já tenha estagiado, não esqueça de incluir e detalhar bastante sua experiência. 

 3. Faça uma carta de apresentação

Nem todas as vagas de estágio precisam que o estudante mande uma carta de apresentação, mas essa pode ser uma boa forma de trazer mais informação sobre você ao seu favor na hora de se candidatar a uma vaga.

Você deve sempre ter uma carta base, mas que sempre seja personalizada para cada empresa. Nela, é importante deixar claro seu interesse no motivo pelo qual deseja participar do processo seletivo em questão. Com certeza isso vai contar como pontos positivos!

4. Defina uma área de interesse

Quando se está procurando um estágio, é preciso ter foco. Se você não definir uma área mais específica para tentar, pode acabar tendo ainda mais dificuldade de encontrar oportunidades.

Toda vez, antes de  se candidatar, estude detalhadamente o anúncio da vaga e veja se ela está bem alinhada com seu objetivo principal. Investir em vagas que não buscam pessoas do seu curso de graduação, por exemplo, é uma grande perda de tempo.

5. Conheça bem a empresa

Para cada vaga que você tiver a oportunidade de fazer uma entrevista, é essencial estudar sobre a empresa. Busque saber a história dela, qual é a sua posição em relação às concorrentes e até mesmo a situação financeira que ela se encontra.

Você pode usar essa investigação ao seu favor, mostrando sua capacidade – e, ao mesmo tempo, interesse – de buscar informações por conta própria. Essa não é uma pesquisa difícil, basta procurar o site da empresa e reunir os dados.

6. Faça networking

Contatos profissionais são o melhor caminho para abrir oportunidades. Por isso, fazer networking é uma lei básica dentro do universo profissional.

 Sempre tenha um canal aberto com colegas de curso, pois essas são as pessoas mais próximas da sua área de atuação. Trocar experiências e dicas de como conseguir vagas será benéfica para ambos.

Além disso, professores e  profissionais mais experientes são uma excelente ponte, pois costumam ter uma boa rede de contatos e podem fazer boas indicações.

7 . Invista em conhecimento

como conseguir estágio invista conhecimento

Por último, investir em conhecimento é a melhor forma de se qualificar para uma vaga de estágio. O principal ponto aqui será desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado profissional e se aprofundar em relação a temas da sua área de atuação.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de cursos online que agrega em sua formação. A Unova oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, com uma grade curricular e um material didático super atualizado. 

O melhor de tudo, ainda, é que todos os cursos são gratuitos Caso queira emitir um certificado de conclusão, você também pode fazer isso com o pagamento de uma pequena taxa!

 Investir na sua capacitação é fundamental para seu futuro profissional!

Conclusão

O estágio é o principal meio de entrada para seu sucesso profissional futuro. Por isso, investir em boas oportunidades durante a graduação será essencial.

Como você viu, as principais formas de como conseguir um estágio vão exigir esforço, dedicação e estudo. Você deve sempre ter um currículo atualizado e objetivo, ter uma boa rede de contatos e, claro, investir em cursos!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário